Código: | 2GE05 | Sigla: | PM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 51 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Carlos José Cabral Cardoso | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Carlos José Cabral Cardoso | 3,00 |
(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e preparar os estudantes para melhor perceber os grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.
(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o “factor humano” seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e no ambiente social e económico em que as organizações operam.
(1) Interpretar as diferentes conceptualizações da gestão das pessoas, e examinar criticamente e comparar as suas contribuições e implicações para o bem-estar individual e o desempenho das organizações.
(2) Relacionar as práticas de gestão das pessoas com a estratégia competitiva do negócio.
(3) Examinar as mudanças associadas às novas relações de trabalho e desenvolvimentos tecnológicos, e os desafios que representam para a gestão das pessoas e para a relação trabalho-vida
(4) Identificar os fatores críticos associados às principais actividades de gestão operacional de recursos humanos, e comparar as contribuições e limitações dos principais instrumentos utilizados nessas operações
(1) Evolução das relações de trabalho e da gestão das pessoas nas organizações. O modelo 'gestão de recursos humanos' como paradigma dominante na gestão da força de trabalho. Variantes 'hard' e 'soft' do modelo.
(2) Gestão de pessoas e desempenho organizacional. As abordagens das ‘melhores práticas’ e da ‘melhor integração’. Práticas inconsistentes e percepções de injustiça. Bem-estar individual e desempenho. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Sistemas de gestão de recursos humanos. Segmentação da força de trabalho.
(3) Gestão das pessoas e estratégia competitiva do negócio. Estratégias baseadas no mercado. Estratégias baseadas nos recursos.
(4) As novas relações de trabalho. Relação típica de emprego. Trabalho contingente e relações atípicas de trabalho subordinado. Flexibilidade. Precariedade. Externalização. Relações de trabalho triangulares. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. Plataformas digitais. Diversidade da força de trabalho. O impacto da transformação digital nas relações de trabalho e na relação trabalho-vida.
(5) Gestão operacional: atracção, desenvolvimento e retenção de talentos.
Apresentação pelo docente dos conceitos essenciais associados a cada uma das temáticas, e referência às diferentes perspectivas e tradições presentes na literatura.
Análise e discussão de pequenos casos e exercícios e de outros materiais audiovisuais. Os estudantes são incentivados a participar activamente na discussão e integrar os conceitos adquiridos na análise dos casos.
Trabalho individual e de grupo (estudo empírico com trabalho de campo), com o objectivo de promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise crítica por parte dos estudantes. Detalhes sobre os trabalhos serão indicados nas aulas. Os trabalhos devem ser entregues com cópia em papel e enviados para o docente em ficheiro, sendo apresentados e discutidos em aula.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 30,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,50 |
Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 18,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 202,50 |