A FEP e a Ordem dos Economistas promovem, desde 2016, a iniciativa "A Economia e o Futuro". Esta iniciativa integra a realização anual de um ciclo de conferências e um concurso de ensaios sobre um tema de Economia que é analisado e debatido sob diversas vertentes, com base em contributos de especialistas - quer académicos, quer profissionais - e com a participação de estudantes de Economia e Gestão.
Data: 4 de dezembro, Auditório 631 (Edifício das Pós-Graduações), 18:30
Oradores: Manuel Castelo Branco, FEP e Miguel Portela, BIAL
Prazo para submissão de trabalhos: 23:59 de 24 de maio 2020
É membro do OBEGEF - Observatório de Economia e Gestão da Fraude e investigador no Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação principais são a responsabilidade social e o relato de sustentabilidade nas empresas. A sua investigação tem sido publicada em revistas como o Accounting, Auditing and Accountability Journal, o Journal of Business Ethics ou o Journal of Cleaner Production. O seu ensino concentra-se nas áreas da contabilidade e da responsabilidade social e relato de sustentabilidade nas empresas.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem realizado diversos cursos nas mais conceituadas escolas de gestão da Europa: Porto Business School, IESE Barcelona, London Business School, IMD Lausanne e IE Madrid. Iniciou a sua atividade profissional no Grupo BIAL estagiando nas áreas de Produção, Armazém, Marketing e Vendas, Recursos Humanos, Compras, Financeira e Assessoria Económica. Em 2005, após ter exercido funções de Técnico na Área dos Novos Projetos, foi nomeado Técnico de Direção Geral, prestando apoio ao Diretor Geral de Bial Portugal. Em 2007 passou a dirigir as áreas de Recursos Humanos e de Logística da empresa, tendo sido nomeado Diretor. Desde Setembro de 2010 acumula as funções de Administrador e Diretor Geral da Área Corporate do Grupo Bial, tendo neste último, os seguintes pelouros: Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Logística e Auditoria & Compliance. Em 14 de fevereiro de 2013 é nomeado Administrador da Fundação Bial. Outros cargos que exerce/exerceu: Desde abril 2015 - Membro do Conselho Geral da Porto Business School (PBS) De 2008 a 2014 - Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Viso.
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto
Telephone + 351 225 571 100
E-mail: aeconomiaeofuturo@fep.up.pt
Intervenção de Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas.
Apresentação do Ensaio premiado.
Seminário 'Qualidade da Gestão, Governação e Produtividade da Economia', com Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal.
Empresários e Qualidade da Gestão, com Alberto de Castro (Universidade Católica Portuguesa, Porto) e Mário Ferreira (Mystic Invest/Douro Azul), e moderação de Ricardo Arroja, Ordem dos Economistas. A abertura contará com as intervenções de José Varejão, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e de Maria Cândida Rocha e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa.
“A qualidade da gestão enquanto fator explicativo do crescimento económico”, Mariana Barbosa, Licenciatura em Economia, FEP.
Professor de Economia na Faculdade de Economia e Gestão/Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa - Porto, de que foi o primeiro director. Coordena o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Os seus interesses académicos abarcam a economia da empresa, a inovação e o empreendedorismo, a estratégia empresarial e a internacionalização. Na sua actividade profissional, Alberto Castro é administrador não executivo da Mystic Invest, S.A. e também presidente do conselho fiscal da Mota-Engil e do da Super Bock Group, bem assim como dos da Fundação AEP e da Cruz Vermelho Portuguesa. É o Provedor do Cliente dos portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo. É membro do Comité de Investimento da Portuguese Venture Capital Initiative. Vice-Presidente do Conselho Económico e Social, integra, ainda, o Conselho Económico da Diocese do Porto e a direcção da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações. Tem, também, estado ligado a várias associações empresariais, como a Associação Empresarial de Portugal e a Associação Comercial do Porto. Escreve, quinzenalmente, no suplemento de economia do JN “Dinheiro Vivo”.
Licenciado em Gestão de Turismo pela Universidade Lusófona, concluiu também o Programa de Gestão Avançada no IESE, Universidád de Navarra. É actualmente o Presidente da Mystic Invest, uma holding financeira que engloba várias empresas de turismo, principalmente em cruzeiros fluviais e oceânicos, com três empresas - DouroAzul, Nicko Cruises e Mystic Cruises - que oferecem cruzeiros em todo o mundo. No seu portfólio integra ainda mais de 30 empresas em vários países e em diferentes sectores, nomeadamente: Heli Turismo, Robótica, Hotelaria, Investimentos Imobiliários, Têxteis Domésticos, Educação, Farmacêutica e Seguros, entre outros. Ao longo da sua carreira, Mário Ferreira foi distinguido com vários prémios e reconhecimentos cívicos, empresariais e governamentais, incluindo a Medalha de Mérito Turístico Grau Ouro atribuída pelo Ministério da Economia, e é, desde 2003, o Cônsul Honorário da República da Estónia no Porto. Apaixonado por viagens, aventuras e fotografia, publicou vários livros sobre estas temáticas.
