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Marketing

Código: 2MK01     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Marketing e publicidade

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Marketing

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MARKT 31 Plano Oficial de Bolonha 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A disciplina tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões e implementarem ações no domínio do marketing enquanto elemento do processo global da gestão das organizações.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Demonstrar competências para analisar de forma exaustiva e criativa informação usando ferramentas de marketing tendo em vista desenvolver recomendações de ação num dado contexto de marketing. 

2. Ser capaz de identificar de modo preciso problemas de marketing, sugerir soluções estratégicas e recomendar planos táticos efetivos que demonstrem conhecimentos de conceitos integrados de marketing. 

3. Evidenciar consciência e sensibilidade para a natureza global do marketing e dos mercados, tomando em consideração diferentes pontos de vista e adaptando aos requisitos específicos do mercado.

 

Competências NCSEE: L1 - L57 e M10, M11 e M12.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1. O Marketing nas Organizações 
2. Marketing e Criação de Valor
3. Grandes Desafios Atuais
         3.1 Transformação Digital
         3.2 Globalização dos Mercados
4
. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 

         4.1 Segmentação e Targeting 

         4.2 Posicionamento
         4.3 Gestão de Marcas 
5
. Gestão das Principais Variáveis de Marketing 

         5.1 Produto e Serviço

         5.2 Comunicação 

         5.3 Distribuição 

         5.4 Preço e Valor
6.
Plano de Marketing
        6.1 Processo de Planeamento em Marketing
          6.2 Estrutura do Plano de Marketing
7
. Marketing em Áreas Específicas

         7.1 City Branding
         7.2 Marketing para Start-ups
         7.3 Marketing Pessoal
8. Pecados mortais do marketing
       

 

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. e Keller, K. ; Marketing Management, 14th Edition
Kotler, Philip; Kartajaya, H.; Setiawan, I.; Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, Wiley

Bibliografia Complementar

Dionísio, P; Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Rodrigues, J.V:; Mercator 25 anos: O Marketing na era digital, Dom Quixote, 2018
Kim, W.C,; Mauborgne, R.; Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo por base a metodologia do active learning, é dada ênfase aos aspectos práticos sem esquecer a transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e instrumentos de marketing a situações concretas. Assim, os métodos utilizados, pretendendo conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade dos alunos, assentam fundamentalmente na apresentação de conceitos, metodologias e técnicas  bem como na anãlise de casos.

Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.

Case Studies
Análise e discussão de situações concretas que permitam não só a troca de experiências, mas também a prática da tomada de decisões em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 36,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Com base na presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- Avaliação distribuída
ou
- Exame Final em época de recurso

1. Avaliação distribuída
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

. trabalho de grupo 70%
. trabalho individual 30%

2. Avaliação por exame final
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final, a realizar na época de recurso.

Observações

BIBLIOGRAFIA

1. Essencial 

Kotler, P. e Keller, K. (2015), Marketing Management, 15th Edition, Pearson Education, Upper Saddle River, NJ.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021), Marketing 5.0: Technology for Humanity, Wiley.


2. Complementar
 

Chernev, A. (2019), Strategic Marketing Management: The Framework, Tenth Edition, Cerebellum Press.

Dionísio, P.; Baynast, A.; Lendrevie, J; Lévy, J. (2018), Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital, 17ª ed., Lisboa: Publicações Dom Quixote.


 

 

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