| Código: | 2MK01 | Sigla: | MARK |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Marketing e publicidade |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Marketing |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MARKT | 31 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A disciplina tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões e implementarem ações no domínio do marketing enquanto elemento do processo global da gestão das organizações.
1. Demonstrar competências para analisar de forma exaustiva e criativa informação usando ferramentas de marketing tendo em vista desenvolver recomendações de ação num dado contexto de marketing.
2. Ser capaz de identificar de modo preciso problemas de marketing, sugerir soluções estratégicas e recomendar planos táticos efetivos que demonstrem conhecimentos de conceitos integrados de marketing.
3. Evidenciar consciência e sensibilidade para a natureza global do marketing e dos mercados, tomando em consideração diferentes pontos de vista e adaptando aos requisitos específicos do mercado.
Competências NCSEE: L1 - L57 e M10, M11 e M12.
1. O Marketing nas Organizações
2. Marketing e Criação de Valor
3. Grandes Desafios Atuais
3.1 Transformação Digital
3.2 Globalização dos Mercados
4. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
4.1 Segmentação e Targeting
4.2 Posicionamento
4.3 Gestão de Marcas
5. Gestão das Principais Variáveis de Marketing
5.1 Produto e Serviço
5.2 Comunicação
5.3 Distribuição
5.4 Preço e Valor
6. Plano de Marketing
6.1 Processo de Planeamento em Marketing
6.2 Estrutura do Plano de Marketing
7. Marketing em Áreas Específicas
Tendo por base a metodologia do active learning, é dada ênfase aos aspectos práticos sem esquecer a transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e instrumentos de marketing a situações concretas. Assim, os métodos utilizados, pretendendo conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade dos alunos, assentam fundamentalmente na apresentação de conceitos, metodologias e técnicas bem como na anãlise de casos.
Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.
Case Studies
Análise e discussão de situações concretas que permitam não só a troca de experiências, mas também a prática da tomada de decisões em grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 36,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 56,00 |
O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- Avaliação distribuída
ou
- Exame Final em época de recurso
1. Avaliação distribuída
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
. trabalho de grupo 70%
. trabalho individual 30%
2. Avaliação por exame final
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final, a realizar na época de recurso.
BIBLIOGRAFIA
1. Essencial
Kotler, P. e Keller, K. (2015), Marketing Management, 15th Edition, Pearson Education, Upper Saddle River, NJ.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021), Marketing 5.0: Technology for Humanity, Wiley.
2. Complementar
Chernev, A. (2019), Strategic Marketing Management: The Framework, Tenth Edition, Cerebellum Press.
Dionísio, P.; Baynast, A.; Lendrevie, J; Lévy, J. (2018), Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital, 17ª ed., Lisboa: Publicações Dom Quixote.