Desafio Quantitativo QTEM
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Gestão e administração |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
3 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
3,5 |
25 |
94 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Este curso procura providenciar aos alunos experiências reais de análise e tratamento analítico-quantitativo de dados organizacionais de apoio à tomada de decisões de gestão reais.
Resultados de aprendizagem e competências
Para além do desenvolvimento de capacidades analíticas e de tratamento de dados quantitativos em contexto de tomada de decisões organizacionais, o curso desenvolverá de capacidade de trabalho em grupos multiculturais e de interações académicas com outros alunos dispersos internacionalmente provindos de outras escolas de economia e gestão da rede QTEM (Quantitative Techniques for Economics and Management).
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de economia ou gestáo ao nível de licenciatura assim como de métodos matemáticos essenciais.
Programa
1. Introdução ao QTEM Data Challenge (QDC)
2. Análise preliminar do desafio corporativo QDC
3. Apresentação preliminar de resultados/solução ao desafio QDC
4. Apresentação final de resultados/solução ao desafio QDC
5. Elaboração de relatório final sobre o desafio QDC
Bibliografia Obrigatória
Charles A. Gallagher;
Quantitative methods for business decisions. ISBN: 0-07-022751-9
Bibliografia Complementar
David R. Anderson, Dennis J. Sweeney, Thomas A. Williams, Jeffrey D. Camm and James J. Cochran; Quantitative Methods for Business 13th Edition, Cengage Learning, 2015. ISBN: 978-1285866314
Isa Engleberg and Dianna Wynn; Working in Groups: Communication Principles and Strategies (Subscription), 7th Edition, Pearson, 2017. ISBN: 9780134415550
Louise Swift and Sally Piff ; Quantitative methods for business, management and finance, 4th Edition, Palgrave Macmillan, 2014. ISBN: 978-1137376558
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Interações de coaching com tutores corporativos e académicos, dinâmica de grupo e interações entre alunos, apresentações orais, frequência de workshops especializados em metodologias analíticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho de campo |
30,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
24,50 |
Total: |
94,50 |
Obtenção de frequência
Todos os alunos incritos têm acesso à a realização de projecto e correspondente relatório escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação 100% baseada na preparação do relatório Final sobre o projeto desafio QDC (QTEM Data Challenge)
Observações
Não existe época de recurso nesta disciplina.