Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca
You are here: Start > Notícias > Morreu Manuel Ferreira de Oliveira
Authentication




Campus Map
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Morreu Manuel Ferreira de Oliveira

Antigo Professor Catedrático da FEUP contou com uma carreira com passagens por cargos de gestão ao mais alto nível em empresas como a Unicer ou a Galp Energia.

MFO

Manuel Ferreira de Oliveira
, antigo Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e atual membro do Conselho de Curadores da U.Porto, faleceu este sábado, dia 5 de outubro. Tinha 70 anos.

Com um percurso de mais de 40 anos ligados à área da Engenharia, o ex-presidente executivo da Galp Energia aliava uma vasta experiência académica à intervenção internacional ao mais alto nível e à gestão de empresas de topo em Portugal.

Licenciado em engenharia Electrotécnica pela FEUP (1971), Ferreira de Oliveira completou a sua formação na Universidade de Manchester, onde obteve o grau de Master of Science em energia (1974) e de doutorado (1976). Um ano depois, concluiu a sua Agregação na U.Porto.

Na Universidade, foi responsável pela modernização da área de energia elétrica da FEUP – onde lecionou de 1979 a 1982 – e lançou as bases de uma equipa de investigação de reputação nacional e internacional, revelando, já então, e em tempos difíceis, grande determinação e capacidade de liderança.  De 1981 a 1987, passou pelos Estados Unidos (Exxon Oil & Gas Facilities School Boyce Engineering International e Harvard University), onde investiu na especialização da sua formação.

Manuel Ferreira de Oliveira ocupou cargos de alto nível em empresas de referência nacional e internacional. Teve responsabilidades Operacionais, Diretivas e Executivas na Lagoven, S.A. na Venezuela e Londres de 1980 a 1988, ano em que assumiu o cargo de CEO na BP BiTOR em Londres. De 1995 a 2000 foi Presidente do Conselho de Administração e do Conselho Executivo do Grupo Petrogal e de 2000 a 2006 exerceu funções como Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo da Unicer – Bebidas de Portugal, SGPS, S.A (atual Super Bock Group).

Entre 2006 e 2015, exerceu funções no Grupo Galp Energia como Administrador Executivo e COO (2006) e posteriormente como Presidente Executivo (CEO) e Vice-Presidente do Conselho de Administração (de 2007 a 2015). Foi em 2015 que fundou, em parceria com dois fundos de investimento a sociedade de avaliação e promoção de investimentos em E&P “PetroAtlantic Energy Corporation, S.A.”, da qual era CEO. Paralelamente, tornou-se membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (1999), onde obteve os títulos de Especialista em Energia (1999) e em Engenharia e Gestão Industrial (2002).

Apesar de grande parte da sua carreira se ter direcionado para cargos de gestão e especialização na área do “Oil & Gas” – em 2012 fundou o Instituto de Petróleo e Gas (ISPG) em parceria com a Universidade de Heriot-Watt (Reino Unido) que ainda hoje presidia -, Ferreira de Oliveira nunca deixou de parte a sua ligação à Academia. No que à U.Porto diz respeito, foi membro do Senado de 2002 a 2005, assumiu a Vice-Presidência do Conselho Geral de 2010-2013 e era membro do Conselho de Curadores da Fundação desde 2015.

A sua capacidade de liderança, gestão de pessoas e equipas foi por várias vezes reconhecida, tanto a nível nacional como internacional. Entre as muitas distinções que recebeu incluem-se os prémios “Personalidade do Ano 2006” (Recursos Humanos Magazine); “Carreira – Reconhecimento do Mérito” (Rotary 2006/2007); “ Melhor Docente do MBA Executivo 2018/19” (Porto Business School); “Melhor CEO Europeu das Empresas Oil & Gas 2011” (inquérito Thomson Reuters); “The Best Leader in the Management of a Private Company in Portugal 2012” e The Most Transformational Leader 2016” (Leadership Business Academy).

O corpo de Manuel Ferreira de Oliveira estará em câmara ardente a partir das 11h00, dia 7 de outubro 2019, segunda-feira, na capela mortuária da Igreja de Cristo Rei (Praceta D. Afonso V, 86, 4150-024 Porto). A cerimónia fúnebre realizar-se-á no mesmo dia às 15h00, partindo em cortejo para o cemitério da igreja matriz de Codal, Vale de Cambra. Prevê-se a chegada a Codal pelas 17h00.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2019-10-22 at 05:40:00