Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Mestrado em Gestão Comercial

Mestrado em Gestão Comercial

MENSAGEM DO DIRETOR

Diretor de Curso
A atividade comercial tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada mais complexas e exigentes. A sofisticação dos processos e métodos implica um nível de competência sempre crescente. As competências generalistas já não são suficientes, é fundamental dominar competências técnicas e comportamentais específicas. Para colmatar essa lacuna, a FEP criou o Mestrado em Gestão Comercial (MGCOM). Boas razões para optar pelo Mestrado em Gestão Comercial:

» Ênfase numa área de especialização pouco abordada em mestrados;

» Foco no desenvolvimento das competências críticas ao pleno desempenho de uma atividade profissional na área da Gestão Comercial;

» Formação que proporciona ferramentas metodológicas para a investigação cientifica no domínio da Gestão Comercial.

Queremos que, em cada dia, os nossos mestrandos se tornem melhores líderes. Esse é nosso desafio. Essa é a nossa aposta. Seja bem-vindo ao Mestrado em Gestão Comercial!.

Pedro Quelhas Brito

COMISSÃO CIENTÍFICA

A Comissão Científica do programa pode ser consultada aqui.

OBJETIVOS

O MGCOM visa dotar os participantes das competências técnicas e comportamentais indispensáveis ao exercício de funções de relevo na área da Gestão Comercial. O curso está desenhado para quem queira promover a sua valorização profissional, e também para quem necessite de uma formação científica de base para seguir ou evoluir numa carreira na área comercial

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a quem pretenda consolidar, atualizar ou desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de especialização. Os setores de acolhimento são vastos: distribuição retalhista e grossista, automóvel, banca, indústria e prestação de serviços (saúde,farmacêutica, informática, tecnologias/ comunicação, consultoria, engenharia...).

DISSERTAÇÕES EM DESTAQUE

"Impacto de uma ação de merchandising em farmácias"; Teresa Sousa; Orientador: Pedro Quelhas Brito

"O visual merchandising como fator determinante do aumento das vendas"; António Cerqueira; Orientador: Pedro Quelhas Brito

"Definição de Objetivos dos Vendedores no Mercado de Material Elétrico Português"; Pedro Assunção; Orientadora: Maria Teresa Campos Proença

"Determinantes de fidelização do cliente no contexto da banca online"; Damien Sá; Orientador: Paulo Pires

"Determinantes da performance comercial B2B: Caso prático comércio de material elétrico e automação"; Cláudio Assunção; Orientador: Paulo Pires

"O comércio eletrónico em empresas B2B"; Pedro Vieira; Orientador: Vasco Viana

"A Performance dos Agentes de Seguros e a Diversidade de Parcerias"; Mónica Sequeira; Orientador: Pedro Campos

"Recomendação de clientes em ambiente de health-clubs: o papel dos sistemas de incentivo"; Pedro Filipe Marques; Orientador: Pedro Quelhas Brito

"A responsabilidade social corporativa como fator de decisão de compra"; Cátia Clemente; Orientadores: Catarina Delgado, Manuel Castelo Branco

"Motivação da Forca de Vendas - O controlo de vendas e a efetividade do sistema de recompensas como determinantes da motivação intrínseca e extrínseca do vendedor"; Belisa Damião; Orientadora: Sofia Cruz

RANKINGS

Rankings

O Mestrado em Gestão Comercial integrou a 10ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2018 dos melhores programas do mundo na área de gestão de vendas e desenvolvimento de negócios.

PROGRAMA

O plano do curso pode ser consultado aqui.

HORÁRIO

Horário pós-laboral

CORPO DOCENTE

O corpo docente do programa pode ser consultado aqui.

PERFIL DOS ESTUDANTES

Estudantes inscritos/admitidos em 2018/19

CANDIDATURAS

2 de janeiro a 1 de março de 2019 (1a fase)

A leitura prévia do Edital é obrigatória.

Obtenha mais informações sobre condições de acesso e critérios de seriação, entre outras, aqui.

PROPINAS

A informação sobre as propinas pode ser consultada aqui.

TESTEMUNHOS

Beatriz Silva

"O mestrado em gestão comercial foi a minha escolha para reforçar a minha formação académica base, acabando por ser uma mais valia para a função que desempenho atualmente. Permitiu-me desenvol­ver bases sólidas para o meu percurso profissional, devido ao plano curricular completo e adaptado às exigências do mercado de traba­lho. O facto de ser um mestrado transversal a diversas áreas fomen­tou a troca de opiniões e a análise de diferentes pontos de vista dos conteúdos lecionados. Recomendo-o vivamente a todos aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho na área comercial."Beatriz Silva, Commercial Assistant - SONAE MC.

