.jpg)
O Comissariado Cultural da FEUP e a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade convidam toda a comunidade para o concerto “A História de Ágata”, a decorrer a 20 de novembro, pelas 21h30, no Auditório José Carlos Marques dos Santos.
Neste concerto, embarcamos numa viagem entre a floresta boémia e os grandes palcos do desporto olímpico, onde a música dá voz às emoções de uma jovem atleta chamada Ágata. Através de obras de Weber, Tchaikovsky e Dvořák, seguimos o seu percurso desde a lesão e a incerteza até à superação, e, finalmente, o momento da vitória.
Com a ópera Der Freischütz, somos transportados para um ambiente romântico e misterioso, onde conhecemos a nossa heroína em recuperação, embalada pelas dúvidas e esperanças da ária Leise, leise, fromme Weise. A 5.a Sinfonia de Tchaikovsky celebra o seu regresso aos treinos e a energia contagiante de quem volta a sonhar. À medida que se aproxima a prova decisiva, a Canção à lua, de Dvořák, embala a véspera da grande final.
Por fim, a triunfante Sinfonia do Novo Mundo acompanha o momento mais esperado: a subida ao pódio, o hino, a bandeira – e a glória final. Um programa onde o desporto e a música se entrelaçam numa celebração da coragem, da persistência e do sonho.
A Ópera na Academia e na Cidade (OAC), associação cultural sem fins lucrativos, nasceu em 2018, como resultado da experiência adquirida com o projecto de larga escala ‘Ópera no Património’ (2017-19), com o apoio de fundos europeus. Os pressupostos deste projeto mantiveram-se válidos na nova estrutura, ou seja: levar a comunidades situadas fora dos grandes centros urbanos concertos e espetáculos operáticos de nível profissional e elevados padrões artísticos.
Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade
Fernando Marina, Direção Musical
Ana Maria Pinto, Soprano
Sofia Vaz Silva, Narração
PROGRAMA
Carl Maria von Weber | ‘Der Freischütz’:
– Abertura
– Leise, leise, fromme Weise
Piotr Ilytch Tchaikovsky | Sinfonia n.o 5
– Finale
Antonín Dvorák | ‘Rusalka’
– Song to the Moon
Antonín Dvorák | Sinfonia ‘Do Novo Mundo’
– Finale