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Publication

Nas bibliotecas não há bandeiras: os 17 ODS e o papel das bibliotecas públicas na formação de cidadãos do mundo

Title
Nas bibliotecas não há bandeiras: os 17 ODS e o papel das bibliotecas públicas na formação de cidadãos do mundo
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2023
Authors
Santos, Isabel
(Author)
FLUP
Indexing
Google Scholar
Crossref
Other information
Resumo (PT): Este artigo pretende evidenciar o papel das bibliotecas públicas, não só no que se refere à promoção do livro e da leitura, mas também na formação dos indivíduos enquanto agentes de cidadania, relevando a importância das bibliotecas públicas nos seus quatro pilares fundamentais: a educação, a cultura, a recreação e a informação. Explorando estas dimensões das bibliotecas públicas, que podem e devem ir muito além do livro e da leitura, é apresentado como exemplo o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, que pretende corresponder, de forma o mais abrangente possível, aos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU. Através da execução de um plano de atividades especialmente pensado nos 17 ODS, exploram-se temáticas muito diversas, que vão desde a igualdade de género, passando pela promoção da paz e justiça, inclusão, erradicação da pobreza, boas práticas alimentares, proteção dos animais, até ao ambiente e sustentabilidade planetária, tendo sempre em vista uma oferta cultural diversificada que forme não só leitores, mas também cidadãos conscientes e informados. Através da descrição de cada uma das atividades realizadas, ou a realizar, este artigo pretende demonstrar de que forma as bibliotecas públicas, autonomamente ou em parceria com outras organizações e entidades locais, poderão responder aos 17 ODS, procurando, simultaneamente, desmistificar a ideia de que as bibliotecas são apenas um serviço mediador entre o livro e o leitor, quando podem e devem ser, na verdade, um polo dinamizador da comunidade, não só no que se refere à prática de leitura, mas também como agente de inclusão, integração e interculturalidade, correspondendo às necessidades dos diversos tipos de público, tomando em consideração o contexto económico, cultural e social em que se inserem, preservando o passado, mas, simultaneamente, semeando o futuro não só de Portugal ou da Europa, mas do mundo. Daí que as bibliotecas não devam ter bandeiras, pois o relevo das suas práticas vai além do patriotismo nacional e da cidadania europeia: as bibliotecas devem, acima de tudo, formar cidadãos do mundo, garantindo que prevaleça a humanidade que à nossa raça está ou deve estar subjacente. Para a redação deste artigo procedeu-se à pesquisa de documentação no site da IFLA – International Federation of Library Associations que estivesse diretamente relacionada com a temática aqui abordada, explorou-se o site da autarquia de Baião no que se refere à sua distinção como Destino Turístico Sustentável e realizou-se uma pesquisa no Google Scholar com os termos “Agenda 2030” e “Bibliotecas e os 17 ODS”, a fim de relacionar o trabalho desenvolvido localmente pela Biblioteca Municipal António Mota com os objetivos mundiais estipulados pelas organizações internacionais mencionadas neste trabalho.
Abstract (EN): This article aims to highlight the role of public libraries not only in terms of promoting books and reading, but also in training individuals as agents of citizenship, highlighting the importance of public libraries in their four fundamental pillars: education, culture, recreation and information. Exploring this dimension of public libraries, which can and should go far beyond books and reading, a good example is presented in the work carried out by Biblioteca Municipal António Mota, in Baião, which intends to correspond, in the most as comprehensive as possible to the 17 goals for sustainable development established by the UN. Through the execution of an activity plan specially designed for the 17 SDG, very diverse themes are explored, ranging from gender equality, to the promotion of peace and justice, inclusion, poverty eradication, good food practices, animal protection, to the environment and planetary sustainability, always bearing in mind a diversified cultural offer that trains not only readers, but also aware and informed citizens. Through the description of each of the activities carried out or to be carried out, this article aims to demonstrate how public libraries, autonomously or in partnership with other organizations and local entities, will be able to respond to the 17 SDG, simultaneously seeking to demystify the idea that libraries are just a mediating service between the book and the reader, when they can and should be, in fact, a dynamic hub of the community, not only with regard to the practice of reading, but also as an agent of inclusion, integration and interculturality, corresponding to the needs of different types of public, taking into account the economic, cultural and social context in which they operate, preserving the past, but, at the same time, sowing the future not only of Portugal or Europe, but of the world. That's why libraries shouldn't have flags, because the relevance of their practices goes beyond national patriotism and European citizenship: libraries must, above all, train citizens of the world, ensuring that the humanity that our race is or should be underlying. To write this article, documentation was researched on the IFLA – International Federation of Library Associations website that was directly related to the topic addressed here, the website of the municipality of Baião was explored with regard to its distinction as a Sustainable Touristic Destination and a search was carried out on Google Scholar using the terms “Agenda 2030” and “Libraries and the 17 SDGs”, in order to relate the work developed locally by the António Mota Municipal Library with the global objectives stipulated by the international organizations mentioned in this work.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 12
Documents
File name Description Size
19863 273.53 KB
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