Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
You are here: Start > Notícias > Palestra: APOIO MILITAR A SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE
Authentication




Campus Map
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Palestra: APOIO MILITAR A SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE

13 de março | 18h00 | B012 | FEUP

Cartaz

No âmbito das atividades do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais (DemSSO)  e do Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais  (MESHO) vai ser organizada uma palestra na sala B012  da FEUP, pelas 18:00h do dia 13.03.2019 (quarta-feira) com o título: Apoio Militar a Situações de Emergência e Catástrofe

Palestra proferida pelo Coronel Mário Patricio Álvares 

Comandante do Regimento de Apoio Militar à Emergência (RAME) e investigador em projetos de investigação na área da proteção e sobrevivência e comando e controlo que foram realizados em parceria com a Universidade do Porto, o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial do Porto (INEGI), o Centro de Psicologia Aplicada do Exército, e indústrias da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, nomeadamente a TEKEVER, o CITEVE e a Newtexteil.

O  Regimento de Apoio Militar de Emergência (AME) do Exército Português, estrutura regimental que integra a Unidade de Apoio Militar de Emergência (UAME).

O AME é toda a colaboração do Exército Português na resposta a emergências complexas, designadamente acidentes graves e catástrofes, naturais ou provocadas. Esse colaboração é materializada no apoio à entidades responsáveis pela Proteção Civil e na proteção e salvaguarda de pessoas e bens. O AME apresenta atualmente uma capacidade militar permanente, multifuncional e modular. A sua finalidade estratégica resulta da utilização e rentabilização dos seus recursos humanos e materiais, muitos deles com uma vertente de utilização dual (operações militares e de apoio civil), com a particularidade de alguns desses recursos apresentarem capacidades únicas no panorama nacional. A UAME, de acordo com o Sistema de Forças de 2014, é uma força militar da componente operacional que materializa a capacidade de AME do Exército Português, integra Forças de Apoio Geral e de Apoio Militar de Emergência e articula-se tendo por base uma composição modular que se adequada às necessidades de emprego da força.

A conferência procurará explicar como é que o Regimento de Apoio Militar de Emergência, através da UAME, colabora na resposta de emergências complexas reforçando a ligação com as Forças Armadas e com toda a rede de entidades responsáveis pela gestão, apoio e combate a acidentes graves e catástrofes. De igual forma, procurará apresentar os modelos de atuação das valências e estruturas modulares no Exército Português nomeadamente em áreas como o Comando e Controlo ou a Engenharia Militar. Na conferência será ainda apresentado um balanço daquilo que foi a intervenção do Exército Português em 2018 no apoio a acidentes graves e catástrofes, nomeadamente nos apoios à prevenção e combate dos fogos rurais de 2018.

A entrada é livre.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2019-04-20 at 04:07:12