Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > História

Sobre a FEP

História

A Faculdade de Economia foi criada pelo Decreto-Lei nº 39226, em 28 de maio de 1953, tendo ‘por fim o ensino e a cultura das ciências económicas’.

Distingue-a, desde a origem, a sua forte ligação ao Porto, ‘cidade caracteristicamente industrial e comercial e cabeça de uma região animada por uma rica pluralidade de manifestações de labor económico’. A criação da Faculdade de Economia correspondia aos anseios da Região Norte do País que ‘com as suas indústrias florescentes, com a sua considerável riqueza agrícola, com o seu largo e intenso comércio, reclama, para valorização dos seus recursos e aproveitamento das perspetivas que se lhe rasgam, não só técnicos competentes, como também uma elite de economistas aptos a ocupar, pela sua preparação científica, as situações de mais alta responsabilidade em organizações vastas e complexas’.

Ligação ao meio empresarial e rigor científico são as duas características que, em 1953, como hoje, se associam à Faculdade de Economia. Formar uma elite de economistas para desempenhar cargos de responsabilidade nas mais importantes organizações é, desde a origem, a missão da Faculdade de Economia.

Missão cumprida com sucesso ao longo de mais de 60 anos de existência. Anos marcados por uma atenção permanente à evolução das necessidades de formação superior na área da Economia que se traduziu, primeiro na criação do curso de licenciatura em Economia (desde 1953) e, mais tarde, na criação do curso de licenciatura em Gestão (em 1987), dos primeiros cursos de mestrado (em Economia em 1983 e em Gestão em 1996), dos cursos de doutoramento com parte curricular obrigatória (em Economia em 1997, em Gestão em 2003) e, mais recentemente, na diversificação da oferta de cursos de mestrado, com a criação de cursos especializados a par de cursos de continuidade.

Respondendo, uma vez mais, às necessidades da economia, a Faculdade iniciou, em 1988, o seu envolvimento no domínio da formação para executivos. O sucesso desta atividade levou à sua autonomização com a criação, no ano 2000, do ISFEP que, em 2008, viria a transferir toda a sua atividade para a Porto Business School. É em estreita colaboração com esta escola de negócios que a FEP prossegue hoje a sua missão no domínio da formação para executivos e da formação pós-graduada não conferente de grau em Gestão.

Desde o ano 2000, a FEP oferece ainda, em conjunto com outras escolas da Universidade do Porto, cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, em domínios de formação multidisciplinares.


Todas as citações foram extraídas do Preâmbulo do Decreto-Lei nº39226 ou dos artigos referenciados no texto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-01-02 I  Página gerada em: 2019-11-22 às 19:02:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais