Marketing Business2Business
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
52 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
3,5 |
27 |
94,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.
Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
1) Identificar as especificidades do Marketing B2B vs o Marketing B2C
2) Compreender os principais elementos da abordagem de interação e como usá-los
3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes
4) Auditar relacionamentos
5) Compreender o conceito de ciclo de vida do cliente
6) Explorar diferentes fontes de valor dos clientes
7) Compreender e identificar diferentes formas de avaliar e gerir a rentabilidade dos clientes
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I – Marketing Business-to-Business
· Especificidades do Marketing B2B
· Orientação para o cliente, satisfação e valor
· Processo e grupo de compra
· Segmentação, Targeting e Posicionamento
· Definição da USP (unique selling proposition)
II – Os relacionamentos B2B
· Os relacionamentos como activos das empresas
· Auditoria da oferta
· Ciclo de vida do relacionamento
· Auditoria do relacionamento
pág. 3
III – O Marketing B2B em contexto de rede
IV – Gestão de Carteiras
V – Customer Life time Value I – Marketing Business-to-Business
Bibliografia Obrigatória
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; The Business Marketing Course – Managing in Complex Networks, 2006
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; Managing Business Relationships (2nd edition), 2003
Brennan, R., Canning, L., McDowell, R. ; Business-to-Business Marketing, Advanced Marketing Series, 2007
Murphy, J.; Converting customer value : from retention to profit, Wiley, 2006
Bibliografia Complementar
Hakansson, Ford, Gadde, Snehota and Waluszewski; Business in Networks, John Wiley & Sons Ltd, UK., 2009. ISBN: 978-0-470-74963-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com
a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as
técnicas são corporizadas em diferentes contextos, tornando mais clara a sua
aplicabilidade prática.
Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua
aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim,
as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias:
Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com
aplicações práticas dos mesmos
Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada
das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
0,00 |
Exame |
0,00 |
Prova oral |
0,00 |
Teste |
55,00 |
Trabalho de campo |
45,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
0,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
0,00 |
Elaboração de projeto |
0,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
0,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Realização de Estágio |
0,00 |
Trabalho de campo |
25,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho escrito |
14,00 |
Trabalho laboratorial |
0,00 |
Total: |
95,00 |
Obtenção de frequência
No minimum attendance is required for approval purposes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste: 55%
Resolução dos casos: 45%
A aprovação na disciplina obriga a uma nota mínima de 8 valores no trabalho de grupo e no teste.
A nota final pode ser majorada aé ao máximo de um valor de acordo com a participação nas aulas.
A participação na apresentação e discussão dos casos é obrigatória é obrigatória. A não participação implica uma penalização de 10% na nota do trabalho de grupo.
A avaliação inclui uma componente de avaliação intragrupo.
A disciplina não tem exame na época normal.
Melhoria de classificação
Exame na época de recurso.
As classificações do trabalho de grupo e da participação nas aulas não são consideradas neste caso.