Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Título
Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2019
Autores
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-6
CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Braga, 12 e 13 de julho de 2018
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): É hoje relativamente consensual considerar que os cursos de formação inicial de professores devem ambicionar a criação de um novo perfil de profissionalidade docente que acentue as dimensões de trabalho colaborativo entre docentes e de investigação sobre o ensino. Foi com base neste ponto de partida que estruturámos a unidade curricular (UC) de Investigação Educacional, disciplina da componente de formação geral dos Mestrados em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em funcionamento desde o ano letivo 2008-2009. No âmbito desta UC os alunos, organizados em grupos de trabalho, desenvolvem um projeto de investigação sobre um tema relacionado com a educação e o ensino que é realizado ao longo do semestre. O trabalho de grupo é organizado de acordo com a aprendizagem baseada na investigação e com os princípios do Learning Together, um modelo específico de aprendizagem cooperativa. Os resultados obtidos até à data permitem concluir que, de uma forma geral, os estudantes avaliam positivamente o funcionamento da UC. A taxa de aprovação aproxima-se dos 100% e as classificações médias finais atingem valores expressivos.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Relatório Técnico
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Enquadramento teórico, institucional e estatístico dos cuidados sociais a idosos em módulo de questões para cuidados aos idosos em Portugal (2013)
Relatório Técnico
Lopes, Alexandra ; Fonseca, António ; Martin, José Ignácio ; Dias, Isabel ; São José, José Manuel ; Santos, Paulo Jorge ; Ferreira, Pedro Moura ; Lemos, Rute ; Pereira, Sandra

Ver todas (107)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-29 às 20:57:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2