Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MIM > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Mestrado em Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 9295
Sigla: MIM

Diplomas

  • Mestrado em Gestão (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos em Gestão (75 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Gestão Comercial

2GE02 - ECTS Abordar conceitos fundamentais de marketing, estratégia de marketing e estratégia de vendas, bem como explorar o papel do marketing nas organizações.

Gestão da Cadeia Logística

2GE04 - ECTS

Este curso procura dar aos participantes uma compreensão dos fundamentos da função operações nas empresas. A operação é analisada dos pontos de vista estratégico e operacional, focando a capacidade competitiva que pode gerar nas organizações. Como a integração das operações é vital nos dias de hoje, este curso irá focar igualmente sobre a gestão das cadeias de abastecimento e logística.

As operações de uma empresa, seja ela industrial ou de serviços, consistem na transformação de inputs em outputs.

Assim, a gestão das operações implica gerir tanto recursos humanos como recursos materiais. Para perceber a importância da função produção ou operações, basta atentar que grande parte, ou mesmo a maior parte, dos recursos das empresas está sob o seu controlo.

Gestão de Pessoas

2GE05 - ECTS

(a) Desenvolver a compreensão das diferentes perspectivas teóricas da gestão das pessoas, e preparar os estudantes para melhor perceber os grandes desafios que têm que enfrentar enquanto gestores e enquanto colaboradores da organização.

(b) Desenvolver a capacidade de analisar problemas de gestão em que o “factor humano” seja particularmente relevante, num quadro de mudanças significativas nas relações de trabalho e no ambiente social e económico em que as organizações operam.

Gestão Estratégica

2GE03 - ECTS

At the end of the course each student is supposed to handle, discuss and apply the basic concepts of strategic analysis and strategic implementation.

Gestão Financeira

2GE01 - ECTS

O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e à tomada das decisões financeiras da empresa, fundamentalmente as de investimento e de financiamento. Procurar-se-á sempre um direto apoio nos contributos da literatura teórica relevante sobre cada matéria.

O programa desenvolve-se a segundo a perspetiva do valor da empresa. Adota-se, como paradigma básico o da maximização do valor da empresa para os seus acionistas, sócios ou proprietários. Todas as questões financeiras são pois equacionadas em termos do seu potencial de criação de valor para a empresa.

 

Contabilidade e Controlo de Gestão

2GE11 - ECTS

Esta unidade curricular irá explorar discussões e avanços recentes na investigação e prática na contabilidade e controlo de gestão. Atenção especial será dedicada a temas relacionados com o comportamento e gestão de custos e com a tomada de decisões a nível operacional e estratégico.

Os estudantes serão incentivados a desenvolver uma abordagem crítica sobre os tópicos da unidade curricular.

Desafio Quantitativo QTEM

2GE22 - ECTS

Este curso procura providenciar aos alunos experiências reais de análise e tratamento analítico-quantitativo de dados organizacionais de apoio à tomada de decisões de gestão reais.

Gestão de Projetos

2GE14 - ECTS

Objetivos:

  • Introduzir os projetos e a necessidade da gestão de projetos.

  • Apresentar as várias componentes do plano do projeto.

  • Apresentar os principais conceitos e técnicas de sequenciamento de projetos.

  • Apresentar os principais conceitos e técnicas de afetação e nivelamento de recursos.

  • Apresentar os principais métodos de orçamentação, bem como os principais tipos de custo.

  • Apresentar os principais conceitos relativos à monitorização e controle de um projeto, com especial relevo nos indicadores de Earned Value.

  • Apresentar os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação de um projeto.

Gestão Estratégica Avançada

2GE21 - ECTS Esta disciplina pretende facultar uma perspetiva integrada das diversas componentes que integram uma estratégia. Durante as sessões, serão introduzidas um conjunto de conceitos, ferramentas e modelos, que permitam desenvolver uma estratégia efetiva. Estes objetivos serão atingidos atratvés da utilização de casos de estudo, discussões em aula e leitura de artidos, que promoverão o pensamento crítico e a discussão em aula de matérias de gestão estratégica.
O curso é focado no desenvolvimento das competências de estratégia dos alunos, alavancando na apresentação e discussão de casos de referência internacional na vertente das diversas práticas estratégicas.
No final do curso, os alunos deverão ser capazes de desennhar e implementar estartégis efetivas, adaptando conceitos e modelos lecionados em aula à experiência real.

Marketing Business2Business

2GE16 - ECTS

A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.

Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GE20 - ECTS Na sequência do plano de trabalho anteriormante desenvolvido, os estudantes deverão elaborar uma dissertação, estágio curricular e respetivo relatório (que doravante se designará, abreviadamente, por "dissertação"), ou trabalho de projeto, sobre temas específicos na área da Gestão.

Análise de Dados

2GE07 - ECTS

Formar os alunos em métodos de análise de dados, de forma a permitir que os alunos saibam extrair a informação essencial de um conjunto potencialmente volumoso de dados.

Business Cases Analysis

2GE08 - ECTS

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case: 

a) identificar o(s) problema(s) em causa; 
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera; 
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor; 
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta; 
e) apresentar um plano de implementação; 
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta. 

Adicionalmente, pretende-se que os alunos sejam capazes de apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case. 


Empreendedorismo

2GE09 - ECTS

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma oportunidade de negócio e de a corporizar num plano de negócio passível de apresentação a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos distingam processos emergentes e planeados de desenvolvimento de negócios e as stiuações específicas em que estes devem ser desenvolvidos. 

Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GE10 - ECTS

Permitir ao estudante a aplicação de conhecimentos de metodologia de investigação e tratamento de dados, previamente adquiridos, a um determinado domínio científico que deverá ser aprofundado, resultando na elaboração do projeto conducente à elaboração da dissertação de mestrado.

Seminarios

2GE06 - ECTS Confrontar os estudantes com discussões e controvérsias recentes em várias áreas da Gestão.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2023-12-08 às 18:55:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2