Código Oficial: | 9295 |
Sigla: | MIM |
Este curso procura dar aos participantes uma compreensão dos fundamentos da função operações nas empresas. A operação é analisada dos pontos de vista estratégico e operacional, focando a capacidade competitiva que pode gerar nas organizações. Como a integração das operações é vital nos dias de hoje, este curso irá focar igualmente sobre a gestão das cadeias de abastecimento e logística.
As operações de uma empresa, seja ela industrial ou de serviços, consistem na transformação de inputs em outputs.
Assim, a gestão das operações implica gerir tanto recursos humanos como recursos materiais. Para perceber a importância da função produção ou operações, basta atentar que grande parte, ou mesmo a maior parte, dos recursos das empresas está sob o seu controlo.
(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e preparar os estudantes para melhor perceber os grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.
(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o “factor humano” seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e no ambiente social e económico em que as organizações operam.
At the end of the course each student is supposed to handle, discuss and apply the basic concepts of strategic analysis and strategic implementation.
O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à tomada das decisões financeiras da empresa, fundamentalmente as de investimento e de financiamento. Procurar-se-á sempre um direto apoio nos contributos da literatura teórica relevante sobre cada matéria.
O programa desenvolve-se a segundo a perspetiva do valor da empresa. Adota-se, como paradigma básico o da maximização do valor da empresa para os seus acionistas, sócios ou proprietários. Todas as questões financeiras são pois equacionadas em termos do seu potencial de criação de valor para a empresa.
Esta unidade curricular irá explorar discussões e avanços recentes na investigação e prática na contabilidade e controlo de gestão. Atenção especial será dedicada a temas relacionados com o comportamento e gestão de custos e com a tomada de decisões a nível operacional e estratégico.
Os estudantes serão incentivados a desenvolver uma abordagem crítica sobre os tópicos da unidade curricular.
Este curso procura providenciar aos alunos experiências reais de análise e tratamento analítico-quantitativo de dados organizacionais de apoio à tomada de decisões de gestão reais.
Objetivos:
Introduzir os projetos e a necessidade da gestão de projetos.
Apresentar as várias componentes do plano do projeto.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de sequenciamento de projetos.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de afetação e nivelamento de recursos.
Apresentar os principais métodos de orçamentação, bem como os principais tipos de custo.
Apresentar os principais conceitos relativos à monitorização e controle de um projeto, com especial relevo nos indicadores de Earned Value.
Apresentar os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação de um projeto.
A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.
Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.
Formar os alunos em métodos de análise de dados, de forma a permitir que os alunos saibam extrair a informação essencial de um conjunto potencialmente volumoso de dados.
Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma oportunidade de negócio e de a corporizar num plano de negócio passível de apresentação a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos distingam processos emergentes e planeados de desenvolvimento de negócios e as stiuações específicas em que estes devem ser desenvolvidos.
Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado.