| Código: | 2EGIN02 | Sigla: | CE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Economia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão da Inovação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGIN | 37 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
O objectivo do curso é o de analisar as contribuições mais significativas da literatura do crescimento económico enfatizando o papel do progresso tecnológico e, subsequentemente, o de gerar ideias para investigação independente.
Os estudantes são estimulados a particiapr nas aulas e a ler diversos capítulos de livros e papers, ficando ao corrente do estado da arte na literatura do crescimento económico. A aprovação na disciplina requer uma preparação sólida por parte dos estudantes.
1. Crescimento e tecnologia
1.1. Factos sobre crescimento económico
1.2. Contribuição da inovação para o crescimento económico
1.3. A tecnologia como bem económico
1.4. Crescimento e taxa de crescimento
1.5. Proposta de modelo de crescimento unificado/genérico
2. Teoria neoclássica: modelo de Solow-Swan e extensões
2.1. Steady state e dinâmica de transição
2.2. Taxa de crescimento exógena
2.3. Taxas de crescimento inter-país
2.4. Convergência de taxas de crescimento
3. Mecanismos básicos do crescimento endógeno
3.1. Modelo AK de Solow-Pitchford
3.2. Modelo AK de Romer: spillovers de conhecimento e retornos crescentes
3.3. Modelo de Uzawa-Lucas: crescimento com educação
3.4. Crescimento com learning-by-doing
3.5. Crescimento com progresso tecnológico endógeno
4. Modelos de progresso tecnológico endógeno
4.1. I&D horizontal e I&D vertical
4.1.1. Função produção de tecnologia e modelos lab equipment e knowledge driven
4.1.2. Lucros e dimensão de mercado
4.1.3. valor de uma inovação
4.1.4. Implicações políticas
4.2. Crescimento com e sem efeitos de escala
5. Difusão da tecnologia, comércio e interdependência
5.1. Com base em modelos de I&D horizontal
5.2. Com base em modelos de I&D vertical
6. Direcção do progresso tecnológico e desigualdade salarial intra e inter-país
6.1. Factos sobre a desigualdade salarial
6.2. Trabalho/capital humano qualificado e não qualificado
6.3. Direcção do progresso tecnológico como determinante da desigualdade salarial
6.4. Causas da direcção do progresso tecnológico: skill-biased technological change e comércio internacional
Aulas teóricas complementadas com aplicações práticas, discussão e leitura de papers de referência.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Teste | 95,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Estudo autónomo | 163,50 |
| Total: | 202,50 |
Modalidade A
Classificação final = 0,45 * 1º teste + 0,50 * 2º teste + 0,05 Participação activa nas aulas >= 9,5; com classificação em qualquer dos testes >=7,0.
Modalidade B
Exame final.
Relativamente à "Participação activa nas aulas" a classificação é obtida através da pontuação atribuída ao aluno resultante da sua participação e assiduidade na discussão dos materiais submetidos à discussão da turma.
Ver ponto anterior