Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Instalações

Sobre a FEP

Instalações

FEP Instalações

A Faculdade de Economia está localizada, desde 1974, no Campus da Asprela da Universidade do Porto, na zona Nordeste da cidade. Foi, depois da Faculdade de Medicina, a primeira faculdade a instalar-se neste Pólo Universitário.
A FEP ocupa dois edifícios – o edifício principal e o edifício das pós-graduações – implantados num parque com cerca de 45000 m2.

O edifício principal, da autoria do Arquiteto Alfredo Viana de Lima, é um marco no percurso histórico da arquitetura moderna portuguesa que está classificado como monumento de interesse público. Caracteriza-se por ‘uma monumentalidade serena, isto é, uma impressão de solidez clássica que se prolonga por todo o interior’.
O edifício é reconhecido pela sua coerência formal e qualidade arquitetónica, desenvolvendo-se em torno da articulação de volumes de tendência horizontal e pátios interiores. Alia composição geométrica com articulação de formas contrastantes, alternando volumes cegos e densos com grandes vãos envidraçados e elementos horizontais com elementos verticais. Um obelisco vertical, da autoria do escultor José Rodrigues, assinala a entrada principal do edifício.

O Edifício das Pós-Graduações, da autoria do arquiteto Camilo Cortesão, foi inaugurado em 2006. Organiza-se em três corpos interligados no piso superior por uma galeria. O corpo central, onde se situa a entrada principal, é constituído por dois volumes que se organizam de ambos os lados da galeria e abre para um pátio que estabelece a relação com o edifício principal. Os dois outros corpos são construções alongadas, com distribuição por corredores perpendiculares à galeria.

Os dois edifícios estão implantados num terreno com 45.794 m2, com revestimento vegetal, estadias e espaços de circulação. O revestimento vegetal desenvolve-se sob a forma de prado, assinalando-se a presença de diversas espécies arbóreas com claro predomínio de choupos, mas incluindo liquidâmbares, carvalhos americanos, ameixoeiras bravas e bétulas, entre outras.

 

Texto redigido a partir do preâmbulo da Portaria 173/2013, de Memória descritiva do projeto de execução da obra de “Ampliação da Faculdade de Economia – Corpo Norte” e de “Faculdade de Economia da Universidade do Porto - Requalificação do Edifício e Espaços Exteriores - Projeto de Execução; Memória descritiva; Janeiro de 2016.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-08-02 I  Página gerada em: 2019-11-22 às 19:10:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais