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Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

Código: 2GE10     Sigla: WP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 44 Plano de estudos oficial 2 - 7,5 56 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Cardoso Moreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
José António Cardoso Moreira 0,75
Maria do Rosário Mota de Oliveira Alves Moreira 0,188
João Francisco da Silva Alves Ribeiro 0,188
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-17.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Programa, Observações, Modo de trabalho, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Programa, Modo de trabalho

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do processo (relatório final) espera-se que o estudante tenha:

- identificado claramente qual a questão de investigação e discuta a lacuna que pretende preencher/contributo no âmbito da literatura científica da área;

- realizado uma revisão de literatura competente e completa na área de investigação relevante;

-  identificado e justificado, à luz da literatura e em coerência com a questão de investigação, a metodologia a selecionar (estratégia de investigação a seguir, incluindo as técnicas de recolha e análise de dados a utilizar).

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Introdução

Parte I. Processo de Investigação

1 - Etapas do processo de investigação (1/2 aula)
  1. Questão de investigação;
  2. Leituras exploratórias;
  3. Problemática teórica: teorias, conceitos;
  4. Construção do modelo de análise e elaboração de hipóteses de investigação;
  5. Seleção da metodologia;
  6. Análise e tratamento da informação;
  7. Conclusões.

Bibliografia:

- Hart, C. (2008), Doing your Masters Dissertation: Realizing your Potential as a Social Scientist, London: SAGE.

2 - Escrita Científica (1/2 aula)

  1. Regras formais de uma dissertação/relatório;
  2. Apresentação e discussão de um trabalho científico;
  3. Integridade académica.

Bibliografia:

- Eco, H. (2007), Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Lisboa: Editorial Presença.

- Hart, C. (2008), Doing your Masters Dissertation: Realizing your Potential as a Social Scientist, London: SAGE.

- Saunders, M., P. Lewis and A. Thornhill (2002), Research Methods for Business Students, 3rd ed., Edinburgh: Prentice-Hall.

3 - Bibliometria (1 aula)
  1. Conceitos básicos (bibliometria, cienciometria e meta-análise);
  2. A bibliometria como ferramenta para a revisão de literatura;Dados, fontes, variáveis e métodos;
  3. Aplicação da análise bibliométrica usando as bases de dados Scopus Sci Verse e Web of Science.

Bibliografia:

- Castro e Silva, M. and A. A. C. Teixeira (2012), "Methods of assessing the evolution of science: a review ", European Journal of Scientific Research, Vol. 68(4): 616-635.

- Cronin, B. and C. R. Sugimoto (eds.) (2014), Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact, London: MIT Press.

- Gingras, Y. (2016), Bibliometrics and Research Evaluation: Uses and Abuses, Cambridge: MIT Press.

- Osareh, F. (1996), Bibliometrics, Citation Analysis and Co-Citation Analysis: a review of analysis, in Libri., vol.46: 149-158.

Parte II. Métodos de investigação

4 -
Amostragem e Questionários (1 aula)

  1. Recolha de dados: Introdução;
  2. Fases do processo de investigação;
  3. Recolha de dados;
  4. Amostragem (primeiros conceitos);
  5. Questionários;
  6. Visão geral de algumas bases de dados disponíveis na FEP.

Bibliografia:

- Cohen L., L. Manion and K. Morrison (2005), Research Methods in Education, 5th ed., Taylor & Francis.

- Hill, A. e M. M. M. Hill (2008), Investigação por Questionário, 2ª ed., Edições Sílabo.

- Norland-Tilburg, E. V. (1990), “Controlling error in evaluation instruments”, Journal of Extension, 28(2) (http://www.joe.org/joe/1990summer/tt2.html).

- Reis, E. e R. Moreira (1993), Pesquisa de Mercados, Sílabo Gestão.

- Trochim, W. M. K. (2006), The Research Methods Knowledge Base, 2nd (http://www.socialresearchmethods.net/kb/).

5A. - Métodos Qualitativos (3 aulas)

  1. A Investigação qualitativa;
  2. Abordagens: narrativa, fenomenologia, etnografia, estudo de caso, investigação-ação;
  3. Designs qualitativos;
  4. Procedimentos de recolha de dados: observação, entrevista, focus-group;
  5. Análise de dados: análise de conteúdo (com ou sem o uso do NVivo11);
  6. Vantagens e desvantagens da investigação qualitativa;
  7. Considerações éticas.

Bibliografia:

- Aires, L. (2015), Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional, Universidade Aberta.

- Bardin, L. (2009), Análise de Conteúdo, edição revista e aumentada, Edições 70.

- Patton, M. (2014), Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th ed., London: Sage Publications.

5B. - Métodos Quantitativos (2 aulas)

  1. Testes paramétricos e não paramétricos:
    1. Introdução;
    2. Tipos de dados;
    3. Estatística descritiva;
    4. Distribuições, inferência e testes (pressupostos e aplicações);
    5. Testes paramétricos: Teste T-Student para 1 população; Teste T-Student para 2 populações independentes; Teste T-Student para 2 populações emparelhadas; ANOVA.
    6. Testes não paramétricos: Testes de normalidade; Teste de Wilcoxon para 1 população; Teste Mann-Whitney para 2 populações independentes; Teste Wilcoxon 2 populações emparelhadas; Teste de Kruskall-Wallis para k populações independentes.
    7. Correlações;
    8. Teste do Qui-quadrado da Independência.
  2. Análise de dados mutivariada:
    1. Matriz de dados e variáveis;
    2. Tipos de métodos;
    3. Regressão múltipla;
    4. MANOVA;
    5. Análise discriminante;
    6. Análise fatorial;
    7. Análise em componentes principais;
    8. Análise classificatória (clusters): Método hierárquico; K-means.

