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Gestão de Recursos Humanos

Código: 2EAE10     Sigla: GRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 0 Plano Oficial a partir de 2015 1 - 4 28 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos José Cabral Cardoso Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 0 0,00
Carlos José Cabral Cardoso 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

a) Desenvolver a compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas da gestão das pessoas e a contribuição e implicações de cada uma para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.

b) Relaccionar as práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia competitiva da empresa.

c) Desenvolver a capacidade de analisar criticamente problemas de gestão das pessoas num quadro de mudanças significativas das relações de trabalho e da emergência de novos conceitos e quadros teóricos da gestão de recursos humanos.

Resultados de aprendizagem e competências

(1) Interpretar o(s) conceito(s) de gestão de recursos humanos, comparar as contribuições, implicações e limitações dos diferentes modelos e perspectivas sobre a gestão das pessoas para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.

(2) Relacionar a gestão das pessoas com a estratégia competitiva e avaliar a consistência interna e externa das políticas e práticas de gestão de recursos humanos. 

(3) Examinar as mudanças decorrentes das novas relações de trabalho e desenvolvimentos tecnológicos e os desafios dos novos quadros teóricos emergentes para as práticas de gestão e para os trabalhadores envolvidos.

(4) Identificar os factores críticos associados às principais actividades de gestão operacional de recursos humanos, e comparar as contribuições e limitações dos principais instrumentos utilizados nessas operações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(1) Relações de trabalho e gestão de recursos humanos. Origens do modelo e significado do conceito. Variantes soft e hard do modelo.

(2) Gestão de recursos humanos e desempenho. As abordagens das ‘melhores práticas’ e da ‘melhor integração’. Inconsistências e percepções de justiça.

(3) Gestão de recursos humanos, bem-estar individual e desempenho. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar. Intensificação do trabalho.

(4) Sistemas de recursos humanos. Sistemas de controlo, de elevado envolvimento, de elevado desempenho, e de mercado interno. Modelos de segmentação.

(5) Gestão de recursos humanos e estratégia competitiva. Comportamentos, políticas e práticas de gestão consistentes com as estratégias competitivas. Recrutamento e retenção. Formação. Gestão e avaliação de desempenho.

(6Sustentabilidade. Gestão de recursos humanos socialmente responsável. Gestão de recursos humanos sustentável. Gestão de recursos humanos ‘verde’.

(7) Novas relações de trabalho. Flexibilidade(s). Relações atípicas de trabalho subordinado. Precarização. Externalização. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. Plataformas digitais. Impacto das novas relações de trabalho na relação trabalho-vida.

Bibliografia Obrigatória

Cunha, M. P. , Rego, A., Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C., Marques, C. A. & Gomes, J. F.; Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2ª edição revista e corrigida), 2010
Storey, J., Wright, P.M., and Ulrich, D. ; Strategic human resource management: A research overview, Routledge., 2019
Boxall, P. F. and Purcell, J.; Strategy and human resource management (4th edition), Palgrave Macmillan., 2016
Paauwe, J., Guest, D.E. & Wright, P.M; HRM & performance: Achievements and challenges, John Wiley & Sons, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Leituras orientadas dos conceitos essenciais associados a cada uma das temáticas, e das diferentes perspectivas e tradições presentes na literatura. Realização de pequeno estudo empírico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Trabalho de campo 18,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Comparência a sessões tutoriais previamente acordadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = Exame final (50%) + Trabalho empírico (50%)

Valores inferiores a 7,5 valores em qualquer uma destas componentes conduzem a reprovação mesmo que a classificação final seja positiva. 

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