Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > GS > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Mestrado em Gestão de Serviços

Dados Gerais

Código Oficial: M085
Sigla: GS

Diplomas

  • Mestrado em Gestão de Serviços (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos em Gestão de Serviços (75 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Economia de Serviços

2GS03 - ECTS
A unidade curricular tem por objetivo transmitir aos estudantes as competências fundamentais com vista à compreensão das economias contemporâneas, caraterizadas por um peso relativo elevado dos serviços quer em termos de emprego quer de produto.

Tendo em conta o objetivo acima definido, são fornecidas as bases teóricas  essenciais para as demais unidades curriculares do curso.

Gestão de Pessoas em Serviços

2GS04 - ECTS

- Discutir de modo crítico as dimensões estratégica e operacional da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto organizacional dos serviços.

- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.

Marketing de Serviços

2GS01 - ECTS

(i) Dar a conhecer o marketing em geral, e o marketing de serviços, em particular;
(ii) Permitir a discussão e aplicação prática dos conceitos apreendidos;
(iii) Estimular e desenvolver nos alunos as capacidades de análise crítica de forma a motivar a investigação na área.

Sistemas de Informação e Negócio Eletrónico

2GS02 - ECTS

       Familiarizar os alunos com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação.

       Sensibilizar os alunos para o papel actual e futuro, das Tecnologias de Informação na empresa, não só aos níveis operacionais e de gestão, como ao nível do formato do negócio.

       Discutir o papel das Tecnologias de Informação nas organizações.

       Estudar o Negócio Electrónico. Conceitos, contornos e características.

 

Estratégia e Internacionalização de Serviços

2GS06 - ECTS

Os serviços têm caraterísticas próprias que se apresentam como desafios para a sua efetiva gestão estratégica. Muitos serviços funcionam num ambiente concorrencial com poucas barreiras à entrada e com uma crescente internacionalização da sua atividade direta e/ou indireta. Nestas circunstâncias a gestão estratégica global é fundamental ao desenvolvimento da competitividade da empresa.

Os objetivos desta unidade curricular incluem aprender a desenhar uma estratégia coerente, baseada nas ferramentas tradicionais (estratégias genéricas de Porter, análise Swot, Triple Bottom Line, ...); aprender a desenvolver um novo serviço; aprender a balancear a necessidade de contacto pessoal com a utilização da tecnologia; aprender a avaliar os fluxos de todo o processo e a qualidade do serviço e a avaliar/decidir a melhor localização da empresa, quer se trate de micro-localização, quer de localização internacional.

 

Logística e Gestão de Operações em Serviços

2GS05 - ECTS 1. Proporcionar uma introdução à gestão das operações de serviços.
2. Estudar alguns dos principais problemas encontrados na gestão das operações de serviços.
3. Analisar formas de melhoria de desempenho dos serviços.

Web Marketing e Comércio Eletrónico

2GS07 - ECTS

A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas de Web Marketing para desenvolver nos alunos capacidades de análise e decisão sobre as principais variáveis num processo integrado de gestão organizacional.

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GS09 - ECTS O objetivo da disciplina é o desenvolvimento de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou estágio e a produção do respetivo relatório.

De acordo com a natureza do trabalho desenvolvido, os estudantes deverão ser capazes de definir o(s) problema(s) a investigar/solucionar, enquadrá-lo teoricamente, desenvolver as questões a que o projeto deverá responder, definir metodologias de investigação/desenvolvimento do projeto, apresentar e discutir os resultados obtidos e produzir conclusões.

Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GS08 - ECTS

Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com o trabalho de investigação empírica na sua área de especialização e servir como base de reflexão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação. Espera-se que este curso permita motivar tópicos de tese, propor metodologias, identificar fontes de informação, e desenvolver as capacidades de refereeing e de apresentação de trabalhos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-04-19 às 22:52:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2