| Código: | 2GEC07 | Sigla: | SIDM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência de Computadores |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão Comercial |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GCOM | 40 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Sistemas de Informação:
•Familiarizar os alunos com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação
•Sensibilizar os alunos para o papel actual e futuro, das Tecnologias de Informação na empresa, não só aos níveis operacionais e de gestão, como ao nível do formato do negócio, no sentido de potenciar a obtenção de vantagens competitivas para as empresas
•Discutir a abordagem do Business Intelligence e Datawareouse, nomeadamente no contexto do Big data analytics
•Familiarizar os alunos com as bases de dados relacionais e não relacionais
•Estudar da Web 2.0 e do Negócio Electrónico. Conceitos, contornos e características
Database Marketing:
• Aprender conceitos de bases de dados, data mining e database marketing.
• Adquir conceitos chave de database marketing: LTV, RFM, etc.
• Identificar problemas de marketing que podem ser abordados com data mining.
• Valorizar a avaliação objectiva das acções de marketing.
• Conhecer as fases de um projecto de data mining.
• Adquirir competências básicas de desenvolvimento de projectos de data mining usando Power Bi e RapidMiner.
Os alunos devem estar familiarizados com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação, nomeadamente no Business Intelligence e no seu papel relevante nas empresas, tanto ao nível operacional e de gestão como às potencialidades de alteração nos modelos de negócio e no desenvolvimento de vantagens competitivas.
Após as actividades da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de aplicar as modernas técnicas de data mining no contexto da caraterização dos clientes e modelizar as operações de segmentação, targeting e market basket analysis.
Módulo de Sistemas de Informação:
1) Evolução das Tecnologias de Informação e do seu papel no meio empresarial
As Tecnologias de Informação e o ambiente global
As empresas e as Tecnologias de Informação
As Tecnologias de Informação e as vantagens competitivas
O impacto das Tecnologias de Informação na organização
2) Familiarização com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação
As Tecnologias de Informação
Principais Aplicações empresariais – ERP, CRM, EIS
WEB 2.0, Portais Corporativos
Internet e WEB
3) Análise de investimentos em Tecnologias de Informação
Montagem do projecto
A equipa
Os parceiros
Planeamento e controlo
4) Principais tendências das TI e SI – BI, DW, Revolução da WEB, Gestão do Conhecimento
Bases de dados relacionais e não relacionais
ETL
Módulo de Database Marketing:
• Introdução: Que conhecimento se pode extrair dos dados? Análise de dados, Data mining, Apoio à Decisão. Conceitos-chave de database marketing: LTV, RFM, etc.
•Aprender os conceitos fundamentais: princípios-base do sucesso de uma empresa orientada a dados de negócio; adquirir e manter a vantagem competitiva via ciência de dados; a importância da curadoria cuidadosa da capacidade da ciência de dados.
• Data: preparação de dados
--fontes (Bases de dados relacionais, datawarehouses, bases de dados de texto, clickstreams)
--preparação (limpeza, transformação)
• Mining:
--Clustering/agrupamento (ex. para segmentação de clientes)
--Previsão (classificação e regressão)
--Basket analysis (cross-selling, análise de associações, collaborative filtering.)
• Projectos de DM
--Avaliação: métricas genéricas (ex. erro, análise ROC) e específicas da aplicação (ex. valor do cliente, valor do serviço, qualidade dos modelos de marketing)
--Metodologias: (CRISP, SEMMA)
--Ferramentas (gratuitas e comerciais): PowerBi e RapidMiner
Aulas teóricas onde a matéria é exposta e posteriormente exemplificada. Resolução de exercícios.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 20,00 |
| Frequência das aulas | 14,00 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Total: | 44,00 |
O aluno só obterá aprovação se obtiver um mínimo de 7 valores no exame.
A classificação na dsciplina é calculada da seguinte forma:
0.4 x nota_trabalho + 0.5 x nota_exame + 0.1 x participacao presencial
O trabalho está dividido em duas componentes: na componente de sistemas de informação e na componente de database marketing. Cada uma das partes tem o peso de 20% na nota final.
O trabalho será executado em grupos de 2 ou 3 alunos alunos.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FEP.UP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FEP.UP.
Bibliografia:
Vaisman, Alejandro, Zimányi, Esteban, Data Warehouse Systems - Design and Implementation, Springer, 2014
What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking, O'Reilly Media ,2014
Kimball, Ralph, Ross, Margy, The data warehouse toolkit : the definitive guide to dimensional modelling, John Wiley & Sons, 3rd edition, 2013
Laudon, J. Laudon, Essentials of Management Information Systems, 11th edition, 2016, Pearson
Turban, Mclean, Wetherbe. Information Technology for Management – Wiley International Edition
Daniels, N.Caroline (1997). Estratégias Empresariais e Tecnologias da Informação - Editorial Caminho, Biblioteca de Economia e Gestão
Campos, P., Moreira, J., Santos, S., (2020), Web Analytivs, E-Agro Innovation, http://e-agroinnovation.agrocluster.com/uploads/AGROCLUSTER_Ebooks%20-%20Web%20Analytics.pdf
Data Mining for Business Analytics: Concepts, Techniques, and Applications in R, Galit Shmueli, Wiley
Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-Analytic Thinking, Foster Provost