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Publication

A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP

Title
A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP
Type
Thesis
Year
2017-07-12
Authors
Raquel Pinto de Magalhães Correia
(Author)
FEUP
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Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Other engineering and technologies
Other information
Resumo (PT): No contexto atual, a Participação Digital, processo caracterizado pela criação, desenvolvimento e disseminação de ideias por pessoas através de ferramentas digitais, assume um papel cada vez mais significativo nas estratégias de comunicação utilizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) a nível nacional e internacional. O Comissariado Cultural, foi criado em 2002, com o objetivo principal de promover a participação e fruição artística da comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através de uma programação regular. O leque de atividades culturais disponíveis, vai desde a música às artes performativas, passando por debates sobre arte e sociedade, exposições e ciclos de cinema. A necessidade de efetuar um diagnóstico eficaz de modo a atualizar, com frequência, as estratégias de comunicação digital é o objetivo deste projeto, tendo em conta que, a divulgação de atividades culturais tem que ser adaptada ao público que se pretende atingir. A validade da presente investigação, é comprovada através de resultados obtidos em sessões de Focus Group e inquéritos por questionário online, com o intuito de dinamizar um conjunto de canais de comunicação digital adaptados ao perfil dos elementos da comunidade envolvente. Assente numa revisão bibliográfica, que tem como foco principal o Marketing Estratégico, mais especificamente no que concerne a IES, este trabalho sugere uma estratégia de comunicação digital que vai de encontro aos objetivos delineados.
Abstract (EN): In the current context, Digital Participation, a process characterised by the creation, development and dissemination of ideas by people through digital tools, assumes an increasingly significant role in the communication strategies used by Higher Education Institutions (HEIs) at national and international level. The Cultural Commissariat was created in 2002, with the main objective of organising regular cultural programmes which promote participation and artistic appreciation for those connected to the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP). Curated cultural activities range from music to performing arts, through debates on art and society, to exhibitions and film screenings. The need to make an effective diagnosis, with the intention of frequently updating the strategies of digital communication, is the objective of this project, attending that the dissemination of cultural activities must be adapted to the target audience. The validity of the present research is verified through results obtained in Focus Group sessions and online questionnaires. The purpose is to energise a set of digital communication channels adapted to aspects of the surrounding community. Based on a bibliographical review, which focuses on Strategic Marketing, more specifically on HEIs, this work suggests a digital communication strategy that meets the objectives outlined.
Language: Portuguese
No. of pages: 135
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
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RaquelCorreia_up201502769 A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP 7779.44 KB
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