Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > UFC-PEDM
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Princípios de Econometria - Dados, Métodos e Aplicações

Curso | Princípios de Econometria - Dados, Métodos e Aplicações A criação desta unidade de formação pretende responder, a um nível introdutório, à necessidade de conhecimento de metodologias empíricas assentes em modelos econométricos utilizáveis na resolução de problemas reais em economia e/ou gestão. Esta necessidade resulta da crescente disponibilidade de dados individuais produzidos por todo o tipo de organizações que que necessitam de profissionais capazes de extrair conhecimento e valor a partir dessa informação.
Destinatários
Titulares do grau de licenciado em qualquer área do conhecimento que não possuam conhecimentos anteriores de Econometria ou pretendam refrescar o conhecimento anterior de modo a poderem, após a frequência da formação, autonomamente ou no âmbito de formação adicional conferente de grau, aprofundar os conhecimentos nesta área.


Condições específicas de ingresso:
Ser titular de grau de licenciado ou equivalente.

Critérios de seriação:
1. Prioridade* a maiores de 23 anos;

2.1. Curriculum profissional (70%).
2.2. Curriculum académico e/ou científico (30%);

*A presente formação prioriza a admissão de maiores de 23 anos (à data de início da formação), pelo que os candidatos com menor idade poderão ser admitidos, porém, apenas serão seriados após a admissão de todos os eventuais candidatos maiores de 23 anos.

Critério de Desempate:
Prioridade à maior idade

Vagas:
42
(N.º mín. de formandos - 10)

Datas Importantes:

Afixação de resultados definitivos (1ª e 2ª fases) – 24/05/2024
Realização de matrículas (1ª e 2ª fases) – 19 a 25/06/2024

Resultados definitivos aqui.

Período de formação:  Dias 5, 6, 8, 9, 10 e 11 de julho de 2024
Horário: pós-laboral (segunda a sexta 18h00-21h30, sábado 9h00-12h30)
Modalidade de ensino: presencial.

Propina

Público em geral*: 250¤
Alumni e colaboradores da UPorto*: 200¤
Estudantes da UPorto*: 150¤
*
Ao valor da propina acresce 2¤ de Seguro Escolar

Bolsas
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.

- Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso (**).
- Valor pecuniário da bolsa individual | ¤120 para cada bolsa
(**)
O n.º de bolsas disponíveis para a 2ª fase é o sobrante da 1ª fase


Objetivos

Objetivos: conhecer as metodologias econométricas básicas utilizadas na resolução de problemas reais em economia e gestão e permitir utilizá-las autónoma e criticamente.

Áreas de Especialização

Economia

Competências Profissionais

A presente unidade de formação recorrerá a uma metodologia de ensino que combinará aulas expositivas com métodos assentes na resolução de problemas (formulação de hipóteses, modelização do problema, recolha e interpretação de dados, estratégia de estimação, análise crítica de resultados e reporte); e ainda a realização de trabalhos de grupo e individuais.

A componente expositiva da unidade de formação permitirá que aos formandos a aquisição e/ou desenvolvimento de conhecimentos associados às metodologias econométricas básicas.

A componente expositiva será conjugada com a resolução de problemas reais em economia e gestão e possibilitando a aplicação autónoma e crítica de metodologias econométricas básicas. A combinação destas metodologias (expositiva e prática) fomentará o desenvolvimento de competências analíticas e de tomada de decisão mais informada.

A realização de trabalhos de grupos e individuais, além de permitir a integração e aplicação prática do conhecimento adquirido, potenciará o desenvolvimento de soft skills, nomeadamente aquelas associadas à cooperação e trabalho de equipa.

Saídas Profissionais

A formação destina-se a titulares do grau de licenciado em qualquer área do conhecimento que não possuam conhecimentos anteriores de Econometria ou pretendam refrescar o conhecimento anterior de modo a poderem, após a frequência da formação, autonomamente ou no âmbito de formação adicional conferente de grau, aprofundar os conhecimentos nesta área.

Informações

Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionadas com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto. Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

A presente edição da formação é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».


Contactos

Serviços Académicos
sa_dout@fep.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Anabela Carneiro
Sigla: UFC-PEDM
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2023/2024
Duração: 81 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Princípios de Econometria - Dados, Métodos e Aplicações (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-13 às 16:21:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2