Resumo (PT):
Esta dissertação enquadra-se nos campos de estudo da performance e composição em música electrónica, nomeadamente através do uso de um piano aumentado. Estabelece uma ponte entre o acústico e o electrónico em termos de processo na composição e improvisação, contendo também uma forte componente tecnológica.
Visa uma abordagem essencialmente experimental com uma componente inevitavelmente pessoal sobre a música electrónica e a laptop music e a possibilidade de trabalhar linguagens musicais familiares com um input unicamente acústico. Grande parte do trabalho incide na expansão das propriedades sonoras do piano acústico e na sua manipulação sonora em tempo real, nomeadamente do timbre e tempo. Intrínseca a esta manipulação sonora está também o modelo de interação do interprete com o instrumento, sendo que o objectivo prioritário é que esta interação, no todo do piano aumentado dependa unicamente do input acústico do performer.
Como prova de conceito complementa esta dissertação uma peça musical composta partir do protótipo tecnológico desenvolvido que demonstra as propriedades sonoras do piano aumentado assim como os modelos de interação desenvolvidos.
Abstract (EN):
This thesis focus on the study areas of performance and composition in electronic music, that being made through the use of an augmented acoustic piano. It establishes a bridge between the acoustic and the electronic in terms of the process within composition, production and improvisation, using a strong technological element.
It seeks an aproach that is mostly experimental, but also necessarily personal, on electronic music, laptop music, and other familiar languages within, working with an acoustic only input. A big part of the work here presented focuses on the expansion of the acoustic piano sound properties, and its sonic manipulation in real time, namely timbre, tone and tempo.
Intrinsic to this sound manipulation is also the interaction model between the performer and the instrument, being the main goal that this interaction, in the whole of the augmented piano, that it depends solely on the acoustic input of the performer.
As a proof of concept together with this thesis comes a musical piece composed with the technological prototype developed, that demonstrates the sound properties of the augmented piano as well as the developed interaction models.
Language:
Portuguese
No. of pages:
71
License type: