Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > LECO > Informação para Candidatos

Licenciatura em Economia

Dados Gerais

Código Oficial: 9081
Sigla: LECO

Diplomas

  • Licenciatura em Economia (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2013 2014 2015 2016 2017
163,3 163,5 173,5 169,5 171

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 208
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Concurso especial - estudante internacional Concurso especial - estudante internacional 45 2018-01-02 a 2018-02-02

Unidades Curriculares

Cálculo e Instrumentos Financeiros

1EC101 - ECTS

Os objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:
(1) Permitir aos estudantes dominar os princípios fundamentais do cálculo financeiro, aplicando estes princípios na resolução de problemas práticos.
(2) Expôr os estudantes a alguns instrumentos financeiros, aplicando o cálculo financeiro a esses instrumentos.

Introdução à Contabilidade

1EC102 - ECTS
i)  Possibilitar uma adequada perceção da realidade empresarial e do posicionamento do sistema contabilístico nessa realidade;

ii)  Apresentação dos destinatários da informação contabilística e discussão da importância que esta tem para eles;

iii)  Discussão dos princípios contabilísticos e características inerentes à informação contabilística;

iv)  Preparação das principais demonstrações financeiras, e familiarização com o conteúdo do respetivo Anexo;

v)  Introdução à utilização da informação financeira.

Introdução às Ciências Sociais

1EC103 - ECTS Esta disciplina é uma introdução ao modo como as ciências sociais problematizam e produzem conhecimento sobre a realidade económica e social. O objetivo é formar os estudantes nos conceitos e procedimentos básicos da metodologia científica; e sensibilizá-los para a necessidade e para a utilidade da colaboração interdisciplinar, designadamente entre a economia, a sociologia e outras ciências sociais.

Matemática I

1EC104 - ECTS

Os estudantes aprovados a esta unidade curricular serão capazes de fazer o estudo de funções reais de várias variáveis reais e de usar esse estudo na tomada de decisões. Os estudantes estarão nomeadamente aptos a encontrar as ações (i) que maximizam os resultados dada a restrição dos fatores utilizados e (ii) que minimizam os fatores utilizados dado um objetivo quanto a resultados através da resolução de problemas de otimização, com e sem restrições.
Quando adequado será feita uma ponte entre os assuntos estudados e a sua aplicação em Economia e Gestão. As matérias serão lecionadas com a profundidade que se justifica numa licenciatura em Economia, sendo exigido rigor de linguagem.
Os estudantes adquirem igualmente capacidade de efetuar cálculos e estudar o comportamento de funções com recurso ao computador.

Microeconomia I

1EC105 - ECTS

Os objectivos desta disciplina são fundamentalmente dois:
(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) aplicar esses princípios e instrumentos a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de alguns mercados de besn.

Contabilidade e Relato Financeiro

1EC106 - ECTS

O curso pretende desenvolver o conhecimento e competências dos alunos sobre as práticas de relato financeiro das empresas que lhes permitam avaliar de uma forma crítica tais práticas e avaliar alterações sugeridas a partir de uma base teórica.
Em particular, pretende-se:
•    Apresentar os principais documentos de relato financeiro das empresas, incluindo as demonstrações financeiras;
•    Refletir sobre o atual modelo de relato financeiro com base na estrutura conceptual da contabilidade financeira.

Gestão da Informação

1EC107 - ECTS

Abordar o papel de Sistemas de Informação na sua função de suporte à elaboração de decisões de negócio, imprescindível na economia da empresa. Formar utilizadores com sentido crítico dos métodos de gestão de informação, proporcionando a aprendizagem de instrumentos adequados à tomada de decisão. A gestão eficiente da informação disponível passa pela integração de vários tipos de informação de várias fontes, agregação de dados e tratamento e análise dos mesmos. Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver a aprendizagem de instrumentos nas áreas dos sistemas de informação que permitam, entre outros aspetos:
- Conhecer as formas elementares de representação de dados,
- Utilizar ferramentas que permitam descrever e analisar dados e elaborar gráficos,
- Organizar informação em bases de dados,
- Selecionar subconjuntos de dados estruturados e utilizar métodos que permitam comparar esses subgrupos,
- Elaborar representações de estruturas de decisão e a desenvolver a sua relação com conceitos de programação.

