Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2ME10
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Economia Digital

Código: 2ME10     Sigla: DE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 3 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 3 21 81
MEEE 14 Plano de estudos 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joana Rita Pinho Resende Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Helder Ferreira Vasconcelos 0,75
Joana Rita Pinho Resende 0,75

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A Unidade Curricular visa fornecer bases sólidas para a análise económica de modelos de negócio no setor digital. Serão apresentados conceitos introdutórios e desenvolvidos modelos analíticos (teoria dos jogos) que permitam compreender as especificades das estratégias das empresas e plataformas que atuam em ambiente digital, identificando as suas implicações em matéria de concorrência e bem-estar dos consumidores.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes compreendam as especificidades dos novos modelos de negócio em contexto digital, utilizando ferramentas analíticas apropriadas e evidência empírica adequada.
As metodologias de ensino e de avaliação pretendem desenvolver possibilidade de realização de trabalho "hands on" em que os estudantes possam aplicar os conceitos e ferramentas analíticas em problemas concretos, consolidando competências de análise, reflexão crítica, comunicação e trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios (nível básico) de microeconomia e de teoria dos jogos são recomendados.

Programa

1. Introdução


  • Macrotendências e desafios na era digital

  • Novos modelos de negócio


 2. Conceitos básicos de teoria de jogos (revisão)



  • Equilíbrio de Nash

  • Equilíbrio de Nash subjogo perfeito

  • Equilíbrio de Nash em estratégias mistas


 3. Teoria das Plataformas



  • Efeitos de rede

  • Two-sided platforms


 4. Novos modelos de negócio na era digital



  • Personalização de preços

  • Publicidade direcionada

  • Personalização de produtos

Bibliografia Obrigatória

Paul Belleflamme, Martin Peitz; The Economics of Platforms, Cambridge University Press, 2021
Paul Belleflamme; Industrial organization. ISBN: 978-1-107-68789-9
Alexander Osterwalder; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1

Bibliografia Complementar

Martin Peitz; The^Oxford handbook of the digital economy. ISBN: 978-0-19-539784-0
Carl Shapiro and Hal Varian; Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy . ISBN: 978-0875848631

Observações Bibliográficas

Os estudantes poderão ainda ter que recorrer a bibliografia complementar, constituída por artigos e relatórios recentes (por forma a companhar os avanços mais recentes nesta temática).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será utilizada uma combinação de métodos de ensino expositivos e "hands on", resultando num conjunto de aulas teóricas e aulas práticas (nas quais os alunos terão oportunidade de apresentar casos de estudo específicos e resolver conjuntos de problemas selecionados).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 7,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho escrito 13,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes podem realizar exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

60% exame final + 20% trabalho escrito + 20% apresentação do trabalho escrito
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-12-09 às 21:27:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2