Bibliografia:

- Conover, W. J. (1999), Practical Nonparametric Statistics, 3rd ed., New York: John Wiley & Sons.

- Everitt, B. S. & G. Dunn (2013), Applied Multivariate Data Analysis, 2nd ed., Wiley.

- Hair Jr., J. F., W. C. Black, B. J. Babin & R. E. Anderson (2010), Multivariate Data Analysis – A Global
Perspective, 7th ed., Pearson Prentice Hall.

- Keller, G. (2008), Statistics for Management and Economics, Thomson.

- Marôco, J. (2007), Análise Estatística com Utilização do SPSS, 3ª edição, Edições Sílabo.

- Murteira, B., C. Ribeiro, J. Silva & C. Pimenta (2010), Introdução à Estatística, Escolar Editora.

- Sharma, S. (1996), Applied Multivariate Techniques, Wiley.
5Bi.

5Bi. - Métodos quantitativos: Social network analysis, opinion mining, sentiment analysis (1 aula)

  1. Análise de redes sociais. Redes sociais: interações entre agentes. Redes sociais profissionais, e.g. LinkedIn.
  2. O papel dos nós na rede: centralidades e influência;
  3. Comunidades e interações;
  4. Difusão de informação em redes sociais.
  5. Sentiment analysis:
  6. Opiniões na era digital: social media, blogs, tweets, etc.;
  7. Análise automática de texto: entidades e polaridade.

Bibliografia:

- Gama, J., A. P. L. Carvalho, K. Faceli, A. C. Lorena e M. Oliveira  (2015), Extração de Conhecimento de Dados (cap. 22), Silabo.

- Liu, B. (2012), Sentiment Analysis and Opinion Mining, Human Language Technologies.

- Zafarani, R., M. Ali Abbasi and H. Liu (2014), Social Media Mining, Cambridge University Press.

5Bii. - Métodos Quantitativos: Métodos Econométricos (1 aula)

  1. Objeto e método da Econometria;
  2. Breve revisão do modelo de regressão linear;
  3. Modelos de escolha discreta (logit/probit);
  4. Modelos de séries temporais;
  5. Modelos para dados em painel.

Bibliografia:

- Asteriou, D. & S. G. Hall (2015), Applied Econometrics, 3rd ed., Palgrave.

- Griffiths, W. E., R. C. Hill & G. C. Lim (2012), Using EViews for Principles of Econometrics, 4th ed., John
Wiley & Sons.

- Gujarati, D. (2014), Econometrics by Example, 2nd ed., Palgrave.

- Gujarati, D. N. & D. C. Porter (2009), Basic Econometrics, 5th ed., McGraw-Hill.

- Heij, C., P. De Boer, P. H. Franses, T. Kloek & H. K. Van Dijk (2004), Econometric Methods with
Applications in Business and Economics, Oxford University Press.

- Hill, R.C., W. E. Griffiths & G. C. Lim (2012), Principles of Econometrics, 4th ed., John Wiley & Sons.

- Mendes de Oliveira, M., L. D. Santos & N. Fortuna (2011), Econometria, Escolar Editora.

Parte III. Tutorias e apresentações

Bibliografia Obrigatória

Saunders, Mark; Lewis, Philip and Thornhill, Adrian; Research Methods for Business Students, Prentice-Hall, Edinburgh, 2002 (3rd. ed.)
Bryman, Alan; Bell, Emma; Business Research Methods, Financial Times / Prentice Hall, London, 2006
To be Defined by the Lecturers of the Thematic subjects; Quantitative and Qualitative research methods

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Sessões pré-gravadas
As sessões relativas às partes I e II do programa serão disponibilizadas em versão vídeo pré-gravada. Estarão disponíveis na plataforma Moodle.

2. Sessões presenciais
Estas sessões compreenderão a sessão de introdução à unidade curricular; sessões para apresentação pelos estudantes do primeiro e segundo "draft" do respetivo plano de dissertação.
Nota: no caso de estudante de mobilidade internacional ou outra razão tida como justificável, as apresentações presenciais poderão ser substituídas por apresentações por videoconferência.

3. Sessões tutoriais
Tenderão a ser proporcionadas pelo orientador do estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de investigação 89,50
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Necessário obter pontuação igual ou superior a 50% na proposta de dissertação/relatório/projeto (10 valores em 20).

Fórmula de cálculo da classificação final


Componentes da avaliação



  • Relatório contendo a proposta de dissertação/relatório/projeto (100%).


Penalizações


  • Submissão de sumário de 1 página contendo a idela de investigação (primeiro "draft"). Se o estudante não submeter um sumário adequado na data definida tem uma penalização de 1 valor na classificação final.

  • Apresentação da ideia de investigação. Se o estudante não realizar esta apresentação de acordo com as recomendações formuladas tem uma penalização de 1 valor na classificação final (se não entregar o resumo referido no ponto anterior não faz apresentação, nem é penalizado no corrente ponto).

  • Submissão do segundo relatório (segundo "draft") contendo a ideia de investigação, o objetivo, a pertinência, a revisão chave da literatura e as principais perguntas de investigação. Se o estudante não entregar um relatório de acordo com as recomendações formulada na data definida tem uma penalização de 2 valores na classificação final.

  • Apresentação do segundo "draft" da proposta de dissertação/relatório/projeto. Se o estudante não realizar esta apresentação de acordo com as recomendações formuladas tem uma penalização de 2 valores na nota final (se não entregar o relatório referido no ponto anterior não faz apresentação, nem é penalizado no corrente ponto).

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

Não há possiibilidade de melhorar a classificação.

Observações

Não há época de recurso.


Haverá uma página na plataforma Moodle especificamente dedicada a disponibilizar os videos das sessões pré-gravadas.

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