Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > LGES > Informação para Candidatos

Licenciatura em Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 9147
Sigla: LGES

Diplomas

  • Licenciatura em Gestão (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Cálculo Financeiro

1GE101 - ECTS

- Familiarizar os estudantes com o cálculo financeiro, sendo capazes de o usar na resolução de problemas financeiros práticos.
- Permitir aos estudantes conhecer alguns instrumentos financeiros e aplicar o cálculo financeiro na sua avaliação.
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilizar as funções do Excel na resolução de problemas de cálculo financeiro.

 

Direito dos Contratos e das Sociedades

1GE102 - ECTS
A unidade curricular (UC) tem como objectivo principal responder às necessidades de formação transversal dos estudantes na área da Ciência jurídico-empresarial, transmitindo conhecimentos básicos acerca do Direito enquanto ‘realidade social’ e das linhas estruturais do sistema jurídico nacional e internacional.

Quem está orientado para desenvolver a atividade profissional no quadro da empresa deve dominar as coordenadas gerais da regulamentação jurídica aplicável ao contexto. Assim sendo, o estudo das noções fundamentais do Direito constitui o ponto de partida. Segue-se o estudo do regime geral do contrato (instrumento privilegiado de colaboração económica no quadro da empresa), bem como do regime jurídico básico da sociedade comercial (forma mais comum de organização jurídica da empresa).

Tratando-se da primeira UC do curso pertencente ao domínio das Ciências jurídicas pretende-se ainda que funcione como plataforma introdutória para as UCs de Direito Fiscal, Direito do Trabalho (1.º ciclo de estudos), Direito da Concorrência, Direito Fiscal e Societário, Direito do Trabalho, Direito do Ambiente, Direito da Saúde, Direito dos Negócios Internacionais, Contratos Comerciais, entre outras (2.º ciclo de estudos).

Matemática I

1GE104 - ECTS

A unidade curricular de Matemática I tem como objectivo o estudo de funções reais de várias variáveis reais. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes relacionados com o estudo destas funções e que fiquem aptos a aplicá-los em situações da vida real, em particular, na área da Gestão. Atendendo a que, uma das metas da gestão, como ciência de apoio à decisão,  é a procura de ações (i) que maximizam os resultados em função das restrições sobre os fatores utilizados ou (ii) que minimizam os fatores utilizados para atingir um dado objetivo, de entre as matérias abordadas, destaca-se, em particular, a resolução de problemas de otimização, com e sem restrições. A unidade curricular tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico e de se exprimirem com rigor de linguagem.

Microeconomia I

1GE105 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é ensinar (de uma forma articulada com Microeconomia II) de que forma a Economia pode ser útil para a tomada de decisão empresarial. Em Microeconomia I apresentar-se-ão os conceitos básicos procurando aplicá-los à análise de questões da vida real dos agentes económicos (consumidores e empresas) e, desta forma, sensibilizar os estudantes de um 1º ciclo em Gestão para a importância da análise económica para as decisões empresariais. Pretende-se que no final do curso os estudantes tenham conhecimentos rigorosos dos conceitos básicos microeconómicos que posteriormente irão utilizar em Microeconomia II e nas subsequentes unidades curriculares da área científica de Economia.

Sociologia das Organizações

1GE103 - ECTS

- Compreender as características das organizações e empresas
- Analisar as abordagens teóricas sobre as organizações
- Explicar os pressupostos das diversas estruturas e dinâmicas organizacionais
- Avaliar a problemática da gestão enquanto profissão

Comportamento Organizacional

1GE108 - ECTS

- Analisar como as estruturas, os processos e as práticas organizacionais condicionam e são condicionadas pelos comportamentos individuais, grupais e organizacionais.
- Avaliar o papel da gestão na configuração do comportamento de indivíduos e grupos no quotidiano organizacional.
- Confrontar as abordagens mainstream e as abordagens críticas sobre as temáticas comportamentais.

Gestão da Informação

1GE107 - ECTS

Proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos na área de Informática incluindo:

- as formas básicas de representação de dados,
- cálculo de valores a partir de outros, elaboração de gráficos,
- métodos de selecionar um subconjunto de dados e/ou agrupar esses de itens e calcular, por exemplo, as médias, totais etc.
- métodos que permite comparar os subgrupos de dados,
- representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.

Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos o domínio de algumas ferramentas informáticas (Ex. folhas de cálculo Excel, base de dados Access) e linguagem R, adequadas aos objetivos gerais mencionados acima.

