Economia Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A Unidade Curricular visa fornecer bases sólidas para a análise económica de modelos de negócio no setor digital. Serão apresentados conceitos introdutórios e desenvolvidos modelos analíticos (teoria dos jogos) que permitam compreender as especificades das estratégias das empresas e plataformas que atuam em ambiente digital, identificando as suas implicações em matéria de concorrência e bem-estar dos consumidores.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes compreendam as especificidades dos novos modelos de negócio em contexto digital, utilizando ferramentas analíticas apropriadas e evidência empírica adequada.
As metodologias de ensino e de avaliação pretendem desenvolver possibilidade de realização de trabalho "hands on" em que os estudantes possam aplicar os conceitos e ferramentas analíticas em problemas concretos, consolidando competências de análise, reflexão crítica, comunicação e trabalho em equipa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos prévios (nível básico) de microeconomia e de teoria dos jogos são recomendados.
Programa
1. Introdução
- Macrotendências e desafios na era digital
- Novos modelos de negócio
2. Conceitos básicos de teoria de jogos (revisão)
- Equilíbrio de Nash
- Equilíbrio de Nash subjogo perfeito
- Equilíbrio de Nash em estratégias mistas
3. Teoria das Plataformas
- Efeitos de rede
- Two-sided platforms
4. Novos modelos de negócio na era digital
- Personalização de preços
- Publicidade direcionada
- Personalização de produtos
Bibliografia Obrigatória
Paul Belleflamme, Martin Peitz; The Economics of Platforms, Cambridge University Press, 2021
Paul Belleflamme;
Industrial organization. ISBN: 978-1-107-68789-9
Alexander Osterwalder;
Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
Bibliografia Complementar
Martin Peitz;
The^Oxford handbook of the digital economy. ISBN: 978-0-19-539784-0
Carl Shapiro and Hal Varian; Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy . ISBN: 978-0875848631
Observações Bibliográficas
Os estudantes poderão ainda ter que recorrer a bibliografia complementar, constituída por artigos e relatórios recentes (por forma a companhar os avanços mais recentes nesta temática).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será utilizada uma combinação de métodos de ensino expositivos e "hands on", resultando num conjunto de aulas teóricas e aulas práticas (nas quais os alunos terão oportunidade de apresentar casos de estudo específicos e resolver conjuntos de problemas selecionados).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
7,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
13,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes podem realizar exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
60% exame final + 20% trabalho escrito + 20% apresentação do trabalho escrito