Segurança Informática
A segurança da informação na FEP e na U.Porto depende de todos nós.
Certifique-se:
Que a sua password é segura e confidencial
A password deve ter no mínimo 10 caracteres (13 caracteres para utilizadores com acesso privilegiado) e ser complexa.
A sua composição deverá exigir a inclusão de 3 dos 4 seguintes conjuntos de caracteres:
- Letras minúsculas (a…z)
- Letras maiúsculas (A…Z)
- Números (0…9)
- Caracteres especiais (~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ + | ` - = \ { } [ ] : “ ; ‘ < > ? , . /).
Dicas
Utilize passwords seguras e fáceis de memorizar;
As passwords mais utilizadas são: |
Como criar passwords seguras: |
1.ª 123456; 2.ª Password; 3.ª qwerty; 4.ª Abcd1234; 5.ª Data nascimento;
|
Construa uma frase.O meu filho nasceu no Porto às 16:45!!A password: OmfnnPa1645!! |
Não grave as passwords de forma automática nos sistemas;
As passwords não devem ser escritas em papéis ou locais visíveis;
Não utilize as mesmas passwords para os sistemas da FEP/U.Porto (ex. SIGARRA, email, ...) e sistemas pessoais;
Mude as suas passwords regularmente, mesmo nos sistemas que não o obriguem a fazê-lo.
- A palavra-passe (SIGARRA, Email, ...) pode ser alterada no seguinte interface
Que o seu dispositivo está protegido
A U.Porto disponibiliza aos seus utilizadores um software antivírus, licenciado através de contrato de Campus.
Mais informação aqui
Que utiliza o email institucional de forma profissional e cuidada
A utilização inadequada do email pode desencadear acessos indesejáveis aos nossos sistemas e à nossa informação.
Dicas
- Verifique sempre os endereços dos destinatários;
- Não abra emails e ficheiros de origem desconhecida, elimine-os imediatamente;
- Não envie informação pessoal que lhe seja solicitada por email (ex. username, password, nome, n.º cartão de Cidadão, n.º cartão de crédito, etc.).
Nenhuma organização solicita este tipo de dados por email;
- Não clique nas ligações (links) de emails suspeitos. Na dúvida, escreva o endereço diretamente no browser;
- Se o seu computador detetar um virús ou suspeitar de um comportamento anormal, por favor siga os seguintes passos:
- Desligue o Wi-Fi;
- Remova o cabo de rede;
- Não desligue o computador;
- Contacte imediatamente o SIFEP
Que nunca deixa a sua sessão aberta no computador
Sempre que fizer uma pausa no trabalho (serviço, aula, ...) bloqueie a sessão no computador que está a utilizar.