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Estratégia Empresarial

Código: 2MK02     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Marketing

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MARKT 38 Plano Oficial de Bolonha 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A estratégia relaciona-se com a forma como uma organização define e procura atingir as suas finalidades. Existem visões distintas sobre a forma como as estratégias são desenhadas e executadas nas e pelas organizações. Exemplo dessas diferenças são as visões da estratégia como um plano desenhado para 'ajustar' a organização ao contexto externo, como um plano construído com base nos recursos estratégicos da empresa (RBV), ou como um processo emergente resultante da interação da empresa com outros atores. Assim, não há consenso quanto à forma como os gestores devem abordar e tomar decisões estratégicas, nomeadamente como os mercados devem ser analisados, como escolher entre opções concorrentes e como implementar mudança na estratégia.

Esta disciplina assume a estratégia como um processo multi-ator e multi-decisão, cuja complexidade requer:

 

1) a compreensão do processo de análise, decisão e implementação estratégica.

2) a compreensão de diferentes conceções de estratégia e do processo estratégico e dos seus efeitos sobre a gestão estratégica das organizações.

3) a compreensão dos diferentes níveis de estratégia e a natureza das decisões e das ferramentas usadas em cada um deles.

4) o domínio das ferramentas de análise, definição implementação da estratégia organizacional e da forma como devem ser aplicadas em contexto real.

5) a compreensão da importância atual das redes nas estratégias empresariais, nomeadamente ao nível dos processos de inovação das empresas.

6) a compreensão de alguns desafios que se colocam hoje às empresas ao nível da ética e da sustentabilidade e  responsabilidade corporativa.

 

 

 

Resultados de aprendizagem e competências


Espera-se que os alunos sejam capazes de:
1) Identificar e utilizar os conceitos e ferramentas das diferentes abordagens estratégicas discutidas ao longo da disciplina.

2) Analisar criticamente o contexto estratégico (externo e intermo) que influenciam as estratégias de empresas e organizações. 

3) Identificar e analisar problemas estratégicos e produzir recomendações para os resolver.

4) Trabalhar em equipa e avaliar o contributo dos vários elementos de grupo no processo de desenvolvimento do trabalho de grupo, da elaboração do relatório e da apresentação e discussão em sala.

5) Realizar apresentações sintéticas, claras e apelativas.   

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PARTE 1. Introdução
1.Introdução à Estratégia

PARTE 2. Inputs de Gestão Estratégica / Ferramentas de Análise Estratégica / Análise da Posição Estratégica
2. O Ambiente Externo: Indústria, Concorrência e Oportunidades
3. A Organização Interna: Actividades, Recursos e Competências
4. A componente política da estratégia: cultura, propósito e stakeholders. 
5. Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Corporativa.


PARTE 3. Escolhas Estratégicas e formulação da Estratégia
6. Estratégias corporate

7. Estratégias competitivas 
8. Estratégias de internacionalização
9. Inovação e Empreendedorismo

PARTE 4.  
10. Modelo SAFe
11. Riscos e Mitigação

Bibliografia Obrigatória

Gerry Johnson; Exploring strategy. ISBN: 978-1-292-00254-5

Bibliografia Complementar

Grant, R. ; Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases Edition, Wiley & Sons, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas consistirão na combinação dos seguintes elementos:


1) exposição e discussão de conceitos teóricos e de técnicas desenvolvidas no âmbito da gestão estratégica; 

2) análise, apresentação e discussão de casos de estudo ilustrativos dos temas da disciplina.

3) apresentação e debate de do projeto de consultoria estratégica desenvolvido pelos estudantes. 

 


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 55,00
Trabalho de campo 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Total: 166,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina requer:

1) a obtenção da classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de avaliação.

2) a presença em sessões de apresentação de trabalho de grupo redução de 10% da nota final do trabalho por sessão em falta. 

3) A avaliação dos trabalhos de grupo inclui uma componente de avaliação intragrupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 55%

Trabalho de grupo: 45%
   

A nota final pode ser majorada até um máximo de 1 valor de acordo com a participação individual nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho de grupo é obrigatório. A sua não execução implicará que o aluno só poderá realizar a disciplina por exame na época de recurso. A avaliação da época de recurso para os alunos que não realizam trabalho de grupo implica a realização de uma componente adicional.

 

Composição dos grupos: 5 alunos.


Objectivos: combinar a análise empírica do caso prático (desafio da empresa) com a investigação teórica do(s) tema(s) abordados pelo mesmo. Desenvolver as competências de elaboração, apresentação e discussão de relatórios. 

 

Melhoria de classificação

Exame
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