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Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia

Dados Gerais

Código Oficial: MA76
Sigla: MEEE

Diplomas

  • Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Económica da Conjuntura

2M3E05 - ECTS

A Unidade Curricular (UC) de Análise Económica da Conjuntura tem por principal objectivo dotar os licenciados em Economia ou Gestão, com responsabilidades futuras de gestão empresarial, dos conhecimentos necessários para compreenderem a envolvente macroeconómica actual e previsível para a sua empresa.

Avaliação de Empresas

2M3E22 - ECTS Dotar os alunos de conhecimentos sobre os instrumentos de análise de avaliação de empresas que permitam elaborar e apreciar de forma crítica, propostas de aquisição de negócios já existentes. Sensibilização dos participantes para as condições necessárias para que a aquisição de empresas possa acrescentar valor a uma organização, dos factores de risco que devem ser tomados em consideração e das consequências contabilísticas deste tipo de operações

Econometria

2M3E03 - ECTS Pretende-se que os alunos dominem as principais técnicas para estimação de modelos lineares, nomeadamente mínimos quadrados, e variáveis instrumentais. Deverão também aprender a utilizar um software econométrico que lhes permita fazer aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Economia da Estratégia

2M3E02 - ECTS O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes um conhecimento aprofundado dos fundamentos económicos das decisões estratégicas que as organizações enfrentam. O conteúdo foi organizado de modo a cobrir todos os tópicos necessários para um conhecimento exaustivo da estratégia empresarial, desde a teoria económica da estratégia até à aplicação de modelos microeconómicos e da teoria dos jogos aos desenho e avaliação da estratégia. Todos os tópicos relevantes para os processos estratégicos contemporâneos, das estratégias-preço à I&D e inovação são abrangidos pelo programa. A cobertura temática assegura o domínio da disciplina, enquanto que as metodologias de ensino (aulas, discussão em sala e estudos de casos) asseguram a capacidade de utilização os conhecimentos teóricos para compreender e discutir criticamente opções estratégicas concretas e oferecer consultoria em estratégia.

Economia das Organizações

2M3E01 - ECTS
O objetivo da unidade curricular é apresentar o modo como o raciocínio económico e o método da Economia podem ser utilizados para estudar e compreender a natureza das organizações, a sua estrutura e processos internos e o comportamento de indivíduos e grupos no seu interior. Aborda-se o papel dos gestores nas organizações, bem como a relação entre desenho organizacional e estrutura de mercado e estratégia.
O objetivo principal é ajudar os estudantes a compreender a análise inerente à economia das organizações, porque é que as empresas existem, como é que se organizam e coordenam as suas atividades de formas a serem competitivas.

Microeconometria

2M3E04 - ECTS Familiarizar o aluno com as principais técnicas utilizadas para análise de microdados seccionais nomeadamente para lidar com situações em que a variável dependente é discreta, parcialmente discreta, ou relativa a dados de duração.

Projeto 1

2M3E07 - ECTS

Introduzir competências e ferramentas de desenvolvimento de um projeto empreendedor, da definição do modelo de negócio/ sustentabilidade à implementação.
Capacitar para o trabalho em equipa, do brainstorming à resolução de conflitos;  Estimular o planeamento e reflexão estratégica, segundo uma abordagem multidisciplinar e tendo em conta questões de natureza ética e de impacto.

Seminário 1

2M3E06 - ECTS
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em casos concretos apresentados por oradores convidados em temas relacionados com a economia da estratégia e da empresa. 
O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de discutir criticamente assuntos de interesse para a sua formação curricular e carreira profissional e que sejam capazes de integrar conhecimentos e adotar abordagens multidisciplinares aos problemas com que se confrontem.

 


Economia Digital

2ME10 - ECTS A Unidade Curricular visa fornecer bases sólidas para a análise económica de modelos de negócio no setor digital. Serão apresentados conceitos introdutórios e desenvolvidos modelos analíticos (teoria dos jogos) que permitam compreender as especificades das estratégias das empresas e plataformas que atuam em ambiente digital, identificando as suas implicações em matéria de concorrência e bem-estar dos consumidores.

Economia Mundial

2M3E08 - ECTS A presente unidade curricular pretende dotar os estudantes de conhecimentos sobre alguns dos principais aspetos da realidade económica mundial, em constante mudança, e elevar a sua capacidade de discutir criticamente as grandes tendências atuais e antecipar cenários para a sua evolução.

Estratégia Empresarial

2M3E09 - ECTS

O programa percorre todos as dimensões da análise e implementação da estratégia, construindo a partir de fundamentos teóricos adquiridos na unidade curricular  de Economia da Estratégia. Os estudantes operacionalizarão esses conhecimentos e compreenderão o modo com as opções estratégicas são feitas e a estratégia é implementada. Será colocada ênfase nas diversas fases do processo estratégico e da implementação da estratégica, preparando os estudantes para serem consultores de estratégia.

Fusões, Aquisições e Reestruturações

2M3E24 - ECTS

O principal objectivo desta unidade curricular é introduzir os alunos à análise de tópicos de fusão, aquisição e reestruturação de empresas que possam permitir quer uma análise de operações concretas na sua práctia profissional como uma indentificação de possíveis questões de pesquisa académica.



Inteligência de Negócios

2M3E10 - ECTS

A unidade curricular organiza-se em duas partes com o objetivo de dotar o estudante, quer da compreensão de Business Intelligence enquanto aparato tecnológico de aplicações para a recolha, armazenamento e análise de informação, mas também sobre a partilha da informação e o seu uso para efeito de controlo das operações e da execução da estratégia.

Assegura-se assim que o estudante terá um conhecimento dos sistemas de controlo de gestão nas perspetivas da sua concepção, operacionalização e utilização, mas também que conhece os sistemas de informação na perspectiva das tecnologias de informação e da sua arquitetura e governo.

Métodos Analíticos

2M3E11 - ECTS

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve:

Conhecer:

  1. Estruturar informação em bases de dados multidimensionais
  2. os vários tipos de tarefas de extração de conhecimento de dados (Data Mining);
  3. conhecer os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa;

e ser capaz de:
a)aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados;

b) avaliar os resultados e compreender os métodos estudados.

 

Modelação da Procura

2ME33 - ECTS A UC tem por objetivo introduzir à modelação económica da função procura de escolhas discretas, da sua estimação e utilização em previsão de mercado e como instrumento de
elaboração de política económica.
Neste âmbito, os principais objetivos da UC são:
1. Caracterizar de forma sistemática as formas alternativas de modelizar a procura de elementos discretos identificando a teoria económica subjacente
2. Conhecer os elementos e os princípios de desenho de um inquérito de
preferências declaradas, com base no desenho de experiências estatísticas
(delineamento experimental)
3. Conhecer os diferentes procedimentos econométricos de estimação de modelos de escolha discreta com dados de preferências declaradas, preferências reveladas e com dados agregados
4. Identificar as múltiplas aplicações das metodologias abordadas e o seu
enquadramento na teoria económica

Negócio Internacional

2M3E23 - ECTS
  • Conhecer o enquadramento, principais tendências e desafios relativos a Internacionalização e MNEs - na interface entre a Economia, Geopolítica e Tecnologia

  • Dominar conceitos e ferramentas relacionadas com MNEs e Internacionalização
  • Compreender motivações para a internacionalizaçã
  • Conhecer opções estratégicas subjacentes à internacionalização
  • Entender a MNE moderna e o seu impacto
  • Conhecer o quadro regulatório inerente às MNEs e ao (IDE) e as respetivas instituições e políticas .

Projeto 2

2M3E13 - ECTS

Introduzir competências e ferramentas de desenvolvimento de um projeto empreendedor, da definição do modelo de negócio/ sustentabilidade à implementação.
Capacitar para o trabalho em equipa, do brainstorming à resolução de conflitos;  Estimular o planeamento e reflexão estratégica, segundo uma abordagem multidisciplinar e tendo em conta questões de natureza ética e de impacto.

Seminário 2

2M3E12 - ECTS
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em casos concretos apresentados por oradores convidados em temas relacionados com a economia da estratégia e da empresa. 
O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de discutir criticamente assuntos de interesse para a sua formação curricular e carreira profissional e que sejam capazes de integrar conhecimentos e adotar abordagens multidisciplinares aos problemas com que se confrontem.

 


Sustentabilidade e Impacto

2M3E26 - ECTS As Empresas desempenham um importante papel no desenvolvimento dos territórios onde se inserem, gerando impactos económicos, sociais e ambientais, e influenciando modelos de governança, que devem ser devidamente avaliados e monitorizados. É objetivo desta unidade curricular compreender a gama de potenciais impactos gerados pelas empresas, antecipá-los, planeá-los e quantificá-los, de forma que os efeitos positivos possam ser maximizados, nomeadamente em prol de uma maior sustentabilidade. Por outro lado, em face dos atuais desafios globais e geopolíticos, bem como de um quadro normativo cada vez mais exigente, é esperado que as empresas incorporem nas suas atividades os princípios do desenvolvimento sustentável, e se assumam, elas próprias, como modelos de sustentabilidade. Neste sentido, esta unidade curricular pretende, também, dotar os estudantes das competências e conhecimento necessários sobre a gestão da sustentabilidade empresarial, incluindo a forma como esta pode ser usada como um vetor para a criação de valor nas empresas.

