Go to:
Logótipo
Esta página em português Contextual Help is not available Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
You are here: Start > Publicações > Visualization > De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria
Authentication




Instalation Map
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)
Publication

De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria

Title
De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria
Type
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Year
2011
Authors
Ana Mouraz
(Autor)
FPCEUP
José Manuel Martins Ferreira
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Internacional
Pages: 1-8
Jornada de Inovação Educativa 2011
Universidade de Vigo, Espanha, 10 de junho de 2011
Classificação Científica
FOS: Social sciences > Educational sciences
Outras Informações
Abstract: A observação de aulas em parceria, ou observação de pares é um meio eficaz na melhoria da qualidade do ensino superior. A sua aplicação é comum nas instituições do mundo anglo-saxónico, e reconhecida a nível mundial. Esta comunicação faz a apresentação do programa de observação de aulas em parceria da Universidade do Porto, Portugal. Este programa diferencia-se dos demais pelo seu carácter multidisciplinar, juntando docentes de faculdades diferentes durante as observações, daí resultando uma partilha profunda e diversa de práticas pedagógicas. Após um período experimental de três semestres nas Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação, foi alargado o seu âmbito às restantes faculdades. Este artigo começa por explicar o modelo organizativo projectado, seguido da descrição dos métodos usados para a observação de aulas em parceria e finalizando com o relato do estado de implementação do programa.
Language: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Number of pages: 8
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documents
Nome do Ficheiro Description Size
De par em par 291.74 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar (2012)
Artigo em Revista Científica Nacional
Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; João Pedro Pêgo
Peer Observation of Teaching at U.Porto: A multidisciplinary approach to peer observation of teaching (2013)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
João Pedro Pêgo; José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz; Amélia Lopes
Multidisciplinary Peer Observation as a strategy to promote curriculum development awareness among lecturers in Higher Education (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Martins Ferreira; Ana Mouraz; João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira
De Par em Par (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Martins Ferreira; João Pedro Pêgo; Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2019-05-23 at 08:24:27