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Criatividade e Mudança Organizacional

Código: 2EGIN03     Sigla: CMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão da Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGIN 36 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-08-24.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Tipo de avaliação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa oferecer uma visão integrada da criatividade e dos processos criativos; da criação de conhecimento e inovação nas organizações; das práticas organizacionais envolvidas nestes processos; e da mudança requerida para a sua efectivação.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes desenvolvam um quadro conceptual e metodológico para analisar a dinâmica dos processos organizacionais que visam potenciar a criatividade e inovação, e os processos de mudança que estes requerem; e que fiquem habilitados a intervir nesse sentido, sabendo como enquadrar eficazmente o potencial criativo existente nas organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

1. Modos de pensar
Pensamento de substância, processo e crítico. Pensamento convergente e divergente. Pensamento reprodutivo e produtivo. Pensamento linear e radial. Pensamento vertical e lateral. 

2. Criatividade e o processo criativo
O fenómeno da criatividade. Tipos de criatividade. Combinabilidade. Conectividade. O processo criativo. Ferramentas para pensar.

3. Design thinking e o processo de inovação
Princípios. Modelos. Aplicações.

4. Criatividade organizacional
Sistemas de ideias e criação de conhecimento. Co-criação. Estruturas e organização de processos. Cultura e clima. Liderança.

5. Mudança organizacional e a agenda da criatividade
Organização e mudança. Abordagens de mudança. Mudança para a criatividade. Resistência, sensemaking e comunicação. 

Bibliografia Obrigatória

Alexander Styhre & Mats Sundgren; Managing Creativity in Organizations
T. Brown; Change by Design. How Design Thinking transforms organizations and inspires innovation

Observações Bibliográficas

A lista bibliográfica completa será fornecida na primeira aula. Serão igualmente disponibilizados artigos específicos sobre cada tema do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos elementos teóricos, análise de casos e exercícios em grupos, combinando diferentes abordagens de ensino-aprendizagem. Os estudantes são incentivados a pensar de forma processual, criativa e crítica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 163,50
Frequência das aulas 39,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

O regime de avaliação distribuída requer a presença em pelo menos 75% das aulas, havendo controlo de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

* ÉPOCA NORMAL: apenas avaliação distribuída

Classificação final = 0.15 T1 + 0.15 T2 + 0.4 T3 + 0.3 P

T = Teste; P = Participação

-Nota mínima de 8 (sem arredondamento) no Teste 3
-A componente de Participação envolve diversas actividades individuais e em grupo


* ÉPOCA DE RECURSO: apenas exame final

Classificação final = 0.7 Exame Escrito + 0.3 Prova Oral 

Nota mínima de 9 (sem arredondamento) no Exame Escrito, para acesso à Prova Oral. Na ausência de nota mínima, será atribuída como nota final a nota do Exame Escrito.


Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação é igual para todos os estudantes, independentemente do estatuto (TE, DA, outro) que possam ter.

Melhoria de classificação

Através de exame final, na época de recurso: 0.7 Exame Escrito + 0.3 Prova Oral

Nota mínima de 9 (sem arredondamento) no Exame Escrito, para acesso à Prova Oral.

Observações

n.a.
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