 

História Económica e Social

1EC108 - ECTS

O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre a formação e  desenvolvimento das economias de mercado.

A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVIII até ao tempo presente.

As aulas e o estudo são baseados numa seleção de textos de autores clássicos de cada época, capítulos de manuais e artigos científicos.

Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a reflexão, a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. Espera-se que com este programa, os estudantes tenham oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas. 

Matemática II

1EC109 - ECTS

A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.

Microeconomia II

1EC110 - ECTS

Esta disciplina destina-se a fornecer aos estudantes uma base sólida e tanto quanto possível completa da teoria microeconómica de modo que estejam adequadamente preparados para a aprendizagem de temas de Microeconomia aplicada, lecionados em disciplinas posteriores.

Direito dos Contratos e das Sociedades

1EC205 - ECTS

O objectivo central da disciplina é familiarizar os alunos com o direito que rege a actividade económica organizada, situando no contrato, na empresa e nas formas da sua organização jurídica a linha central do programa. Considera-se, na verdade, essencial que quem está vocacionado para desenvolver a sua actividade profissional no próprio tecido empresarial fique a conhecer, do ponto de vista da sua regulamentação jurídico-privada, o ambiente em que se move a actividade das empresas. Numa primeira parte e partindo desta base, será estudado o regime jurídico do contrato tendo em vista a obtenção de conhecimentos aprofundados deste instrumento privilegiado de colaboração económica. Espraia-se o programa, numa segunda parte, pelo estudo das sociedades comerciais, como forma privilegiada de conformação jurídica da empresa: aborda o conceito de sociedade comercial e as vantagens deste instituto; analisa as posições dos sócios através da consideração dos principais direitos e obrigações de socialidade (obrigações de entrada e obrigação de participar nas perdas sociais; direito ao lucro, direito à informação e direito de voto). Aborda-se a questão das formas de governo das sociedades. Pretende-se integrar os alunos no particular micro-cosmos que é a sociedade comercial, pondo em relevo as suas principais vicissitudes: fusão, cisão, transformação e dissolução. Ainda no âmbito do direito societário, alarga-se a referência às formas superiores de organização da empresa: a empresa pluri-societária (sociedades coligadas ou grupos de sociedades), como forma de ganhar dimensão competitiva.

Economia e Finanças Públicas

1EC202 - ECTS

A disciplina de Economia e Finanças Públicas, na forma com está organizada, assegura um compromisso entre a Economia Pública e as Finanças Públicas. Nos capítulos 2, 3 e 4 do programa faz-se uma análise predominantemente em termos reais da intervenção do Estado na economia, enquanto nos capítulos 4 e 5 se adota uma perspetiva predominantemente institucional e financeira na análise da intervenção do Estado na economia.

Estatística I

1EC203 - ECTS

1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar correctamente as técnicas e os conceitos estatísticos, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas de Estatística Descritiva na análise de dados estatísticos. Em particular, criar competências para a elaboração de um relatório a partir dos outputs do software R.
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Inferência Estatística e da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.

Macroeconomia I

1EC204 - ECTS

A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC201 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.

Marketing

1EC201 - ECTS

- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor; - Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado; - Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.

Contabilidade e Controlo de Gestão

1EC207 - ECTS

Nesta disciplina assume-se a Contabilidade e Controlo de Gestão como uma componente (ou sub-sistema) fundamental do sistema global de informação das organizações.

O objectivo fundamental é o de proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários à construção, avaliação e utilização de tal sub-sistema de informação, sendo expostos e discutidos princípios que podem orientar a respectiva conceção e operacionalização.

Embora o modelo predominante de estudo seja o da empresa industrial transformadora, os temas cobertos são aplicáveis a outros tipos de instituições, como sejam as empresas de serviços ou as instituições sem fins lucrativos.

