Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Teixeira dos Santos apresenta os desafios económicos de Portugal

Teixeira dos Santos apresenta os desafios económicos de Portugal

UM OLHAR OBJETIVO SOBRE O PASSADO COM OS OLHOS POSTOS NO FUTURO

Fernando Teixeira dos Santos é o português que, em democracia, exerceu durante mais tempo o cargo de ministro das Finanças: cinco anos e onze meses completos, de 21 de julho de 2005 a 21 de junho de 2011. Este é também o conturbado período que antecipou o terceiro pedido de resgate financeiro de Portugal ao Fundo Monetário Internacional, no qual Teixeira dos Santos teve um papel decisivo. «Ficar-lhe-emos a dever, para sempre, a clarividência que o levou a impedir o default da República, opondo-se a um primeiro-ministro cego, surdo e atraído pelo abismo», escreve Daniel Bessa, no prefácio de Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios, que chega às livrarias a 20 de janeiro.
«É minha convicção que já se passaram anos suficientes para que, de regresso às funções de professor de Economia, possa olhar para esses períodos com o necessário distanciamento e, consequentemente, poder refletir sobre eles com maior objetividade. É esse o meu propósito», manifesta Teixeira dos Santos. Numa linguagem extremamente simples, acessível à generalidade dos leitores, Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios é um livro corajoso sobre a economia portuguesa, uma análise objetiva assente em dados estatísticos, que visa dar resposta aos grandes desafios para o futuro de Portugal: a produtividade, o equilíbrio externo e as finanças públicas. Um livro para todos quantos se preocupam com o progresso e o futuro de Portugal.
 
O lançamento de Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios decorre a dois tempos, em Lisboa e no Porto, a 19 e 20 de janeiro, respetivamente. Em Lisboa, com apresentação de Daniel Bessa, a sessão terá lugar na FNAC Colombo; no Porto, além do autor do prefácio, a sessão conta ainda com apresentação do Professor Álvaro Aguiar, coordenador do Grupo de Economia da FEP, sendo o acolhimento feito pelo Professor José Varejão, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde decorre o evento.

Sinopse:
Num livro de economia destinado ao público em geral – aos que desejem iniciar-se nos temas económicos e financeiros e, também, àqueles já familiarizados com estes assuntos –, Fernando Teixeira dos Santos desenvolve uma análise rigorosa, assente em dados estatísticos, da evolução da economia portuguesa desde meados do século xx até aos nossos dias. Fá-lo com o propósito de ilustrar a situação de Portugal quanto a três desafios fundamentais que têm condicionado o seu progresso ao longo das últimas décadas: produtividade, equilíbrio externo e finanças públicas. Apoiado em diversas fontes de informação, com recurso a vários gráficos, quadros ilustrativos e sínteses conclusivas que ajudam a melhor compreender a evolução dos indicadores utilizados, Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios é um olhar objetivo sobre o passado com os olhos postos no futuro, tendo como preocupação definir estratégias para vencer estrangulamentos estruturais que persistem há décadas.

Sobre o autor:
Fernando Teixeira dos Santos licenciou-se em Economia em 1973 na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, ano em que iniciou funções docentes nesta universidade. Em 1985, doutorou-se em Economia na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Foi, desde 1991, professor associado da Faculdade de Economia do Porto, tendo sido, entre 1992 e 1995, presidente do Conselho Científico. Foi membro do CEMPRE – Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão e consultor da Comissão de Coordenação da Região Norte. A sua atividade letiva e científica tem sido desenvolvida nas áreas de Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira, Economia e Finanças Públicas e Métodos de Previsão. Entre 1995 e 1999, foi secretário de Estado do Tesouro e das Finanças. Entre 2000 e 2005, foi presidente da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e presidente do Comité Executivo da International Organization of Securities Commissions até 2004. Entre 2005 e 2011, ocupou os cargos de ministro de Estado e das Finanças, acumulando, durante alguns meses, a pasta de ministro da Economia e da Inovação. Foi coordenador do MBA Executivo e do Magellan MBA da Porto Business School entre 2013 e 2016 e foi presidente da Comissão Executiva do EuroBic de 2016 até 2020. Em 1998 obteve o Distinguished Alumnus Award, da Darla Moore School of Business, Universidade da Carolina do Sul e, em 2017, a Faculdade de Economia do Porto atribuiu-lhe o Prémio Carreira. Agraciado, em 2005, como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2015, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.


Sessão de apresentação na FEP
20 de janeiro, 18h00
Confirmações de presença devem ser enviadas para o endereço: comunicacao-editora@bertrand.pt.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-25 às 15:12:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais
SAMA2