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Business Cases Analysis

Código: 2GE08     Sigla: BCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 19 Plano de estudos oficial 2 - 7,5 56 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renata Blanc Esteves Bento de Melo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Renata Blanc Esteves Bento de Melo 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case: 

a) identificar o(s) problema(s) em causa; 
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera; 
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor; 
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta; 
e) apresentar um plano de implementação; 
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta. 

Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case. 


Resultados de aprendizagem e competências

Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

none

Programa

I) Introdução à análise de um Business Case 
a. Business Cases: estrutura, tipos e objectivos. 
b. Abordagem recomendada para análise e resolução de um Business Case 

II) Identificação e contextualização do problema inerente ao Business Case 
a. Aspectos relevantes no domínio da contextualização de um problema 
b. Frameworks relevantes. 

III) Da identificação de soluções alternativas à recomendação final 
a. Identificação de soluções alternativas e definição de critérios de selecção 
b. Matrizes de decisão para apoio à identificação e selecção de soluções 
c. Aspectos críticos do desenho de recomendações 
d. Frameworks relevantes. 

IV) Medição do impacto das recomendações. 
a. Tipos de impactos: impactos organizacionais e impactos financeiros. 
b. Conceitos fundamentais de análise de projectos. Cash Flow statements. 

V) Desenho de um plano de implementação. 
a. Estrutura e conteúdo de um plano de implementação 
b. Frameworks relevantes. 

VI) Identificação e análise de riscos. 
a. Tipos de riscos 
b. Resposta ao risco 
c. Frameworks relevantes.

Bibliografia Obrigatória

Ostervalder, A. and Pigneur, Y.; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, , Wiley and Sons Inc., 2010

Bibliografia Complementar

van Assen, M., van den Berg, G. e Pietersma, P; Key Management Models: The 60+ models every manager needs to know, Pearson Education Limited, 2009. ISBN: 978-0-273-71910-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina será leccionada em inglês e terá cariz teórico-prático, mas será essencialmente prática. 

As sessões teóricas terão como objectivo dotar os alunos de conhecimentos novos e relembrar conhecimentos aprendidos noutras disciplinas da licenciatura, essenciais à boa resolução de um Business Case. 

A maioria das aulas será de cariz prático e consistirá na apresentação, por grupos de alunos, de soluções para Business Cases previamente seleccionados. Pretende-se que a maioria das aulas tenham um formato similar ao das competições internacionais de resolução de casos. Os alunos recebem os casos com antecedência, trabalham-nos fora de aula ou em aula e posteriormente fazem uma apresentação. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de campo 161,50
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Os alunos serão avaliados com base nas apresentações que efectuam ao longo do semestre. A avaliação será efectuada nos seguintes moldes: 

70% em função do desempenho do grupo em cada apresentação, o qual será ajustado por uma avaliação intra-grupo. No início do semestre será apresentado aos alunos um formulário de avaliação. Após cada apresentação os alunos devem preencher o formulário e avaliar cada um dos colegas de equipa. A nota individual de cada apresentação é ajustada pela avaliação intra-grupo de cada aluno, segundo o seguinte critério: Se a avaliação individial média intra-grupo é:
* inferior à avaliação média do grupo entre 0.5 e 1 valores / correcção da nota em "-0.5" valores
* inferior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores / correcção da nota em "-1" valores
* inferior à avaliação média do grupo ientre 2 e 3 valores/ correcção da nota em "-2" valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 4 valores/ nota máxima 10 valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 5 valores/ nota máxima 8 valores
* superior à avaliação media do grupo entre 0.5 e 1 valores/ correcção de "+ 0.5" valores
* superior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores/ correcção de "+ 1" valor 
* superior à media superior a 2 valores/correcção de "+2 valores"
 
20% da nota final pelo trabalho de research e apresentações de grupo e individuais efectuadas extra casos de estudo. 


10% da nota final pelas capacidades de expressão do aluno, presença e participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e progresso evidenciado durante a disciplina. 

Fórmula de cálculo da classificação final

70% Nota das Apresentações ajustada pela avaliação intra-grupo + 10% apresentações individuais e research + 20% soft skills , participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e evolução evidenciada nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não prevista

Melhoria de classificação

Não prevista

Observações

A disciplina ocorrerá maioritariamente em formato presencial. Devido à Covid 19, As aulas de trabalho de grupo decorrerão via Zoom com organização dos grupos em Breakout Rooms.
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