Introdução à Contabilidade

1GE106 - ECTS

O programa que se apresenta a seguir reflecte, em termos de estrutura, os principais objectivos da disciplina propostos: i) apresentar a Empresa e a Contabilidade, ii) descrever a modelização contabilística e as principais demonstrações financeiras, iii) apresentar o sistema de informação contabilística, seus principais elementos, montagem e operação, iv) introduzir o Balanço e a Demonstração dos Resultados.

Matemática II

1GE109 - ECTS A unidade curricular de Matemática II, 1GE109, tem por objetivo dotar os alunos:
(i) da noção de integral e de algumas técnicas de integração de funções e equações diferenciais;
(ii) da capacidade de efetuar cálculos com matrizes, resolver e estudar sistemas eficientemente, calcular valores e vetores próprios e resolver sistemas de equações diferenciais;
(iii) da capacidade de interpretar um problema, modelá-lo e resolvê-lo com as técnicas adequadas.

Microeconomia II

1GE110 - ECTS

O objetivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia a alunos de gestão de modo a que possam progredir para estudos de economia mais avançados propostos no plano de curso e para que possam compreender os fundamentos económicos da decisão empresarial.

 

Competências Pessoais e Sociais I

1GE206 - ECTS

A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais I visa sensibilizar os estudantes para a importância das competências pessoais e sociais em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.), apoiando  e incentivando a sua autoconsciência e autoavaliação nesta área e o desenvolvimento de competências nestes domínios.

Contabilidade de Gestão

1GE202 - ECTS

O objetivo fundamental da disciplina é o de proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários à construção, avaliação e utilização de sistemas de informação de contabilidade de gestão. Serão expostos e discutidos os princípios que devem orientar a conceção e operacionalização destes sistemas.

Contabilidade e Relato Financeiro

1GE201 - ECTS
A UC tem como objetivo fornecer o conjunto de conhecimentos necessários à compreensão, preparação e interpretação das DF e desenvolver competências que permitam avaliar de forma crítica as práticas de relato financeiro das empresas.

Direito Fiscal

1GE205 - ECTS O programa da presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer aos alunos o conjunto de normas e princípios que regulam o nascimento, desenvolvimento e extinção das relações jurídicas fiscais. Depois de uma parte introdutória, essencialmente vocacionada para o esclarecimento do conteúdo de determinados conceitos jurídico-fiscais, para o enquadramento e delimitação do âmbito do Direito Fiscal, das suas principais fontes e das regras de interpretação e integração da lei fiscal, segue-se a análise da constituição, do desenvolvimento e da extinção da relação jurídica fiscal, bem como das garantias dos contribuintes. Numa fase em que aos alunos já foram ministrados os conhecimentos essenciais à compreensão, designadamente, da relação jurídica fiscal, dos impostos e das suas principais regras de codificação, procede-se à análise da forma como se encontra estruturado o sistema fiscal português, bem como dos impostos sobre o rendimento, sobre o consumo e sobre o património.

Estatística I

1GE203 - ECTS

O objetivo geral desta disciplina é o de fornecer ao estudante técnicas de análise exploratória de dados e de conceitos básicos de probabilidades. Pretende-se também que o estudante adquira conhecimentos indispensáveis para o estudo da Inferência Estatística.

Macroeconomia I

1GE204 - ECTS

O objectivo geral da disciplina é familiarizar os estudantes com os principais agregados macroeconómicos e financeiros e as formas com se inter-relacionam. Depois de ser feita a distinção entre tendência e conjuntura, é dada particular atenção às determinantes das flutuações económicas de curto e médio prazo, bem assim como às respectivas políticas de estabilização.

Competências Pessoais e Sociais II

1GE212 - ECTS

A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais II visa sensibilizar os estudantes para a importância do treino das competências de empregabilidade, trabalho de equipa, negociação e liderança positiva, que potenciam os níveis de bem-estar e que estão relacionadas com melhor desempenho em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.). 

Controlo de Gestão

1GE207 - ECTS

Proporcionar os conhecimentos necessários à construção, utilização e avaliação de sistemas de controlo de gestão, com particular reflexão sobre os aspetos de natureza metodológica. 

Estatística II

1GE210 - ECTS

O objectivo da UC é formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos com capacidade de desenvolver análises em novas situações. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar correctamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais. Aquisição de conhecimentos resultantes do estudo da Inferência Estatística e da Econometria.

