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Gestão da Informação

Código: 1EC107     Sigla: GINF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 345 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Abordar o papel de Sistemas de Informação na sua função de suporte à elaboração de decisões de negócio, imprescindível na economia da empresa. Formar utilizadores com sentido crítico dos métodos de gestão de informação, proporcionando a aprendizagem de instrumentos adequados à tomada de decisão. A gestão eficiente da informação disponível passa pela integração de vários tipos de informação de várias fontes, agregação de dados e tratamento e análise dos mesmos. Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver a aprendizagem de instrumentos nas áreas dos sistemas de informação que permitam, entre outros aspetos:
- Conhecer as formas elementares de representação de dados,
- Utilizar ferramentas que permitam descrever e analisar dados e elaborar gráficos,
- Organizar informação em bases de dados,
- Selecionar subconjuntos de dados estruturados e utilizar métodos que permitam comparar esses subgrupos,
- Elaborar representações de estruturas de decisão e a desenvolver a sua relação com conceitos de programação.



 

Resultados de aprendizagem e competências

Gestão da Informação pretende desenvolver as competências de aprendizagem em sistemas de informação que possibilitam:

- Conhecer as formas elementares de representação de dados,
- Utilizar ferramentas que permitam descrever e analisar dados e elaborar gráficos,
- Organizar informação em bases de dados,
- Selecionar subconjuntos de dados estruturados e utilizar métodos que permitam comparar esses subgrupos,
- Elaborar representações de estruturas de decisão e a desenvolver a sua relação com conceitos de programação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Folhas de cálculo: Fórmulas e funções; tratamento de pequenas quantidades de dados; gráficos; procura e exploração de dados; vistas de grupos de dados através de Pivot tables. Objetivos operacionais: Utilização do Excel.

Bases de dados relacionais: Tabelas; relacionamentos; consultas (QBE); interfaces (formulários); concepção de bases de dados (entidades e relacionamentos). Objetivos operacionais: utilização do Access.

Introdução à programação: Estruturas de dados (objetos simples; vectores; data frames); instruções; programação de funções; manipulação de conjuntos de dados (ex. data frames); Objetivos operacionais: programação em R.

Análise de dados e elaboração de modelos de decisão: Classificação; árvores de decisão e regras; regressão linear; análise exploratória de dados. Objetivos operacionais: Análise de dados em R; importação de dados e análise exploratória (ex. geração de histogramas); geração de modelos de classificação / regressão. Importação de dados da Internet;

Bibliografia Obrigatória

L.Torgo; LINGUAGEM R - PROGRAMAÇÃO PARA ANÁLISE DE DADOS, Livraria Escolar Edi

Bibliografia Complementar

John Viescas, Jeff Conrad; Microsoft Office Access 2007, 2007. ISBN: 0-7356-2325-2
Maria Adelaide Pinto Carvalho; Excel 97. ISBN: 972-97488-0-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com exposição da matéria, exercícios práticos e apoio a trabalhos.

Software

R
Access
Excel
RStudio

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

São aprovados por avaliação distribuída, os alunos que tenham média ponderada dos testes superior ou igual a 9.5 valores, e não tenham tido em nenhum dos 3 testes uma nota inferior a 6.0 valores.

Consideram-se excluídos da avaliação distribuída sem exame final os estudantes que obtiverem uma classificação inferior a 6 valores em qualquer dos testes, independentemente do valor da média ponderada das classificações parciais obtidas. A quem obtiver uma classificação inferior a 6 valores em qualquer dos dois primeiros testes, não poderá continuar por avaliação distribuída, e não será atribuída uma classificação final. Um estudante que obtiver uma classificação inferior a 6 valores no terceiro teste, não obtém aprovação.

Qualquer estudante poderá apresentar-se no exame final, independentemente das classificações obtidas nos dois primeiros testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Distribuída

A avaliação distribuída consiste em três testes escirtos presenciais de avaliação durante o semestre. Se o aluno não fizer um dos testes, terá zero nesse teste, e será excluído da avaliação distribuída. O terceiro teste coincide com a data do exame da época normal.

Qualquer estudante em avaliação distribuída poderá, até à data do terceiro teste, desistir desta e optar por ser avaliado por exame final. Se entregar o terceiro teste, então já não poderá ser avaliado por exame final na época normal.

Para a nota final, as notas dos testes 1, 2 e 3 contam, respetivamente, com os ponderadores 30%, 40% e 30%. As notas dos testes são arredondadas às décimas.

São aprovados por avaliação distribuída, os alunos que tenham média ponderada dos testes superior ou igual a 9.5 valores, e não tenham tido em nenhum dos 3 testes uma nota inferior a 6.0 valores.

Exame Final

No exame final de época normal a nota final é simplesmente igual à nota do exame.

Exame de Recurso

No exame final de época de recurso a nota final é simplesmente igual à nota do exame.


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