Gestão Estratégica Avançada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
43 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
4 |
28 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta disciplina pretende facultar uma perspetiva integrada das diversas componentes que integram uma estratégia. Durante as sessões, serão introduzidas um conjunto de conceitos, ferramentas e modelos, que permitam desenvolver uma estratégia efetiva. Estes objetivos serão atingidos atratvés da utilização de casos de estudo, discussões em aula e leitura de artidos, que promoverão o pensamento crítico e a discussão em aula de matérias de gestão estratégica.
O curso é focado no desenvolvimento das competências de estratégia dos alunos, alavancando na apresentação e discussão de casos de referência internacional na vertente das diversas práticas estratégicas.
No final do curso, os alunos deverão ser capazes de desennhar e implementar estartégis efetivas, adaptando conceitos e modelos lecionados em aula à experiência real.
Resultados de aprendizagem e competências
No âmbito da disciplina, os alunos irão aprender:
- como desenvolver uma estratégia efetiva;
- como pensar de forma estratégica;
- como ter uma perspetiva integrada do domínio da estratégia;
- a desenvolver uma perspetiva alargada sobre a Posição Estratégica, as Escolhas Estratégicas e a Estratégia em Ação;
- conceitos, modelos e ferramentas para desempenharem uma função de estratega.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
0. Detalhes Administrativos
1. Introdução à Estratégia
2. O porquê de estudar Estratégia
3. O Processo Estratégico
4. Exemplos de Documenros de Estratégia
5. Gestão Estratégica Avançada
5.1. Optimização de Portfolio
5.2. Posicionamento Estratégico
5.3. Recursos Internos e Competências
5.4. Estratégia em Ambientes de Incerteza
6. Execução Estratégica
7. Estratégia Corporativa
8. Comentários Finais
Casos (Singapore Airelines, Yellow Tale, Pixar)
Bibliografia Obrigatória
Gerry Johnson, Richard Whittington, Dr Duncan Angwin, Patrick Regner, Kevan Scholes; Exploring Strategy, 10th Edition, Pearson, 2013. ISBN: 978-1292002545
Bibliografia Complementar
Martin Reeves, Knut Haanaes, Janmejaya Sinha; Your Strategy Needs a Strategy, Harvard Business Review Press, 2016
Besanko, David, Dranove, David, Shanley, Mark, Schaefer; Economics of Strategy, 2013
Robert M. Grant ; Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases Edition 9th Edition, 2016. ISBN: 978-1119120841
Peter FitzRoy, James M. Hulbert, Timothy O'Shannassy; Strategic Management: The Challenge of Creating Value 3rd Edition, 2016. ISBN: 978-1138849242
W. Chan Kim, Renée Mauborgne; Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, 2015
Andrew Campbell, Michael Goold, Marcus Alexander, Jo Whitehead; Strategy for the Corporate Level: Where to Invest, What to Cut Back and How to Grow Organisations with Multiple Divisions, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Este curso inclui uma combinação de palestras, discussões e análise de casos, o que permitirá aos alunos desenvolverem estratégias efetivas.
Palestras
As aulas constituirão oportunidades para que os alunos possam aprender as melhores práticas de estratégia a nível mundial, bem como os conceitos de negócio mais relevantes, combinando uma componente teórica com uma forte componente prática.
Casos de Estudo
Serão utilizados em aula diversos casos de estudo, de forma a ilustrar diversos tópicos de estratégia lecionados.
O objetivo da análise dos casos de estudo é proporcionar um conhecimento integrados dos conceitos e ferramentas, articulando os vários tópicos discutidos em aula.
Os alunos devem ler os casos antes da respetiva aula e estarem preparados para os discutir. A participação na aula é muito importante. Por favor preparem a aula através da leitura do caso respetivo. Partilhem em aula, com o resto da turma, as vossas experiências mais relevantes.
Trabalho de Grupo
O Trabalho de Grupo permitirá aos alunos:
- desenvolverem, em maior profundidade, o seu conhecimento num tópico específico;
- aplicarem conceitos, modelos e frameworks a casos reais;
- partilharem conhecimento através da discussão em pequenos grupos;
- desenvolverem competências de trabalho em equipa.
Leituras
Serão publicados no Sigarra diversos artigos e ensaios. Estes materiais são de leitura complementar e não serão necessários para o exame.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Estudo autónomo |
72,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Independentemente da classificação obtida no Trabalho de Grupo, a aprovação à disciplina implica uma classificação de pelo menos 8 valores em 20 no exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação: Combinação de um Trabalho de Grupo (TG) com um Exame Final (EF).
Tipo de Avaliação: 50%TG + 50%EF
Melhoria de Classificação: Neste caso o exame de recurso representará 100% da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de Grupo:
Os alunos devem selecionar e analisar uma decisão estratégica tomada por uma empresa, aplicando os conceitos, modelos e ferramentas lecionados em aula. Exemplos: Operação de Fusão ou Aquisição, Internacionalização, Decisões de Portfolio,...
Tipicamente, os Projetos envolvem a análise das seguintes componentes: (1) enquadramento e contexto, (2) abordagem da empresa à decisão estratégica, (3) fundamentação da opção estratégica, perspetiva crítica sobre a mesma e análise vs concorrência, (4) recomendações finais.
A informação necessária ao projeto pode ser obtida via fontes de informação primárias e secundárias (exemplo: entrevistas a colaboradores da empresa). Apesar de existir muita informação disponível na imprensa e em digital, uma grande parte é superficial. Garantam que o relatório evita clichés e mantenham-no direto, relevante, com conteúdo e centrado no problema em análise.
Os alunos devem trabalhar em grupos com um número máximo de 5 elementos.
O trabalho tem um limite máximo de 25 páginas (12 fonte Time Roman, 1 inch margem em todos os lados) incluindo apêndices e adendas.
O Trabalho de Grupo será avaliado nas seguintes dimensões: (1) grau de insight vertido no relatório, (2) grau de aplicação dos conceitos e modelos discutidos em aula, e (3) qualidade das recomendações, da análise e da respetiva fundamentação das mesmas.
A data de entrega do Trabalho de Grupo é a do exame.
Melhoria de classificação
Existirá um exame extra relativo à época de recurso e melhoria de nota. No que se refere a este regime, o Trabalho de Grupo não será considerado.