Investigação Operacional

1GE208 - ECTS
  • Introduzir a Investigação Operacional e a sua utilidade.
  • Apresentar as principais caraterísticas dos modelos de Programação Linear.
  • Apresentar os conceitos fundamentais dos métodos de resolução de modelos de Programação Linear.
  • Apresentar os conceitos fundamentais da dualidade.
  • Apresentar os conceitos fundamentais da análise de sensibilidade e pós-otimização em Programação Linear.
  • Ilustrar a interpretação económica de alguns dos modelos de Programação Linear.
  • Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo discreto, sem e com estados absorventes.
  • Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo contínuo.

Macroeconomia II

1GE211 - ECTS

O objetivo global da disciplina de Macroeconomia II da Licenciatura em Gestão é o de que o estudante desenvolva a capacidade de entender e analisar fenómenos económicos numa perspetiva macroeconómica, designadamente as questões relativas às decisões de investimento, aos mercados de trabalho e financeiros, às contas externas, aos instrumentos e mecanismos de transmissão das políticas económicas, nomeadamente em contexto da União Europeia.

Marketing

1GE209 - ECTS

- Compreender a complexidade da realidade dos mercados e dos quadros conceptuais baseados na lógica do consumidor.

- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado.

- Aprofundar a análise estratégica a partir da análise do mercado e do negócio.

- Apresentar e explorar os conceitos fundamentais do marketing, estudando e aplicando as principais ferramentas de marketing na tomada de decisão.  

- Preparar os alunos para a ação utilizando os instrumentos de marketing.

Auditoria

1OP01 - ECTS
  1. Familiarizar os alunos com o enquadramento concetual e normativo de uma auditoria, bem como, em especial, com as respetivas metodologias e procedimentos de trabalho;
  2. Sempre que aplicável, propiciar um primeiro contacto com documentos e relatórios reais, utilizados no exercício da rofissão de auditoria;
  3. Dar a conhecer os aspetos de direito societário português mais relevantes para a atividade de revisão oficial de contas.



 

Business Analytics

1OP12 - ECTS

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve:

Conhecer:

  1. Estruturar informação em bases de dados multidimensionais
  2. os vários tipos de tarefas de extração de conhecimento de dados (Data Mining);
  3. conhecer os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa;

e ser capaz de:
a)aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados;

b) avaliar os resultados e compreender os métodos estudados.

 

Casos de Estudo Empresariais

1OP02 - ECTS

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:

a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
g) apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.

Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.

Ciência Política

1OP03 - ECTS

A unidade curricular tem dois objetivo: 1) informar os estudantes de Economia e Gestã acerca dos conceitos centrais da CP; 2) explorar as interrelações entre a CP e a Ciência Económica, seguindo alguns grandes economistas.

Direito do Trabalho

1OP05 - ECTS

A presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer o modus operandi próprio do ordenamento jus-laboral, de forma a dotar os alunos de mais uma ferramenta para o desempenho das respectivas actividades profissionais. Tendo presente esse propósito serão abordados os conceitos fundamentais do Direito do Trabalho, fundamentalmente centrados na Relação Individual de Trabalho e procurando-se, sempre que possível, ilustrá-los com decisões jurisprudenciais reveladoras da aplicação prática que desses conceitos é efectuada.

Economia e Gestão no Sector da Saúde

1OP11 - ECTS

O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.

Economia Portuguesa e Europeia

1GE301 - ECTS Transmitir aos estudantes um conjunto de conhecimentos devidamente organizados sobre a economia portuguesa, usando como fio condutor o percurso da economia em matéria de convergência real no longo prazo face à economia europeia; operacionalizar, aplicando à economia portuguesa e à economia europeia, um conjunto de conceitos previamente adquiridos em disciplinas anteriormente lecionadas; ensinar os estudantes a procurar e a lidar com a informação estatística disponível a propósito da economia portuguesa no contexto europeu.

Economia Social

1OP07 - ECTS

Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e a necessidade de políticas sociais compatíveis. Os estudantes deverão ser capazes de identificar tópicos e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.

Fiscalidade

1OP08 - ECTS Estudo do sistema fiscal português e dos principais impostos sobre o rendimento.

Gestão de Operações

1GE303 - ECTS

1. Proporcionar uma introdução à gestão das operações.
2. Analisar a função operacional das empresas do ponto de vista da gestão.
3. Estudar os princípios básicos e as principais técnicas utilizadas para resolver os problemas da gestão das operações.

Gestão de Recursos Humanos

1GE304 - ECTS

“The purpose of human resource management is to improve the productive contribution of people to the organization in an ethical and socially responsible way”. In Werther, W. & Davis, K. (1993). Human resources and personnel management. NY: McGraw-Hill Book Co., 4th edition, p. 10.

