Go to:
Logótipo
Esta página em português Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca  fevereiro a maio
You are here: Start > Notícias > Maestro da Orquestra Clássica da FEUP vence prémio europeu de direção de orquestra
Authentication




Campus Map
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Maestro da Orquestra Clássica da FEUP vence prémio europeu de direção de orquestra

José Eduardo Gomes venceu o primeiro prémio da prestigiada European Union Conducting Competition, que decorreu na Bulgária.

imagem

O maestro José Eduardo Gomes, maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), venceu o primeiro prémio da European Union Conducting Competition, um concurso internacional de direção de orquestra que se disputou recentemente na cidade de Sófia, na Bulgária.

Além do primeiro prémio, o maestro português foi distinguido também com o troféu para “melhor interpretação Beethoven”, no evento organizado pelo Bulgária Hall, em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik.

“Sinto-me honrado e feliz por estes prémios, porque se trata de um concurso internacional, com participantes de todo o mundo. Foi uma semana de muita aprendizagem e partilha!São estes desafios que nos fazem evoluir e aperfeiçoar as nossas capacidades!”, confessa o jovem maestro ao Notícias U.Porto.

Competindo com cerca de 300 maestros de todo o mundo, José Eduardo Gomes superou várias rondas de seleção até chegar à final da competição, que decorreu no Conservatório Nacional de Música de Sófia, e onde viria a arrecadar o primeiro prémio. Em segundo lugar ficou Almanzar Sebastian, da Colômbia, seguido do búlgaro Zlatkov Svetlomir e do sul-coreano Jung Hyeju.

Elogios do Presidente da República

O feito de José Eduardo Gomes mereceu também uma mensagem de felicitação por parte do Presidente da República. Numa mensagem publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que “a sua distinção é motivo de justo regozijo para o meio musical português, tendo em vista também a sua internacionalização, que é já hoje um facto consagrado”.

Para além do trabalho desenvolvido na Orquestra Clássica da FEUP, José Eduardo Gomes é professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde trabalha com as várias Orquestras.

Foi ainda maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, entre 2016 e 2018, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul (2018/2019), maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto (2011 a 2017) e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, (2008 a 2011).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

 

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2020-02-26 at 01:40:10