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Matrículas - Concurso Especial Estudante Internacional

De 18 a 26 de março de 2020

LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS

- Concurso Especial Estudante Internacional

Prazos


As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 18 de março (a partir das 18h00) a 26 de março de 2020(até às 17h) (hora de Portugal Continental).

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante, n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte), ciclo de estudos a que se candidatou, regime de ingresso e fase.

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.

A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de acesso.ingresso@fe.up.pt), poderá exececionalmente enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt, o documento definitivo com a maior brevidade possível. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 26 de março às 17:00 (hora de Portugal Continental), após a entrega/envio desse documento.


Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP

1 - Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto.

2 - Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

3 - A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa.

4 - Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar o pedido durante o período de matrículas (até 26 de março), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informações sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante.

5. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 créditos ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 créditos ECTS por semestre, exceto aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez de ciclos de estudos de primeiro ciclo ou de mestrado integrado em que esses limites são, respetivamente, de 60 e 30 créditos ECTS (ver Regulamento n.º 844/2018, de 19 de dezembro "Alteração ao Regulamento do número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivo").

No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos. Para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade) apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.

Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial - de acordo com Deliberação do Conselho Geral de 17 de junho de 2019 as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.



Na inscrição os estudantes podem inscrever-se a tempo parcial até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e regras).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.


Durante o período de inscrição (até 26 de março), os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 7 do Procedimento de Matrícula. Os trabalhadores-estudantes poderão ainda requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

6. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º e 2º semestre e Anual: de 5 até 30 de setembro de 2020;
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021.


7. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação.

8. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

9. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

10. Para mais informações sobre matrículas consulte a página correspondente no sistema de informação.



Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional - Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.

Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto - Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.

Deliberações da reunião do Conselho Geral da UP de 17 de junho de 2019

Os candidatos que se enquadrem no previsto na alínea c) do n.º 2 e do n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto deverão, no ato da matrícula, enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

 
Pagamento de propinas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2020/2021

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

Os estudantes que se inscrevam em regime de tempo parcial deverão selecionar o plano de pagamento a tempo parcial (correspondente a 70% do valor da propina a tempo integral) e efetuar o pagamento da primeira prestação no prazo estabelecido. Posteriormente o plano pagamento e as restantes prestações serão ajustados, caso aplicável, para o valor a pagar pelo estudante tendo em conta o número de créditos a que se inscreveu.

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial Valor da propina a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS 35% do valor a tempo integral
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS 70% do valor a tempo integral
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS * 80% do valor a tempo integral
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios 50% do valor a tempo integral
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.


A primeira prestação de propinas terá de ser liquidadas até 26 de março, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco"). Não é possível efetuar o pagamento de propinas por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do candidato/estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria@fe.up.pt.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar,  até ao final do prazo de matrículas/inscrições, um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt com os documentos previstos.


Procedimento de Matricula - Como efetuar a matrícula on-line

Matrícula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado.
No e-mail, deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) a que se pretende inscrever.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail (ponto 1).
Se, durante o prazo de matrículas enviou documentos que se encontravam pendentes na candidatura, deverá aguardar resposta do acesso.ingresso@fe.up.pt a informar que já poderá aceder ao link "Acesso às inscrições".

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, o candidato terá de efetuar a escolha do regime de dedicação e do plano de pagamento de propinas.
O candidato terá de responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática e preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de a selecionar e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

4. Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.

5. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente, onde poderá consultar o valor de propinas e gerar as referências multibanco (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco").

6. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

7. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.


Fotografia

O estudante deverá colocar uma fotografia, editando no lápis vermelho junto ao espaço da fotografia, na sua página de estudante no SIGARRA. A fotografia só estará disponível no SI após se dirigir ao helpdesk do CICA para validação in loco da mesma, quando o atendimento do Helpdesk do CICA reabrir. Também pode optar por tirar a fotografia no helpdesk do CICA, quando tal for possível.

Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina, etc.) que pretende pagar.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina, etc.).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.

Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA;
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO – este levantamento só será possível quando o serviço de atendimento da FEUP reabrir.

FAQ - Matrículas e Inscrições





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