Investimento Transformacional e Política Industrial com Mário Rui Silva (Sigma Team Consulting e FEP) e Hélder Vasconcelos (FEP)
'Investimento Transformacional, Produtividade Transformacional?' com Ricardo Luz (Empresário, Gestluz Consultores), José Manuel Mendonça (INESC-TEC e FEUP) e moderação de Ricardo Arroja (Ordem dos Economistas)
'Investimento Transformacional no Pós-crise' com Manuel Caldeira Cabral (Ministro da Economia), João Miranda (Fundador e CEO do Grupo Frulact) e moderação de Ricardo Arroja (Ordem dos Economistas)
Apresentação de Manuel Caldeira Cabral (Ministro da Economia)
Prazo para apresentação de propostas de ensaio até 27 de novembro 2017
Apresentação dos ensaios e entrega de prémios na 14ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas, Nov. 02. 2018. Publicação: Cadernos de Economia, Caderno Nº 124, 3º trimestre 2018, Ordem dos Economistas.
Licenciado em Economia pela FEP e Doutor em Economia pela Universidade Pierre Mendès-France (França), tem 39 anos de carreira académica na FEP, lecionando disciplinas nas áreas do Crescimento Económico, da Economia da Inovação, do Desenvolvimento e da Política Económica. Dirigiu vários programas de estudos, sendo atualmente Diretor do Mestrado em Economia e Gestão da Inovação da FEP.
Tem inúmeros trabalhos publicados, incluindo artigos em revistas internacionais e nacionais, livros ou capítulos de livros, atas de conferências e working papers.
Foi Vice-Diretor da EGP-UPBS (atual Porto Business School) e Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FEP. Entre 2007 e 2012 foi, sucessivamente, Vogal não Executivo e Vogal Executivo do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).
Paralelamente à sua atividade académica, tem uma longa carreira como consultor para o investimento, a inovação e a competitividade. Tem participado na preparação e na avaliação de políticas públicas de apoio à competitividade e à inovação, desde o período do QCA III até ao momento atual, destacando-se a Coordenação da Avaliação ex-ante do Acordo de Parceria Portugal 2020. É igualmente consultor de empresas, incluindo algumas das maiores empresas industriais portuguesas, para projetos de I&D e de investimento.
Obteve o seu Doutoramento no European University Institute (Florença, Itália), em 2002. Anteriormente, foi Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa (2007-2011), Professor Assistente na Università Bocconi, em Milão, Itália (2003-2007) e Investigador de Pós-Doutoramento no Institut D'Economie Industrielle (IDEI), Universidade de Toulouse, França (2002-2003).
Recebeu o Best Paper Award do Journal of Industrial Organization, em 2015 e em 2006, e o Industrial Organization Society’s Best Paper/Younger Scholar Award em 2005.
As suas áreas de investigação principais são a organização industrial e, em particular, a política de concorrência e a regulação. O seu trabalho tem sido publicado em revistas internacionais de topo, incluindo o Economic Journal, o RAND Journal of Economics, o Journal of Economics and Management Strategy, o Journal of Industrial Economics e o International Journal of Industrial Organization.
Ao longo do tempo, tem exercido funções como consultor de entidades públicas e privadas, nas áreas da política da concorrência e da regulação.
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica na FEUP e obteve o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology, Reino Unido.
Desenvolveu trabalhos de investigação no Laboratoriet for Almen Elektroteknik da Denmark Technical High School, Copenhague, no Wind Energy Systems Group do Department of Electrical Engineering, Imperial College of Science and Technology, no Department of Enterprise Development and Logistics do Fraunhofer IPA, Stuttgart, para além da FEUP e do INESC Norte.
Foi Vice-Presidente da Agência de Inovação, Administrador Executivo da Fundação Ilídio Pinho e administrador não-executivo de três StartUps de base tecnológica: Tech M5 SGPS, Fibersensing SA e Kinematix SA.
Foi ainda Diretor Científico da Rede UTEN – University Technology Enterprise Network, no Programa UTAustin Portugal, Delegado Nacional ao Comité de Programa em diferentes Programas Europeus de Investigação - Innovation and SME’s (FP5), Growth (FP5), NMP (FP6) e ICT (FP7) - tendo sido coordenador e avaliador de diversos projetos europeus no âmbito do Programa ESPRIT (FP4 e FP5).
Trabalhou no setor industrial em Portugal, na Equipa de Projeto da Central de Sines da Eletricidade de Portugal, e na Suíça, no Departamento TGG (Turbo-generator Design), da Brown, Boveri & Cie., na Suíça.
Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e obteve o seu diploma de mestrado em Design for Sustainability pela Cranfield University, no Reino Unido. Possui ainda uma pós-graduação em Jornalismo Político pela Universidade Católica.
