Código: | 2GE08 | Sigla: | BCA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 19 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Renata Blanc Esteves Bento de Melo | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Renata Blanc Esteves Bento de Melo | 3,00 |
Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais.
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I) Introdução à análise de um Business Case
a. Business Cases: estrutura, tipos e objectivos.
b. Abordagem recomendada para análise e resolução de um Business Case
II) Identificação e contextualização do problema inerente ao Business Case
a. Aspectos relevantes no domínio da contextualização de um problema
b. Frameworks relevantes.
III) Da identificação de soluções alternativas à recomendação final
a. Identificação de soluções alternativas e definição de critérios de selecção
b. Matrizes de decisão para apoio à identificação e selecção de soluções
c. Aspectos críticos do desenho de recomendações
d. Frameworks relevantes.
IV) Medição do impacto das recomendações.
a. Tipos de impactos: impactos organizacionais e impactos financeiros.
b. Conceitos fundamentais de análise de projectos. Cash Flow statements.
V) Desenho de um plano de implementação.
a. Estrutura e conteúdo de um plano de implementação
b. Frameworks relevantes.
VI) Identificação e análise de riscos.
a. Tipos de riscos
b. Resposta ao risco
c. Frameworks relevantes.
A disciplina será leccionada em inglês e terá cariz teórico-prático, mas será essencialmente prática.
As sessões teóricas terão como objectivo dotar os alunos de conhecimentos novos e relembrar conhecimentos aprendidos noutras disciplinas da licenciatura, essenciais à boa resolução de um Business Case.
A maioria das aulas será de cariz prático e consistirá na apresentação, por grupos de alunos, de soluções para Business Cases previamente seleccionados. Pretende-se que a maioria das aulas tenham um formato similar ao das competições internacionais de resolução de casos. Os alunos recebem os casos com antecedência, trabalham-nos fora de aula ou em aula e posteriormente fazem uma apresentação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 41,00 |
Trabalho de campo | 161,50 |
Total: | 202,50 |
Os alunos serão avaliados com base nas apresentações que efectuam ao longo do semestre. A avaliação será efectuada nos seguintes moldes:
70% em função do desempenho do grupo em cada apresentação, o qual será ajustado por uma avaliação intra-grupo. No início do semestre será apresentado aos alunos um formulário de avaliação. Após cada apresentação os alunos devem preencher o formulário e avaliar cada um dos colegas de equipa. A nota individual de cada apresentação é ajustada pela avaliação intra-grupo de cada aluno, segundo o seguinte critério: Se a avaliação individial média intra-grupo é:
* inferior à avaliação média do grupo entre 0.5 e 1 valores / correcção da nota em "-0.5" valores
* inferior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores / correcção da nota em "-1" valores
* inferior à avaliação média do grupo ientre 2 e 3 valores/ correcção da nota em "-2" valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 4 valores/ nota máxima 10 valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 5 valores/ nota máxima 8 valores
* superior à avaliação media do grupo entre 0.5 e 1 valores/ correcção de "+ 0.5" valores
* superior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores/ correcção de "+ 1" valor
* superior à media superior a 2 valores/correcção de "+2 valores"
20% da nota final pelo trabalho de research e apresentações de grupo e individuais efectuadas extra casos de estudo.
10% da nota final pelas capacidades de expressão do aluno, presença e participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e progresso evidenciado durante a disciplina.
70% Nota das Apresentações ajustada pela avaliação intra-grupo + 10% apresentações individuais e research + 20% soft skills , participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e evolução evidenciada nas aulas.
Não prevista
Não prevista