Compreender os fundamentos do blockchain e dos NFTs, através da análise da sua origem, evolução e impacto como tecnologias disruptivas, preparando os estudantes para interpretar os princípios subjacentes à sua criação e adoção;
Explorar as principais arquiteturas e plataformas blockchain, desde os modelos de camada única como o Bitcoin, até aos sistemas programáveis como o Ethereum, aprofundando o funcionamento técnico das soluções descentralizadas e dos contratos inteligentes;
Analisar a evolução e os casos de uso do metaverso, avaliando o papel das tecnologias facilitadoras e o potencial de integração com modelos económicos digitais emergentes;
Avaliar criptoativos e aplicações descentralizadas (dApps), dotando os participantes de competências para a análise crítica de ativos digitais e das infraestruturas que os suportam, com enfoque na sua relevância para decisões estratégicas, investimento e inovação.
Economia: análise do impacto económico e institucional das tecnologias blockchain, bem como dos seus efeitos nos mercados e na estrutura dos incentivos;
Gestão: aplicação de soluções baseadas em blockchain e NFTs à inovação organizacional, novos modelos de negócio e cadeias de valor digitais;
Finanças: avaliação de criptoativos, contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi), com enfoque nos riscos, métricas e decisões de investimento;
Sistemas de Informação e Inovação: compreensão técnica e estratégica das infraestruturas digitais que suportam a descentralização, tokenização e automação de processos;
Marketing e Comportamento do Consumidor: exploração das potencialidades dos NFTs e do metaverso para criar novas formas de envolvimento, experiência e fidelização de clientes.
Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes desenvolverão um conjunto de competências profissionais fundamentais para atuar em ambientes organizacionais e de mercado impactados pela transformação digital. Em particular, serão capazes de:
Compreender os conceitos-chave e a linguagem técnica associada ao ecossistema blockchain e à economia digital;
Identificar oportunidades de aplicação prática de tecnologias descentralizadas em contextos empresariais, financeiros e institucionais;
Analisar e interpretar informação sobre criptoativos, NFTs e aplicações emergentes com espírito crítico e base em fundamentos económicos e tecnológicos;
Trabalhar em equipa no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras, integrando conhecimentos multidisciplinares;
Comunicar de forma clara, estruturada e eficaz ideias e propostas ligadas à aplicação destas tecnologias em diferentes domínios profissionais.
Estas competências são relevantes para profissionais que pretendem atuar em áreas como consultoria, inovação empresarial, análise de investimentos, desenvolvimento estratégico, marketing digital ou gestão de produtos tecnológicos.
Embora esta unidade curricular não confira uma especialização formal, proporciona uma base sólida paraa compreensão e aplicação de tecnologias emergentes com impacto crescente nos setores económico eempresarial.
As competências desenvolvidas poderão ser particularmente relevantes para estudantes e profissionaisque pretendam:
Este curso decorre em regime b-learning, combinando sessões online e presenciais. O plano inclui duassessões online de 3 horas, a realizar em datas anteriores ao início da componente presencial intensiva.
Ao longo do curso estão previstas sessões práticas (hands-on) e atividades de caráter social, quevisam promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos e o convívio entre participantes.
Sujeito a processo académico e mediante aprovação pelos respetivos Conselhos Científicos de curso, osECTS atribuídos neste curso intensivo poderão ser creditados como Unidades CurricularesOpcionais Livres, conforme identificado em edital próprio.
Docente Responsável: Fábio Duarte (fduarte@fep.up.pt)
Processo académico / questões relacionados com mobilidade in: Filipa Simões (erasmus_in@fep.up.pt)
Docente Responsável: | Fábio Duarte |
Sigla: | UFC-BNFT |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2024/2025 |