Foi administrador executivo da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) entre 2015 e 2017 e membro da Direção da EBAN - The European Trade Association for Business Angels, Seed Funds and other Early Stage Market, em Bruxelas, entre 2014 e 2016.
Foi cofundador, em 2007, da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels) e vice-presidente até 2015. Foi ainda fundador, em 2007, da Invicta Angels, a Associação de Business Angels do Porto, a que presidiu até 2015. Fundou a Gestluz Consultores, em 1994, empresa que geriu até 2014.
É Deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde outubro de 2015 e Professor de Economia da Universidade do Minho, desde 2004.
Tem várias publicações, bem como coordenação de projectos, na área do comércio internacional, com destaque para a importância da diversificação e qualidade das exportações nas estratégias de internacionalização de economias em desenvolvimento.
Escreve uma coluna quinzenal no Jornal de Negócios, desde 2007. No Diário Económico e Semanário Económico foi jornalista, como trabalhador estudante (1988-91).
Foi representante o Partido Socialista na negociação do quadro comunitário de apoio 2020 (2013-2014).
Foi Investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington, em 2012, em licença sabática.
Foi Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo, entre 2009 e 2011, e Assessor Económico do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo (em 2009).
Foi membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização (2010 e 2011) e da Rede coordenadora da estratégia Europa 2020 (2010 e 2011).
João Miranda é natural de Roriz, Barcelos, onde nasceu há 52 anos.
Desde cedo chamou a si a paixão de empreender. Fundou em 1987, juntamente com o seu pai e irmão, a Frulact, Grupo empresarial que preside e que, sob a sua gestão, alcançou reputação e notoriedade internacional, sendo hoje um dos 5 principais players a nível mundial do sector.
Paralelamente à atividade empresarial, em 1990 fundou a Associação Cultural e Recreativa de Roriz, entidade com reconhecimento de interesse publico. Participou na génese e implementação do Pólo de Competitividade e Tecnologia do sector Agroindustrial, PortugalFoods, tendo presidido de, 2009 a 2012, ao Conselho de Administração.
Fundou em 2008 o Centro Zulmira Pereira Simões, Instituição de Solidariedade Social, IPSS a que preside. É membro externo, do Conselho de Escola da Faculdade Economia e Gestão da Universidade do Minho. É ainda, secretário da Mesa da Assembleia Geral da COTEC, presidida pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Ao longo da sua carreira, já com 30 anos, foi agraciado com diversos prémios pelo reconhecimento da sua capacidade de liderança e gestão. Em 2010, recebeu do INSEAD o Prémio de Empresário do Ano e, um ano depois, recebeu o Prémio de Líder do ano nas Novas Tecnologias pelo Best Leader Awards.
Mais recentemente, em 2014, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Industrial, atribuída pelo ex-Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva.
João Miranda é casado e tem três filhos.
David Justino, licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, é professor associado com agregação em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lecionou em diferentes Universidades portuguesas, tendo recebido em 1987 o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia na área das Ciências Sociais. Foi deputado da Assembleia da República entre 1999 e 2002, altura em que assumiu as responsabilidades de ministro da Educação do XV Governo Constitucional. Foi assessor para os Assuntos Sociais da Presidência da República e é atualmente Presidente do Conselho Nacional de Educação.
José Manuel Varejão é o Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Licenciado (1985), mestre (1994) e doutorado (2001) em Economia, iniciou a carreira de docente na FEP em 1986, sendo professor associado da instituição desde 2007. Com especialização nas questões ligadas à Economia do Trabalho (labour economics), é autor de vários artigos, capítulos de livros e outros trabalhos científicos publicados a nível nacional e internacional. Entre 2010 e 2013 foi Diretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). É ainda Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA) desde abril de 2009.
Membro da Comissão Executiva do Hay Group Portugal e é o Director responsável pelo desenvolvimento do negócio e do expertise na área de Organizational Effectiveness & Change Management no Hay Group em Portugal. A sua função consiste em ajudar as organizações a desenhar e implementar soluções organizacionais liderando projectos de clarificação estratégica, desenho organizacional, soluções integradas de gestão de recursos humanos e de gestão de processos de mudança, de forma a garantir melhorias no desempenho e nos resultados das organizações. Ao longo da sua actividade de consultoria tem trabalhado com um vasto número de organizações nacionais e internacionais nos mais diversos sectores de atividade, nomeadamente no sector financeiro, indústria, bens de consumo, energia, farmacêutico, saúde, telecomunicações e sector Público.
Pedro Carneiro é Professor de Economia na University College London e economista no IFS' Centre for Microdata Methods and Practice (Cemmap). Os seus interesses de investigação incluem áreas como a economia do desenvolvimento, economia do trabalho, economia da educação e microeconomia.
Chairman of the Board da SIBS, Vitor Bento é também Chairman da ECPA – European Card Payment Association. Na vertente académica, é professor convidado da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Católica e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Entre outros cargos, já foi presidente da Unicre, do Instituto de Gestão do Crédito Público e Director Geral do Tesouro.