Microeconomia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Ensinar os conceitos de Teoria dos Jogos, de forma a dotar os alunos dos instrumentos necessários à compreensão do comportamento das empresas em oligopólio. Desta forma, serão, particularmente, desenvolvidas, as mais importantes aplicações da Teoria dos Jogos à modelização do comportamento das empresas.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver competências na construção e resolução de modelos de decisão empresarial em oligopólio utilizando a teoria dos jogos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Teoria dos Jogos 1.1 Conceito de Jogo 1.2 Jogos simultâneos 1.3 Jogos dinâmicos 1.4 Noções de equilíbrio 2. Concorrência em curto-prazo 2.1 Concorrência à la Bertrand 2.2 Restrições de capacidade 2.3 Concorrência à la Cournot 3. Modelos dinâmicos de concorrência e colusão 3.1 Supergames 3.2 Aplicações 3.3 Colusão: material avançado 4. Diferenciação do produto: o modelo de Hotelling 5. Entrada e saída 5.1 Custos afundados e barreiras à entrada 5.2 Substitutos estratégicos e complementos estratégicos 6. Informação 6.1. Conceitos básicos 6.2. Jogos bayesianos 7. Jogos dinâmicos com informação incompleta 7.1 Equilíbrio bayesiano perfeito 7.2. Aplicações: detenção da entrada 8.Informação assimétrica 8.1. Tipos de modelos de informação assimétrica 8.2. Modelo do agente e do principal. 8.3. Restrições incentivo-compatíveis e de participação. 8.4. Acaso moral 8.5. Selecção adversa 8.6. Sinalização 8.4. Desenho de mecanismos
Bibliografia Obrigatória
Andreu Mas-Colell, Michael D. Whinston; Microeconomic Theory, Oxford University Press, 1995. ISBN: ISBN: 13:978-0-19-507340-9
Varian, Hal R.;
Microeconomic analysis. ISBN: 0-393-95282-7
Tirole, Jean;
The theory of industrial organization. ISBN: 0-262-20071-6.
Macho-Stadler, Inés;
An introduction to the economics of information. ISBN: 0-19-924325-5
Belleflamme Paul;
Industrial organization. ISBN: 978-0-521-68159-9
Bibliografia Complementar
Rasmusen, Eric;
Games and information. ISBN: 978-1-4051-3666-2
Pepall, Lynne;
Industrial organization. ISBN: 0-324-06772-0
Motta, Massimo;
Competition policy. ISBN: 978-0-521-01691-9
Robert Gibbons; Game theory for applied economists, Princeton university press, 1992. ISBN: ISBN: 0-691-00395-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas. Apresentação de trabalhos pelos alunos em algumas aulas, seguida de discussão. Discussão frequente de casos práticos e aplicações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
188,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
A frequência às aulas não faz parte do sistema de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será igual ao máximo entre:
- A média ponderada das classificações obtidas nos trabalhos e no exame final, sendo que a nota dos referee reports será ponderada em 40% e o exame final em 60%.
- A nota do exame final.
Provas e trabalhos especiais
Elaboração por parte dos estudantes de dois referee reports,acerca de dois artigos escolhidos pelo aluno, embora sujeito à aprovação pelos professores.