 

Economia e Organização Industrial

1EC206 - ECTS

O objectivo principal da disciplina consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos que eles possam utilizar na sua actividade profissional. Para este efeito, estão seleccionados vários tópicos centrados no estudo dos mercados reais. A abordagem conceptual adoptada é derivada essencialmente do paradigma económico neoclássico, onde o ênfase é colocado na modelação formal da estrutura económica e na determinação dos incentivos económicos daí resultantes - isto em detrimento da compreensão do contexto extra-económico e das contingências não previstas pelo modelo económico idealizado. Os alunos serão capazes então de compreender e avaliar o funcionamento e desempenho de mercados reais à luz das teorias positiva e normativa emanadas do paradigma económico vigente.

Estatística II

1EC209 - ECTS

· Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.

Macroeconomia II

1EC210 - ECTS

A disciplina de Macroeconomia II (1EC210) tem por objetivo dotar os estudantes das primeiras competências para a explicação dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. Tendo em conta a localização da disciplina no plano da licenciatura, o tempo letivo disponível, e a articulação com as restantes disciplinas da fileira da macroeconomia - mais imediatamente Macroeconomia I (1EC204) -, a disciplina tem como objetivo central dotar os estudantes com a capacidade de utilizar os modelos macroeconómicos de base para a análise das flutuações económicas em economia aberta. Mais especificamente, a disciplina explora os modelos IS-LM e de procura-oferta agregadas (AD-AS) em economia aberta. Com base nos modelos, pretendem-se analisar os efeitos de curto e longo prazo das políticas de gestão da procura, num ambiente de interdependência internacional de políticas. Como complemento, é apresentado o enquadramento institucional da política económica, com referência quer às políticas monetária, orçamental e financeira, quer às políticas do lado da oferta.

Mercados e Investimentos Financeiros

1EC208 - ECTS

O objectivo é proporcionar aos alunos uma formação teórica consistente sobre aspectos fundamentais do funcionamento dos mercados financeiros e das operações que aí se realizam. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar-lhes informação de índole prática que espelhe as práticas correntes aí vigentes.
Assim, as competências com que se pretende habilitar os alunos são de dois tipos:
1. formação teórica adequada para a prossecução de estudos a nível mais avançado;
2. formação prática que facilite a sua inserção no mercado de trabalho.

Auditoria

1OP01 - ECTS
  1. Familiarizar os alunos com o enquadramento concetual e normativo de uma auditoria, bem como, em especial, com as respetivas metodologias e procedimentos de trabalho;
  2. Sempre que aplicável, propiciar um primeiro contacto com documentos e relatórios reais, utilizados no exercício da rofissão de auditoria;
  3. Dar a conhecer os aspetos de direito societário português mais relevantes para a atividade de revisão oficial de contas.



 

Casos de Estudo Empresariais

1OP02 - ECTS

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:

a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.

Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.

Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.

Ciência Política

1OP03 - ECTS

A unidade curricular tem como principal objetivo dotar os estudantes de ferramentas para uma interpretação rigorosa dos fenómenos políticos contemporâneos. Como tal, são expostos e analisados alguns conceitos centrais da CP. Do mesmo modo, valoriza-se os contributos que a Ciência Económica oferece para o estudo dos fenómenos políticos. 

Comércio Internacional

1EC305 - ECTS

A unidade curricular de Comércio Internacional visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia e nos seus diversos agentes.


Complementos de Contabilidade e Controlo de Gestão

1OP04 - ECTS

Sensibilizar para o papel e importância dos sistemas de informação de contabilidade e controlo de gestão, desenvolvendo os conhecimentos necessários à construção, eventual modernização e avaliação destes sistemas e estudando os princípios que os devem nortear.

Pretende-se, assim, refletir sobre a definição de instrumentos eficazes para gerir a performance das organizações, através de um conjunto equilibrado de indicadores e de mecanismos de reporte, assegurando que os gastos e rendimentos se gerem e controlam de forma a promover os seus objetivos estratégicos e evitando a adoção de indicadores que possam estimular atitudes e comportamentos disfuncionais.

Neste contexto, refletir-se-á ainda sobre o cálculo de indicadores de rendibilidade (de produtos; clientes; segmentos de mercado; canais de distribuição;…), o que implica o aprofundamento do estudo da temática do custeio de produtos e serviços.

Crescimento Económico

1EC301 - ECTS A unidade curricular compreende a discussão do conceito e da medida do crescimento económico; a análise de dados empíricos sobre o crescimento e problemáticas associadas; e a discussão aprofundada dos principais modelos matemáticos de crescimento, privilegiando a abordagem neoclássica.

Direito do Trabalho

1OP05 - ECTS

A presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer o modus operandi próprio do ordenamento jus-laboral, de forma a dotar os alunos de mais uma ferramenta para o desempenho das respectivas actividades profissionais. Tendo presente esse propósito serão abordados os conceitos fundamentais do Direito do Trabalho, fundamentalmente centrados na Relação Individual de Trabalho e procurando-se, sempre que possível, ilustrá-los com decisões jurisprudenciais reveladoras da aplicação prática que desses conceitos é efectuada.

Direito Fiscal

1GE205 - ECTS O programa da presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer aos alunos o conjunto de normas e princípios que regulam o nascimento, desenvolvimento e extinção das relações jurídicas fiscais. Depois de uma parte introdutória, essencialmente vocacionada para o esclarecimento do conteúdo de determinados conceitos jurídico-fiscais, para o enquadramento e delimitação do âmbito do Direito Fiscal, das suas principais fontes e das regras de interpretação e integração da lei fiscal, segue-se a análise da constituição, do desenvolvimento e da extinção da relação jurídica fiscal, bem como das garantias dos contribuintes. Numa fase em que aos alunos já foram ministrados os conhecimentos essenciais à compreensão, designadamente, da relação jurídica fiscal, dos impostos e das suas principais regras de codificação, procede-se à análise da forma como se encontra estruturado o sistema fiscal português, bem como dos impostos sobre o rendimento, sobre o consumo e sobre o património.

Econometria

1EC303 - ECTS

A disciplina é uma introdução à Econometria que tem como objectivo fundamental a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares. Constituem objectivos acessórios o reforço da capacidade de incorporar os postulados da teoria económica em modelos matemáticos e estatísticos com vista à quantificação, a aprendizagem dos métodos e técnicas de análise da regressão linear (na dupla perspectiva da estimação e da inferência) e a familiarização com meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.

 

Economia da Saúde

1OP06 - ECTS

O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.

Economia Monetária

1EC302 - ECTS

Proporcionar aos alunos da licenciatura, atendendo ao tempo disponibilizado e à formação prévia dos mesmos, conhecimentos abrangentes e integrados sobre a forma como a política monetária é capaz de atingir objectivos de política económica, quer no contexto de economias fechadas quer no de economias abertas, tendo em conta o contexto institucional aplicável. para tanto dar-se-á o enfâse necessário aos instrumentos de política monetária e ao processo de transmissão da mesma no quadro das teorias económicas que lhe são subjacentes.

Economia Social

1OP07 - ECTS

Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e a necessidade de políticas sociais compatíveis. Os estudantes deverão ser capazes de identificar tópicos e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.

Fiscalidade

1OP08 - ECTS Estudo do sistema fiscal português e dos principais impostos sobre o rendimento.

Mercados para a Cultura

1OP09 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução às abordagens da economia da cultura, da gestão cultural e da sociologia da cultura e à interdisciplinaridade entre elas.

 

Seminário de Economia

1EC304 - ECTS

O objetivo da disciplina é criar condições de trabalho coletivo e de investigação acompanhados pelo docente que permitam aos estudantes

  • uma reflexão crítica sobre determinadas temáticas,
  • uma aquisição de metodologias e técnicas de investigação científicas
  • uma capacidade de trabalho autónomo e coletivo em áreas novas do saber
  • um despertar da sua razão e imaginação para aplicação às temáticas económicas
  • aquisição de competências escritas e orais indispensáveis na actividade profissional

Avaliação de Projetos

1EC306 - ECTS


Capacitar o estudante para:
i) a tomada de decisão de investimentos em contexto empresarial, dotando-o de ferramentas e metodologias de análise económico-financeira;
ii) a análise de risco dos investimentos em diversos enquadramentos de financiamento.

