Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2GEC08

Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

Código: 2GEC08     Sigla: PDTPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão Comercial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GCOM 29 Plano Oficial de Bolonha 2 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Propor, apresentar e discutir um projeto de investigação/ dissertação. Dominar o processo metodológico e métodos de análise, quer quantitativos, quer qualitativos.

Ler, analisar criticamente, resumir e apresentar artigos de natureza científica.

Resultados de aprendizagem e competências


1) Elaborar e apresentar projetos de investigação científicos /plano de dissertação
2) Conhecer estrutura de artigos científicos
3) Ler criticamente artigos científicos
4) Preparar uma revisão da literatura
5) Conhecer métodos quantitativos de análise em Gestão Comercial / Gestão
6) Conhecer métodos qualitativos de análise em Gestão Comercial / Gestão

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à investigação científica em Gestão Comercial / Gestão e à dissertação de mestrado

2. Metodologia de investigação (sessões comuns a vários mestrados da FEP)

- Processo de investigação
- Bases de dados bibliográficas e estatísticas
- Métodos Quantitativos de análise
- Métodos Qualitativos de análise
- Software (SPSS, EVIEWS, outros)

3. Elaboração, apresentação (oral e escrita) e discussão das propostas de investigação (projetos de dissertação)

 

Bibliografia Obrigatória

Eco Umberto 1932-2016; Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 972-23-1351-7
Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Maroco, João; Análise estatística. ISBN: 978-972-618-452-2
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-7619-7428-8
Yin Robert K.; Case study research. ISBN: 978-1-4129-6099-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com participação dos alunos

Aulas de apresentação e discussão de artigos e de propostas de dissertação por parte dos alunos

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 39,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 18,00
Trabalho escrito 72,50
Total: 202,50

Obtenção de frequência

A presença nas aulas é obrigatória.

Exige-se a classificação mínima de 10 valores na componente do projeto de dissertação.

As apresentações orais com ppt são obrigatórias. 

A entrega do documento final escrito do projeto de dissertação é obrigatório.
  

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação é obtida a partir dos seguintes elementos :

- presença e participação nas aulas 
- apresentações orais com ppt
- documento final escrito do projeto de investigação

 

Componentes de avaliação

Entrega 1 e respetiva apresentação - 5% (1 valor)
Entrega 2 e respetiva apresentação - 25% (5 valores)
Entrega 3 e respectiva apresentação - 70% (14 valores)

Todas as entregas estão sujeitas a:

  • nota míníma (10 valores); 
  • penalização para envios fora de prazo (0.5 valores fixos acrescidos de 0.5valores por cada dia de atraso, até um máximo de 7 dias de atraso, após os quais a componente será avaliada com 0 valores); 
  • penalização para o caso da apresentação da componente não acontecer no dia previsto (0.5 valores fixos acrescidos de 0.5valores por cada dia de atraso na realização da apresentação, até um máximo de 7 dias de atraso, após os quais a componente será avaliada com 0 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não existe.

Melhoria de classificação

Não existe.

Observações

Bibliografia complementar:

  • Ghauri, Pervez, Gronhaug K., and Kristianslund, I (1995) Research Methods in Business Studies A Practical Guide. New York: Prentice Hall. 
  • Gillham, W. E. C. (2000), Developing a questionnaire. London: Continuum. 
  • Girden, Ellen R. (2001), Evaluating Research Articles: From Start to Finish, 2nd ed., Sage, London. 
  • Hart, Chris (2001), Doing a literature search: a comprehensive guide for the social sciences. London: SAGE.
  • Hart, Christopher (2004), Doing your masters dissertation: realizing your potential as a social scientist. London: SAGE.
  • Remenyi, Dan S. J., Brian Williams, and Arthur Money (1998), Doing research in business and management: Sage.
  • Saunders, Mark; Lewis, Philip and Thornhill, Adrian (2003), Research Methods for Business Students, 3rd. ed., Prentice-Hall, Edinburgh.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-02 às 11:38:04 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2