Código Oficial: | M085 |
Sigla: | GS |
- Discutir de modo crítico as dimensões estratégica e operacional da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto organizacional dos serviços.
- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.
(i) Dar a conhecer o marketing em geral, e o marketing de serviços, em particular;
(ii) Permitir a discussão e aplicação prática dos conceitos apreendidos;
(iii) Estimular e desenvolver nos alunos as capacidades de análise crítica de forma a motivar a investigação na área.
• Familiarizar os alunos com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação.
• Sensibilizar os alunos para o papel actual e futuro, das Tecnologias de Informação na empresa, não só aos níveis operacionais e de gestão, como ao nível do formato do negócio.
• Discutir o papel das Tecnologias de Informação nas organizações.
• Estudar o Negócio Electrónico. Conceitos, contornos e características.
Os serviços têm caraterísticas próprias que se apresentam como desafios para a sua efetiva gestão estratégica. Muitos serviços funcionam num ambiente concorrencial com poucas barreiras à entrada e com uma crescente internacionalização da sua atividade direta e/ou indireta. Nestas circunstâncias a gestão estratégica global é fundamental ao desenvolvimento da competitividade da empresa.
Os objetivos desta unidade curricular incluem aprender a desenhar uma estratégia coerente, baseada nas ferramentas tradicionais (estratégias genéricas de Porter, análise Swot, Triple Bottom Line, ...); aprender a desenvolver um novo serviço; aprender a balancear a necessidade de contacto pessoal com a utilização da tecnologia; aprender a avaliar os fluxos de todo o processo e a qualidade do serviço e a avaliar/decidir a melhor localização da empresa, quer se trate de micro-localização, quer de localização internacional.
A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas de Web Marketing para desenvolver nos alunos capacidades de análise e decisão sobre as principais variáveis num processo integrado de gestão organizacional.
Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com o trabalho de investigação empírica na sua área de especialização e servir como base de reflexão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação. Espera-se que este curso permita motivar tópicos de tese, propor metodologias, identificar fontes de informação, e desenvolver as capacidades de refereeing e de apresentação de trabalhos.