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Marketing

Código: 2MEAE02     Sigla: Mkt

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 43 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Maria Rocha Fernandes Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Teresa Maria Rocha Fernandes Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer conceitos básicos e complementares de Marketing tendo em vista desenvolver a capacidade de tomada de decisão sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo de gestão das organizações.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Serem capazes de elaborar um plano de marketing de uma marca/empresa/instituição

  • Serem capazes de elaborar um diagnóstico estratégico

  • Conhecer e gerir as variáveis do marketing- mix

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Análise e diagnóstico do ambiente de marketing: análise externa e interna, de consumidores, competidores

  2. Segmentação, targeting e posicionamento, e como a empresa pode otimizar a sua estratégia através do enfoque em determinados segmentos de consumidores e em competidores específicos.

  3. Branding e estratégia de produto/serviço, como desenvolver uma estratégia de marca/produto/serviço eficaz

  4. Comunicação de marketing, como desenvolver uma estratégia de comunicação e tomar decisões ao nível do mix de comunicação.

  5. Canais de distribuição, e como compreender o papel dos distribuidores, retalhistas e outros intermediários na entrega de produtos, serviços e informação para os consumidores.

  6. Pricing, definição de estratégias de preço que potenciem o valor para o consumidor e capturem valor para a empresa

Bibliografia Obrigatória

Kotler P. and K. L. Keller; A framework for marketing management, 15th edition, Pearson, 2015
Kotler, G. Armstrong, J. Saunders, e V. Wong; Principles of Marketing – 4th edition, Financial Times/Prentice-Hall Inc., 2005
Wood M. B.; The marketing plan handbook, 5th edition, Pearson, 2012

Observações Bibliográficas

Não existe uma bibliografia obrigatória já que iremos cobrir vários temas e por isso qualquer manual base de marketing de nível avançado servirá para a disciplina. São sugeridos alguns manuais, sendo o Kotler e Keller o que reúne o maior número de conteúdos teóricos que serão cobertos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teórico/práticas

- Utilização do Método dos Casos relativamente a situações empresariais reais

- Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo

- Utilização de outros materiais pedagógicos complementares (textos, vídeos, etc.) destinados a enquadrar e sistematizar as diferentes partes do programa

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Marketing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 36,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Uma classificação inferior a 7 valores no exame não permite a aprovação na disciplina, independentemente da classificação do trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. O regime de avaliação contempla duas alternativas: avaliação distribuída ou exame final

2. Avaliação distribuída

2.1 A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

- Trabalho de grupo: 40%


- Exame global individual 60%


2.2 São aprovados os alunos que respeitem em simultâneo as duas condições seguintes:


- obtenham uma classificação média final igual ou superior a dez valores


- não obtenham nem no trabalho de grupo, nem no exame global uma classificação inferior a sete valores


3. Avaliação por exame final

3.1 Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final nos termos definidos pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade, representando 100% de classificação

Trabalho de estágio/projeto


 

Melhoria de classificação

- Trabalho de grupo: 40%

- Exame global individual 60%

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