Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
44 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
7,5 |
56 |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do processo (relatório final) espera-se que o estudante tenha:
- identificado claramente qual a questão de investigação e discuta a lacuna que pretende preencher/contributo no âmbito da literatura científica da área;
- realizado uma revisão de literatura competente e completa na área de investigação relevante;
- identificado e justificado, à luz da literatura e em coerência com a questão de investigação, a metodologia a selecionar (estratégia de investigação a seguir, incluindo as técnicas de recolha e análise de dados a utilizar).
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
Introdução
Parte I. Processo de Investigação
1 - Etapas do processo de investigação (1/2 aula)
- Questão de investigação;
- Leituras exploratórias;
- Problemática teórica: teorias, conceitos;
- Construção do modelo de análise e elaboração de hipóteses de investigação;
- Seleção da metodologia;
- Análise e tratamento da informação;
- Conclusões.
Bibliografia:
- Hart, C. (2008), Doing your Masters Dissertation: Realizing your Potential as a Social Scientist, London: SAGE.
2 - Escrita Científica (1/2 aula)
- Regras formais de uma dissertação/relatório;
- Apresentação e discussão de um trabalho científico;
- Integridade académica.
Bibliografia:
- Eco, H. (2007), Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Lisboa: Editorial Presença.
- Hart, C. (2008), Doing your Masters Dissertation: Realizing your Potential as a Social Scientist, London: SAGE.
- Saunders, M., P. Lewis and A. Thornhill (2002), Research Methods for Business Students, 3rd ed., Edinburgh: Prentice-Hall.
3 - Bibliometria (1 aula)
- Conceitos básicos (bibliometria, cienciometria e meta-análise);
- A bibliometria como ferramenta para a revisão de literatura;Dados, fontes, variáveis e métodos;
- Aplicação da análise bibliométrica usando as bases de dados Scopus Sci Verse e Web of Science.
Bibliografia:
- Castro e Silva, M. and A. A. C. Teixeira (2012), "Methods of assessing the evolution of science: a review ", European Journal of Scientific Research, Vol. 68(4): 616-635.
- Cronin, B. and C. R. Sugimoto (eds.) (2014), Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact, London: MIT Press.
- Gingras, Y. (2016), Bibliometrics and Research Evaluation: Uses and Abuses, Cambridge: MIT Press.
- Osareh, F. (1996), Bibliometrics, Citation Analysis and Co-Citation Analysis: a review of analysis, in Libri., vol.46: 149-158.
Parte II. Métodos de investigação
4 - Amostragem e Questionários (1 aula)
- Recolha de dados: Introdução;
- Fases do processo de investigação;
- Recolha de dados;
- Amostragem (primeiros conceitos);
- Questionários;
- Visão geral de algumas bases de dados disponíveis na FEP.
Bibliografia:
- Cohen L., L. Manion and K. Morrison (2005), Research Methods in Education, 5th ed., Taylor & Francis.
- Hill, A. e M. M. M. Hill (2008), Investigação por Questionário, 2ª ed., Edições Sílabo.
- Norland-Tilburg, E. V. (1990), “Controlling error in evaluation instruments”, Journal of Extension, 28(2) (http://www.joe.org/joe/1990summer/tt2.html).
- Reis, E. e R. Moreira (1993), Pesquisa de Mercados, Sílabo Gestão.
- Trochim, W. M. K. (2006), The Research Methods Knowledge Base, 2nd (http://www.socialresearchmethods.net/kb/).
5A. - Métodos Qualitativos (3 aulas)
- A Investigação qualitativa;
- Abordagens: narrativa, fenomenologia, etnografia, estudo de caso, investigação-ação;
- Designs qualitativos;
- Procedimentos de recolha de dados: observação, entrevista, focus-group;
- Análise de dados: análise de conteúdo (com ou sem o uso do NVivo11);
- Vantagens e desvantagens da investigação qualitativa;
- Considerações éticas.
Bibliografia:
- Aires, L. (2015), Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional, Universidade Aberta.
- Bardin, L. (2009), Análise de Conteúdo, edição revista e aumentada, Edições 70.
- Patton, M. (2014), Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th ed., London: Sage Publications.
5B. - Métodos Quantitativos (2 aulas)
- Testes paramétricos e não paramétricos:
- Introdução;
- Tipos de dados;
- Estatística descritiva;
- Distribuições, inferência e testes (pressupostos e aplicações);
- Testes paramétricos: Teste T-Student para 1 população; Teste T-Student para 2 populações independentes; Teste T-Student para 2 populações emparelhadas; ANOVA.
- Testes não paramétricos: Testes de normalidade; Teste de Wilcoxon para 1 população; Teste Mann-Whitney para 2 populações independentes; Teste Wilcoxon 2 populações emparelhadas; Teste de Kruskall-Wallis para k populações independentes.
- Correlações;
- Teste do Qui-quadrado da Independência.
- Análise de dados mutivariada:
- Matriz de dados e variáveis;
- Tipos de métodos;
- Regressão múltipla;
- MANOVA;
- Análise discriminante;
- Análise fatorial;
- Análise em componentes principais;
- Análise classificatória (clusters): Método hierárquico; K-means.
Bibliografia:
- Conover, W. J. (1999), Practical Nonparametric Statistics, 3rd ed., New York: John Wiley & Sons.
- Everitt, B. S. & G. Dunn (2013), Applied Multivariate Data Analysis, 2nd ed., Wiley.
