Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MADSAD > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Dados Gerais

Código Oficial: M621
Sigla: MADSAD

Diplomas

  • Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado (não conferente de grau) em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (75 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise de Dados

2MDA04 - ECTS

Formar os alunos em métodos de análise univariada, bivariada e multivariada de dados.

Bases de Dados e Programação

2MDA02 - ECTS

O objectivo principal da cadeira de "Bases de Dados e Programação" é o de proporcionar ao mestrando informação sobre sistemas de gestão de bases de dados (SGDB), com particular ênfase nas bases de dados relacionais, bem como alguma formação básica sobre programação.

Dentro do tópico de sistemas de gestão de bases de dados, os mestrandos adquirirão conhecimentos sobre metodologias de análise e modelação de problemas, bem como sobre a linguagem de consultas de bases de dados relacionais SQL.

Os mestrandos irão aprender a programar usando a linguagem R que lhes permitam usar as potencialidades disponíveis para realizar processamento, representação gráfica e modelação de dados. Aprenderão também como os dados podem ser importados/exportados de diversas fontes segundo vários formatos. A capacidade de ligação da linguagem R às bases de dados relacionais também é abordada. Os mestrandos deverão conseguir criar funções próprias para resolverem problemas propostos em exercícios e em trabalhos práticos.

No fim serão capazes de implementar algoritmos utilizando a linguagem de programação R.

Estatística Aplicada

2MDA03 - ECTS O objetivo de Estatística Aplicada é o de fornecer ao estudante técnicas de análise estatística aplicadas a algumas áreas. Pretende-se fornecer as ferramentas necessárias à abordagem inferencial através de testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos (de localização)
Alguns testes de ajustamento assim como métodos de análise de variância paramétricos e não paramétricos são também estudados com detalhe.
Fornece-se ainda algumas técnicas de simulação, assim como alguns métodos e técnicas relativas ao controlo estatístico de qualidade.

Extração de Conhecimento de Dados I

2MDA01 - ECTS

No final do semestre os alunos deverão conhecer os vários tipos de tarefas de extracção de conhecimento de dados (Data Mining), conhecer os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa, serem capazes de aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados, serem capazes de avaliar os resultados e compreender o funcionamento dos métodos estudados.

Laboratório

2MDA05 - ECTS

Desenvolvimento de competências práticas na formulação e resolução de problemas de análise de dados

Desenvolvimento de competências praticas em análise exploratória de dados, visualização de dados, modelação predictiva e descritiva.

Análise de Decisão

2MDA13 - ECTS Dominar os principais conceitos, técnicas e métodos de apoio à tomada de decisão.

Aplicação dos referidos métodos a problemas concretos.

Análise de Risco

2MDA16 - ECTS

Esta é uma disciplina de Teoria do Risco na atividade seguradora. Visa portanto a formação atuarial, usando como metodologia básica a Teoria da Utilidade e a Teoria do Risco.

Extração de conhecimento de Dados II

2MDA06 - ECTS

No final do semestre os alunos deverão ser capazes de formular um problema como problema de extracção de conhecimento. Serem capazes de aplicar métodos/algoritmos a um novo problema de análise de dados, e serem capazes de avaliar os resultados e compreender o funcionamento dos métodos estudados.

Inteligência de Negócios

2MDA14 - ECTS Adquirir o conhecimento sobre os conceitos fundamentais de sistemas de apoio à decisão, sistemas periciais e ser capaz de construir sistemas periciais simples.
Conhecer os conceitos fundamentais da área de lógica difusa (fuzzy logic) e entender a sua aplicações na construção de modelos de decisão que modela a incerteza,

Explorar dados usando OLAP e ferramentas de Inteligência de Negócios.

Mineração de processos.

Métodos de Previsão e Séries Temporais

2MDA08 - ECTS

Proporcionar uma introdução aos principais métodos de previsão e da sua aplicação prática no contexto de séries temporais.

Otimização

2MDA07 - ECTS

Objetivos:

  • Introduzir os problemas de otimização combinatória, bem como a distinção entre métodos exatos e métodos heurísticos.

  • Apresentar os principais conceitos relativos a programação linear inteira.

  • Apresentar os principais conceitos relativos ao método Branch-and-Bound.
  • Apresentar os principais conceitos relativos a heurísticas construtivas.

  • Apresentar os principais conceitos relativos a vizinhança e pesquisa local.

  • Apresentar os principais conceitos relativos a metaheurísticas.

  • Apresentar as versões básicas das metaheurísticas Simulated Annealing, Tabu Search e Algoritmos Genéticos.

Recolha de Dados e Amostragem

2MDA18 - ECTS Os estudantes deverão ser capazes de aprender e aplicar os vários tipos de amostragem: probabilística e não probabilística; simples, estratificada, multietápica e aplicar planos complexos. Deverão conhecer as principais metodologias de recolha de dados (por via de inquéritos amostrais, censitários, recolha administrativa, ou outras fontes, tais como smart surveys), mas será dada particular ênfase aos inquéritos por amostragem. Deverão também desenvolver questionários, organizar questões, escalas e fazer validação. Nos processos de estimação, será dada uma atenção particular à estimação em pequenos domínios, com recurso a informação auxiliar.

Sistemas de Estatísticas Oficiais

2MDA17 - ECTS O objetivo da unidade curricular consiste em apresentar aos estudantes o sistema de estatísticas oficiais nas suas dimensões estruturantes: o enquadramento legal europeu e nacional; os instrumentos de planeamento, controlo e reporte; o processo de produção estatística; o código de conduta para as estatísticas europeias e a confidencialidade estatística.

Sistemas Multiagente e Simulação de Organizações

2MDA15 - ECTS

Proporcionar conhecimentos sobre sistemas de agentes computacionais, modelos de comunicação, cooperação e decisão distribuídas. Demostrar como estas técnicas podem ser aproveitadas na modelação da dinâmica das organizações.

Plano de Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio

2MDA11 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos das competências
necessárias ao desenvolvimento de trabalho conducente a uma dissertação,  um projeto de empresa ou um estágio.

Os alunos deverão ser capazes de:
1) rever criticamente a literatura relevante para o tema de investigação;
2) identificar a abordgagem metodológica adequada
3) elaborar um cronograma de atividades realizar.

O resultado da aprendizagem é a elaboração do plano de dissertação, identificando o tema de investigação e revisão bibliográfica relevante.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-27 às 09:58:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2