Economia da Inovação

1EC401 - ECTS

A inovação é um dos mais importantes fenómenos económicos e empresariais do nosso tempo. Esta unidade curricular apresenta aos estudantes uma sólida compreensão dos fundamentos económicos da inovação, enfatizando três abordagens complementares à inovação, a macroeconómica, a microeconomica e a legal. Assim, perspetiva a formação do estudante num quadro mais abrangente de interpretação de fenómenos de dinâmica económica, ao nível das empresas, das tecnologias, dos sectores e da economia no seu conjunto.




Economia do Ambiente

1EC403 - ECTS

Nesta UC são analisadas as ligações entre a Economia e o Ambiente que crescentemente se evidenciam, tanto numa escala global como no comportamento dos agentes económicos, com especial relevo para as empresas. A crise económica tem na sua base uma “crise ambiental” para a qual há que encontrar atempadamente respostas. Nesse sentido, serão expostas as grandes temáticas da atualidade, desde os instrumentos e metodologias mais adequados a garantir uma sustentabilidade nos três pilares indissociáveis (económico, social e ambiental) até à pertinência e vantagem comparativa em proceder à avaliação monetária dos bens ambientais.

Economia dos Recursos Humanos

1EC405 - ECTS Pretende-se que os estudantes compreendam os mecanismos fundamentais que presidem ao funcionamento dos mercados de trabalho, nomeadamente nos (muitos) aspectos que o distinguem dos outros mercados de que se ocupa a microeconomia. Articulando factos e teorias, no final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar as principais características dos mercados de trabalho em Portugal e discutir os resultados de políticas sociais e de políticas do emprego. Os estudantes deverão também ser capazes de identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.

Economia Monetária Internacional

1EC404 - ECTS

O estudo da economia internacional pode ser dividido em duas áreas: o “Comércio Internacional” e a “Economia Monetária Internacional”. A presente unidade curricular versa sobre esta última, focando o lado monetário da economia internacional, ou seja, as transações financeiras. Estudaremos a ocorrência de crises financeiras e as uniões monetárias, onde poderemos abordar as questões da maior importância atual que são a recente crise financeira global e as dificuldades com que se tem deparado a Área do Euro. Estudaremos também a determinação e o comportamento das taxas de câmbio, a política cambial e o funcionamento do sistema monetário internacional. Será mantido um vínculo forte entre a teoria e a prática.

Economia Portuguesa e Europeia

1EC307 - ECTS Transmitir aos estudantes um conjunto de conhecimentos devidamente organizados sobre a economia portuguesa, usando como fio condutor o percurso da economia em matéria de convergência real no longo prazo face à economia europeia; operacionalizar, aplicando à economia portuguesa e à economia europeia, um conjunto de conceitos previamente adquiridos em disciplinas anteriormente lecionadas; ensinar os estudantes a procurar e a lidar com a informação estatística disponível a propósito da economia portuguesa no contexto europeu.

Economia Regional e Urbana

1EC402 - ECTS

Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.

Finanças Empresariais

1EC308 - ECTS

O objetivo da disciplina é dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados e atualizados, quer ao nível teórico, quer ao nível prático, na área de Finanças Empresariais/Gestão Financeira.

As Finanças Modernas são apresentadas como fundamentando-se nas teorias das utilidades, das preferências, da média-variância, do “capital asset pricing model”, da “arbitrage pricing theory”, dos “sinais financeiros”, positiva da informação, das justificativas da regulamentação, bem como dos teoremas de Modigliani-Miller.

Assim, numa primeira fase, são apresentados os diferentes riscos a que as empresas estão expostas, sendo consagrado a cada um praticamente um capítulo. Numa segunda fase os riscos são quantificados. Finalmente, são utilizados instrumentos, estratégias, mercados tradicionais e novos mercados financeiros (produtos derivados).

Neste contexto de incerteza, desempenham funções fundamentais a informação financeira, os conceitos de rentabilidade, de risco, de equilíbrio financeiro, os teoremas da estrutura de capitais, as políticas de dividendos e os modelos de avaliação e gestão dos valores mobiliários de rendimento variável.

História do Pensamento Económico

1EC309 - ECTS O objectivo da unidade curricular é apresentar as principais perspectivas no campo da Metodologia da Economia, bem como discutir os contributos mais importantes dos autores fundamentais da História do Pensamento Económico.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-08-12 às 22:11:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2