Gonçalo Telles

"Depois de ter finalizado a minha Licenciatura em Gestão procurei frequentar um Mestrado que se adequasse à minha vocação e área profissional, bem como aos projetos futuros que pretendo desenvolver. Considero este mestrado uma ferramenta vital para quem desem­penha ou pretende ingressar na área comercial, pois contempla atividades fulcrais como gestão de equipas, liderança, negociação, ou técnicas de vendas. É constituído por um corpo docente altamen­te qualificado, que faculta ferramentas e competências essenciais aos alunos. No fim do primeiro ano deste grau académico, usufruí de propostas para ingressar no departamento comercial de diversas organizações e atualmente desempenho a função de Gestor Comercial numa empresa de Gestão de Frotas. Este mestrado é uma experiência estimulante e enriquecedora que recomendo vivamente.”Gonçalo Telles, Sales Manager da GeoCar – Gestão de Frotas.

Teresa Sousa

""O mestrado em gestão comercial é fundamental para todos os que exercem ou querem exercer funções comerciais. As várias vertentes abordadas ao longo do mestrado permitem aprofundar e também adquirir conhecimentos que no dia a dia são extremamente úteis permitindo desempenhar a função comercial de forma mais efetiva."Teresa Sousa, Delegada de Informação Médica na Merck Sharp & Dohme.

Ricardo Pereira

"Depois de vários anos envolvido em projetos de eficácia comercial e transformação comercial em diferentes realidades, senti que era o momento de me sentar numa sala de aulas, trocar experiências com colegas e professores, e, a partir daí, estruturar melhor o meu conhecimento. Eu recomendo o Mestrado em Gestão Comercial, porque é um mestrado que não se foca na venda por si mesma e porque se preocupa em dotar os alunos de uma visão holística sobre todo o processo de venda, e das dimensões que gravitam à volta da venda, nomeadamente Recursos Humanos, Logística, Marketing, entre outros.”Ricardo Pereira,Diretor de Planeamento, Controlo de Gestão e Sistemas de Informação na Cerealis, SGPS”

Andrea Pereira

"Uma boa ferramenta académica para quem trabalha na área comercial/vendas. Permite uma abordagem multidisciplinar sobre as temáticas mais relevantes da área, que se vivenciam no decorrer das mais diversas atividades comerciais. A amplitude curricular vai desde a gestão de equipas e técnicas de negociação, até à gestão do relacionamento com clientes e técnicas de vendas. A partilha de conhecimento proporcionada pela troca de experiência entre colegas transporta consigo um fator diferenciador, tornando o curso mais dinâmico e aproximado à realidade."Andrea Pereira, Consultora na empresa IMF - Informação de Mercados Financeiros

Diogo Freitas

"Quando terminei a minha licenciatura em Economia na FEP, comecei de imediato a trabalhar numa grande empresa de retalho. Nesse ano, descobri a área com a qual mais me identifico e na qual quero fazer futuro - a área comercial. Principalmente, as funções de gestão comercial e de gestão de categoria de negócio. Com o objetivo de me especializar nessa área e de completar a minha formação (licenciatura em Bolonha), pesquisei em várias escolas, mestrados nessa área que me valorizassem para conseguir chegar às funções pretendidas. Encontrei na FEP o Mestrado ideal. Um mestrado feito a pensar no mercado de trabalho, na prática, na resposta à necessidades comerciais das empresas. Um mestrado com um rico plano de estudos que fomenta o networking, o trabalho em equipa e o conhecimento técnico e prático. Um plano de estudos que consegue conjugar disciplinas que abordam todas as áreas críticas e fundamentais, diretamente relacionadas com a gestão comercial. O Mestrado em Gestão Comercial, ajudou-me a consolidar conhecimentos que já tinha do dia-a-dia profissional, dotou-me de novos conhecimentos técnicos e será certamente um fator decisivo para conseguir chegar um dia à função de Gestor Comercial.”José Diogo Freitas, Analista de Preço na Sonae MC"

FAQS

Consulte as perguntas frequentes dos candidatos aqui.

SOBRE A FEP

Mais informações aqui.

SOBRE A U.Porto

Mais informações aqui.

SOBRE O PORTO

Mais informações aqui.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-02-20 I  Página gerada em: 2019-05-22 às 00:15:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais