Criatividade e Mudança Organizacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular visa oferecer uma visão integrada da criatividade e dos processos criativos; da criação de conhecimento e inovação nas organizações; das práticas organizacionais envolvidas nestes processos; e da mudança requerida para a sua efectivação.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes desenvolvam um quadro conceptual e metodológico para analisar a dinâmica dos processos organizacionais que visam potenciar a criatividade e inovação, e os processos de mudança que estes requerem; e que fiquem habilitados a intervir nesse sentido, sabendo como enquadrar eficazmente o potencial criativo existente nas organizações.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
1. Modos de pensarPensamento de substância, processo e crítico. Pensamento convergente e divergente. Pensamento reprodutivo e produtivo. Pensamento linear e radial. Pensamento vertical e lateral. 2. Criatividade e o processo criativoO fenómeno da criatividade. Tipos de criatividade. Combinabilidade. Conectividade. O processo criativo. Ferramentas para pensar.3. Design thinking e o processo de inovaçãoPrincípios. Modelos. Aplicações.4. Criatividade organizacionalSistemas de ideias e criação de conhecimento. Co-criação. Estruturas e organização de processos. Cultura e clima. Liderança.5. Mudança organizacional e a agenda da criatividade
Organização e mudança. Abordagens de mudança. Mudança para a criatividade. Resistência, sensemaking e comunicação.
Bibliografia Obrigatória
Alexander Styhre & Mats Sundgren; Managing Creativity in Organizations
T. Brown; Change by Design. How Design Thinking transforms organizations and inspires innovation
Observações Bibliográficas
A lista bibliográfica completa será fornecida na primeira aula. Serão igualmente disponibilizados artigos específicos sobre cada tema do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos elementos teóricos, análise de casos e exercícios em grupos, combinando diferentes abordagens de ensino-aprendizagem. Os estudantes são incentivados a pensar de forma processual, criativa e crítica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
163,50 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
O regime de avaliação distribuída requer a presença em pelo menos 75% das aulas, havendo controlo de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
* ÉPOCA NORMAL: apenas avaliação distribuída
Classificação final = 0.15 T1 + 0.15 T2 + 0.4 T3 + 0.3 P
T = Teste; P = Participação
-Nota mínima de 8 (sem arredondamento) no Teste 3
-A componente de Participação envolve diversas actividades individuais e em grupo
* ÉPOCA DE RECURSO: apenas exame final
Classificação final = 0.7 Exame Escrito + 0.3 Prova Oral
Nota mínima de 9 (sem arredondamento) no Exame Escrito, para acesso à Prova Oral. Na ausência de nota mínima, será atribuída como nota final a nota do Exame Escrito.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação é igual para todos os estudantes, independentemente do estatuto (TE, DA, outro) que possam ter.
Melhoria de classificação
Através de exame final, na época de recurso: 0.7 Exame Escrito + 0.3 Prova Oral
Nota mínima de 9 (sem arredondamento) no Exame Escrito, para acesso à Prova Oral.
Observações
n.a.