Código Oficial: | 6826 |
Sigla: | EGIN |
* Explicar os conceitos básicos e fornecer exemplos reais relevantes
* Descrever minuciosamente as ferramentas de análise estratégica. como são usadas e de que forma se encaixam no processo de gestão, elaboração e execução estratégica
* Incorporar os mais recentes desenvolvimentos na teoria e na prática da gestão estratégica
* Concentrar-se diretamente no que é necessário saber sobre a elaboração, implementação e execução de estratégias de negócios em ambientes contemporaneos.
O objectivo do curso é o de analisar as contribuições mais significativas da literatura do crescimento económico enfatizando o papel do progresso tecnológico e, subsequentemente, o de gerar ideias para investigação independente.
Teorias e Sistemas de Inovação procura assegurar uma sólida formação teórica sobre as teorias explicativas dos processos de inovação, dotando os estudantes de perspetivas de análise micro (empresas e organizações), meso (setores e sistemas de inovação) e macro (economia e sociedade). Esta unidade curricular será complementada, no segundo semestre, com a unidade curricular de Políticas de Inovação.
A disciplina desafia os participantes a percorrer todo o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a:
• Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações
• Compreender os mecanismos de desenvolvimento de culturas de inovação organizacional
• Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
• Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
• Compreender e aplicar os critérios de avaliação de oportunidades de mercado
• Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
• Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
• Compreender e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio
• Elaborar um plano de negócio
• Identificar potenciais fontes de financiamento
• Efectuar a apresentação do Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos
Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1-a) Recordar e caracterizar os componentes fundamentais de conceitos de inovação, tecnologia crítica, propriedade intelectual, produto e negócio de base tecnológica, e a forma como se articulam para criar valor.
1- b) Aplicar este quadro conceptual para analisar ou desenvolver os fundamentos de conceitos de produtos, serviços e negócios de base tecnológica.
2-a) Recordar e explicar os principais factores que condicionam a capacidade de um inovador capturar os retornos da sua inovação.
2-b) Aplicar este quadro conceptual para analisar ou desenvolver uma estratégia de apropriação de valor de base tecnológica.
3-a) Recordar os principais conceitos e ferramentas de análise de dinâmicas organizacionais, e de decisões de alocação de recursos em contextos tecnológicos.
3-b) Aplicar estes quadros conceptuais para analisar ou desenvolver uma estrutura organizacional e politicas de alocação de recursos.
Objetivos:
Introduzir os projetos e a necessidade da gestão de projetos.
Apresentar as várias componentes do plano do projeto.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de sequenciamento de projetos.
Apresentar os principais conceitos e técnicas de afetação e nivelamento de recursos.
Apresentar os principais métodos de orçamentação, bem como os principais tipos de custo.
Apresentar os principais conceitos relativos à monitorização e controle de um projeto, com especial relevo nos indicadores de Earned Value.
Apresentar os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação de um projeto.
O objetivo último da unidade curricular é promover uma formação aprofundada e atualizada no domínio da Política de Inovação. Nesse sentido, fornece as ferramentas conceptuais para compreender a natureza, os fundamentos, os tipos de instrumentos, as limitações e os novos desafios das Políticas de Inovação. Visa ainda dar uma perspetiva aplicada sobre o funcionamento dos ecosistemas de inovação, incluindo as suas dinâmicas, os principais atores e respetivas intervenções, assim como os principais programas e iniciativas de apoio à inovação na prática.
O objetivo desta unidade curricular é o de introduzir os estudantes à investigação científica. Visa fornecer as bases essenciais para que os estudantes consigam aprofundar um tema de investigação na área científica do mestrado, resultando na elaboração de um plano conducente à elaboração de uma dissertação / relatório de projeto / relatório de estágio.
A unidade curricular de Seminários tem como objetivo abordar e discutir um leque alargado de temas contemporâneos de economia e gestão, recorrendo à participação de personalidades de reconhecido mérito do meio empresarial, ambiente académico e entidades públicas e/ou sem fins lucrativos.
A unidade curricular pretende dotar o estudante de novos conhecimentos, com base em casos práticos relevantes para a área do mestrado, bem como desenvolver a capacidade de discutir e refletir criticamente sobre diversos temas na sua relação com a inovação.