Análise de Decisão

2M3E15 - ECTS Dominar os principais conceitos, técnicas e métodos de apoio à tomada de decisão.

Aplicação dos referidos métodos a problemas concretos.

Economia Comportamental

2M3E14 - ECTS
A Economia Comportamental combina ensinamentos das áreas da Psicologia e da Economia, tendo em vista compreender a forma como as pessoas processam informação e tomam decisões, dando particular atenção aos desvios comuns relativamente às decisões puramente racionais e baseadas no interesse individual.

O objetivo principal desta unidade curricular é consciencializar futuros decisores (economistas, gestores, consultores ou políticos) acerca destes desvios e dos processos psicológicos que a eles conduzem, tendo em vista a sua consideração na definição de estratégias de marketing, na gestão de recursos humanos e na tomada de decisão em geral.

Empreendedorismo

2M3E17 - ECTS

Compreender o empreendedorismo nas suas diferentes formas.

Compreender a evolução histórica do empreendedorismo e o seu lugar na teoria económica;

Identificar e discutir criticamente oportunidades, constrangimentos, desafios e tendências do empreendedorismo nos dias de hoje.

Ética Empresarial

2M3E18 - ECTS O objectivo desta unidade corricular é dar aos alunos uma visão geral da ética empresarial, da sua relevancia para as empresas e para a sociedade
Será abordada a ligação entre ética, responsabilidade social e sustentabilidade e os instrumentos de gestão da ética numa organização.
O curso tem uma vertende de auto reflexão e de identificação dos próprios valores e preparação para a tomada de decisão ética.

Gestão Internacional

2M3E25 - ECTS Este curso aborda as principais questões e desafios relacionados com a gestão de empresas e outras organizações que operam para além das fronteiras nacionais.

Os conteúdos foram definidos e estão organizados de forma que os alunos sejam capazes de:

. Relacionar e responder às grandes questões operacionais de uma estratégia de internacionalização;

. Desenvolver o pensamento estratégico e a capacidade de resolução de problemas relacionados com a tomada de decisões empresariais em contexto internacional;

. Dotar os alunos de ferramentas e frameworks que apoiem os processos de tomada de decisão relacionados com a internacionalização;

. Compreender e lidar com as diferenças culturais;

. Preparar os estudantes para carreiras em negócios internacionais, partilhando e desenvolvendo experiências práticas através de projetos e casos reais.

Inovação

2M3E16 - ECTS A disciplina tem como principal objetivo proporcionar um conhecimento aprofundado sobre inovação e gestão da inovação num contexto empresarial, com enfoque no modo como a inovação se integra no processo estratégico das empresas e no seu impacto ao nível da organização interna e da gestão.

Projeto 3

2M3E20 - ECTS A unidade curricular tem como finalidades (i) desenvolver competências de trabalho em equipa; (ii) promover integração e aplicação de conhecimentos nas áreas da economia e gestão; (iii) fomentar a resolução de problemas complexos adotando uma perspetiva multidisciplinar e incorporando preocupações de natureza ética.

Prospetiva e Risco

2M3E27 - ECTS

A unidade curricular apresenta o modo como o raciocínio económico pode ser utilizado para estudar o impacto do risco (operacional, estratégico, e externo) sobre a organização, tendo três objetivos específicos. Primeiro, proporcionar aos estudantes um conhecimento aprofundado para antecipar e gerir a mudança estrutural em vários domínios (científico e tecnológico, económico, geopolítico, social) na organização. Segundo, utilizar os princípios económicos (que regem o contexto estratégico e organizacional) para avaliar e responder ao risco e à incerteza. Terceiro, adotar uma perspetiva estratégica para explorar as oportunidades proporcionadas pelo risco e pela mudança estrutural.

Seminário 3

2M3E19 - ECTS Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em casos concretos apresentados por oradores convidados em temas relacionados com a economia da estratégia e da empresa. Os seminários são concebidos como espaço de debate e de integração entre abordagem analítica e criativa de resolução de problemas.
O objetivo é que os estudantes desenvolvam a capacidade de discutir criticamente assuntos de interesse para a sua formação curricular e carreira profissional e que sejam capazes de integrar conhecimentos e adotar abordagens multidisciplinares aos problemas com que se confrontem.

Dissertação/Projeto/Estágio

2M3E21 - ECTS De acordo com um plano de trabalhos individual, os estudantes deverão elaborar um estudo- dissertação, estágio curricular e respetivo relatório, ou trabalho de projeto - sobre temas específicos na área de economia da empresa e da estratégia.
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