- Hair Jr., J. F., W. C. Black, B. J. Babin & R. E. Anderson (2010), Multivariate Data Analysis – A Global
Perspective, 7th ed., Pearson Prentice Hall.
- Keller, G. (2008), Statistics for Management and Economics, Thomson.
- Marôco, J. (2007), Análise Estatística com Utilização do SPSS, 3ª edição, Edições Sílabo.
- Murteira, B., C. Ribeiro, J. Silva & C. Pimenta (2010), Introdução à Estatística, Escolar Editora.
- Sharma, S. (1996), Applied Multivariate Techniques, Wiley.
5Bi.
5Bi. - Métodos quantitativos: Social network analysis, opinion mining, sentiment analysis (1 aula)
- Análise de redes sociais. Redes sociais: interações entre agentes. Redes sociais profissionais, e.g. LinkedIn.
- O papel dos nós na rede: centralidades e influência;
- Comunidades e interações;
- Difusão de informação em redes sociais.
- Sentiment analysis:
- Opiniões na era digital: social media, blogs, tweets, etc.;
- Análise automática de texto: entidades e polaridade.
Bibliografia:
- Gama, J., A. P. L. Carvalho, K. Faceli, A. C. Lorena e M. Oliveira (2015), Extração de Conhecimento de Dados (cap. 22), Silabo.
- Liu, B. (2012), Sentiment Analysis and Opinion Mining, Human Language Technologies.
- Zafarani, R., M. Ali Abbasi and H. Liu (2014), Social Media Mining, Cambridge University Press.
5Bii. - Métodos Quantitativos: Métodos Econométricos (1 aula)
- Objeto e método da Econometria;
- Breve revisão do modelo de regressão linear;
- Modelos de escolha discreta (logit/probit);
- Modelos de séries temporais;
- Modelos para dados em painel.
Bibliografia:
- Asteriou, D. & S. G. Hall (2015), Applied Econometrics, 3rd ed., Palgrave.
- Griffiths, W. E., R. C. Hill & G. C. Lim (2012), Using EViews for Principles of Econometrics, 4th ed., John
Wiley & Sons.
- Gujarati, D. (2014), Econometrics by Example, 2nd ed., Palgrave.
- Gujarati, D. N. & D. C. Porter (2009), Basic Econometrics, 5th ed., McGraw-Hill.
- Heij, C., P. De Boer, P. H. Franses, T. Kloek & H. K. Van Dijk (2004), Econometric Methods with
Applications in Business and Economics, Oxford University Press.
- Hill, R.C., W. E. Griffiths & G. C. Lim (2012), Principles of Econometrics, 4th ed., John Wiley & Sons.
- Mendes de Oliveira, M., L. D. Santos & N. Fortuna (2011), Econometria, Escolar Editora.
Parte III. Tutorias e apresentações
Bibliografia Obrigatória
Saunders, Mark; Lewis, Philip and Thornhill, Adrian; Research Methods for Business Students, Prentice-Hall, Edinburgh, 2002 (3rd. ed.)
Bryman, Alan; Bell, Emma; Business Research Methods, Financial Times / Prentice Hall, London, 2006
To be Defined by the Lecturers of the Thematic subjects; Quantitative and Qualitative research methods
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Sessões pré-gravadasAs sessões relativas às partes I e II do programa serão disponibilizadas em versão vídeo pré-gravada. Estarão disponíveis na plataforma Moodle.
2. Sessões presenciaisEstas sessões compreenderão a sessão de introdução à unidade curricular; sessões para apresentação pelos estudantes do primeiro e segundo "draft" do respetivo plano de dissertação.
Nota: no caso de estudante de mobilidade internacional ou outra razão tida como justificável, as apresentações presenciais poderão ser substituídas por apresentações por videoconferência.
3. Sessões tutoriaisTenderão a ser proporcionadas pelo orientador do estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
33,00 |
Trabalho de investigação |
89,50 |
Total: |
202,50 |
Obtenção de frequência
Necessário obter pontuação igual ou superior a 50% na proposta de dissertação/relatório/projeto (10 valores em 20).
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes da avaliação
- Relatório contendo a proposta de dissertação/relatório/projeto (100%).
Penalizações
- Submissão de sumário de 1 página contendo a idela de investigação (primeiro "draft"). Se o estudante não submeter um sumário adequado na data definida tem uma penalização de 1 valor na classificação final.
- Apresentação da ideia de investigação. Se o estudante não realizar esta apresentação de acordo com as recomendações formuladas tem uma penalização de 1 valor na classificação final (se não entregar o resumo referido no ponto anterior não faz apresentação, nem é penalizado no corrente ponto).
- Submissão do segundo relatório (segundo "draft") contendo a ideia de investigação, o objetivo, a pertinência, a revisão chave da literatura e as principais perguntas de investigação. Se o estudante não entregar um relatório de acordo com as recomendações formulada na data definida tem uma penalização de 2 valores na classificação final.
- Apresentação do segundo "draft" da proposta de dissertação/relatório/projeto. Se o estudante não realizar esta apresentação de acordo com as recomendações formuladas tem uma penalização de 2 valores na nota final (se não entregar o relatório referido no ponto anterior não faz apresentação, nem é penalizado no corrente ponto).
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Não há possiibilidade de melhorar a classificação.
Observações
Não há época de recurso.
Haverá uma página na plataforma Moodle especificamente dedicada a disponibilizar os videos das sessões pré-gravadas.