Esta disciplina aborda os principais temas da gestão de recursos humanos. Trata-se de uma disciplina introdutória, desenvolvida numa ótica da gestão. Está concebido com o duplo objectivo de permitir aos participantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.

Mercados Financeiros

1GE302 - ECTS

A disciplina Mercados Financeiros tem como objectivo proporcionar aos estudantes a análise de temas de índole teórica e a informação prática na área dos mercados e instrumentos financeiros. Em termos específicos, os seus objectivos são os seguintes:
i) Apresentar as principais áreas de análise económico-financeira da empresa;
ii) Proporcionar conhecimentos acerca dos mercados e dos instrumentos financeiros em termos das suas funções e características principais;
iii) Apresentar os princípios de decisão e avaliação financeira e as suas formas de aplicação;
iv) Expor as teorias que fundamentam as escolhas óptimas em termos do binómio risco/rendibilidade, e proceder à sua aplicação em estratégias de decisão;
v) Conhecer os principais instrumentos derivados e os seus métodos de avaliação.

Mercados para a Cultura

1OP09 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução às abordagens da economia da cultura, da gestão cultural e da sociologia da cultura e à interdisciplinaridade entre elas.

 

Métodos Econométricos

1GE305 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de econometria que lhes permitam desenvolver trabalho empírico de forma autónoma, com particular atenção dada às aplicações mais comuns em finanças, marketing e gestão.

Comércio Internacional

1GE401 - ECTS

O programa delineado visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caraterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto nas empresas e na economia associado à política comercial. 

 

Economia e Finanças Públicas

1GE402 - ECTS

O programa da disciplina tem por objetivo que os alunos apreendam o contexto global no qual é pertinente o desenvolvimento da atividade financeira do Estado e os principais problemas que se colocam às Finanças Públicas nas economias de mercado. Para além de uma análise das funções do Estado e dos instrumentos financeiros utilizáveis para a concretização destas funções, os alunos ficarão sensibilizados para as condicionantes da escolha coletiva , para a relevância da ideologia e das restrições legais e éticas no delineamento da atividade governamental.
A última parte do programa focará principalmente a gestão orçamental em Portugal e União Europeia com particular ênfase no Pacto de Estabilidade e Crescimento e o futuro das finanças públicas no contexto da aplicação da nova gestão pública.

Estratégia Empresarial

1GE306 - ECTS

Fornecer aos alunos uma perspetiva consistente dos principais conceitos de estratégia. Fornecer-lhes instrumentos para: 1) análise dos contextos externo e interno da empresa or ourganzação focal; 2) caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas; 3) identificação dos mecanismos de formação das estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais. Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efectivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão que lhes serão úteis para participarem activamente nos processos de elaboracão e implementação de estratégias empresariaos.  A presente disciplina de Estratégia Empresarial parte da perspetiva clássica, por ser mais familiar aos alunos, mas apresenta-lhes correntes alternativas de pensamento sobre a fundamentação das estratégias e sobre os processos de formação de estratégias.

Ética e Responsabilidade Social

1GE310 - ECTS
A presente unidade curricular (UC) pretende fornecer aos estudantes um retrato sobre dilemas éticos e práticas de responsabilidade social das empresas e outras organizações na atualidade.

O curso pretende desenvolver o conhecimento dos estudantes sobre ética e responsabilidade social nas sociedades contemporâneas e contribuir para uma reflexão crítica sobre a ética e a responsabilidade social enquanto práticas sociais, económicas e organizacionais em evolução, sem perder de vista a discussão do papel dos gestores no âmbito destas dinâmicas.

Finanças Empresariais

1GE307 - ECTS

Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências que lhes permitam compreender e avaliar o principal objectivo da empresa - a criação de valor - e como as decisões sobre as fontes e instrumentos de financiamento assim como sobre a distribuição dos seus resultados podem contribuir para esse objectivo.

Projetos de Investimento

1GE308 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam competências técnicas fundamentais à avaliação de projetos, bem como à tomada de decisão de investimento. Serão apresentados os principais critérios (tradicionais) de avaliação, bem como os novos métodos de avaliação de projetos (teoria das opções reais).

Sistemas de Informação

1GE309 - ECTS • Familiarização com o state-of-the-art das Tecnologias de Informação.
• Sensibilização para o papel, tanto atual como futuro, das Tecnologias de Informação nas organizações / empresas, não só aos níveis operacional, tático e estratégico da gestão, como ao nível do formato da atividade / do negócio.
• Discussão do papel das Tecnologias de Informação nas organizações / empresas.
• Estudo do e-Business (conceitos, contornos e características).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-04-19 às 22:11:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais
SAMA2