Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
You are here: Start > Notícias > Exposição Outros Retratos e Auto-retratos
Authentication




Campus Map
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Exposição ''Outros Retratos e Auto-retratos''

Patente na Sala Exposições da Biblioteca da FEUP até 13 de dezembro

Cartaz

A abertura da exposição “Outros Retratos e Auto-retratos”, projeto fotográfico de Renato Roque que integra o conjunto de iniciativas “Olha e Vê. Sente e Vive”, teve lugar no dia 14 de novembro, na Sala de Exposições da Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A abertura contou com a presença dos Diretores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do INESCTEC e do autor.

Esta exposição foi concebida a partir de imagens da retina humana, usadas para a deteção de retinopatia diabética, obtidas no contexto do projeto SCREEN-DR, liderado por Aurélio Campilho (FEUP, INESC TEC).

A criação de objetos com significado fotográfico e artístico foi o objetivo principal desta aventura. O facto de cada imagem da retina ser um traço biométrico, à semelhança de uma impressão digital, sugeriu o foco do trabalho centrado na questão da identidade. Apoiado nesta ideia, foi criado o projeto fotográfico com RETRATOS de colaboradores do INESC TEC e com AUTO-RETRATOS do autor.

Sobre o projeto de investigação SCREEN-DR:

O projeto de investigação SCREEN-DR tem como objetivo a criação de uma plataforma computacional para o rastreio da retinopatia diabética. Esta plataforma, baseada em tecnologias de inteligência artificial, permite não só avaliar a qualidade das imagens da retina, mas também detetar as imagens normais e atribuir um grau de severidade às imagens patológicas. Esta ferramenta auxiliará os oftalmologistas na tomada de decisões, tornando o processo de rastreio e diagnóstico da retinopatia diabética mais eficiente.

A exposição ficará patente até ao dia 13 de dezembro e poderá ser visitada nos dias úteis, das 8h30 às 19h30. A entrada é livre. Em datas a definir, investigadores do SCREEN-DR estarão a adquirir imagens do fundo ocular de quem manifestar interesse. Essas imagens e correspondentes resultados de processamento serão cedidas ao próprio.

Mais informações: agora@fe.up.pt

Em paralelo vai decorrer um programa de palestras organizado pelo Prof. Aurélio Campilho.

A Medicina do Futuro

Data: 22 de novembro de 2019, 12h45
Local: Biblioteca da FEUP
Oradores:
Constantino Sakellarides, Professor Jubilado da Escola Nacional  de Saúde Pública
Orador a confirmar

A Inteligência Artificial e Aprendizagem Computacional em Imagiologia Médica

Data: 11 de dezembro de 2019, 17h00
Local: Biblioteca da FEUP
Oradores:
Mário de Figueiredo, Instituto Superior Técnico, IT - Instituto de Telecomunicações
Aurélio Campilho, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência

 


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2019-12-16 at 07:33:13