Código: | 2MEAE04 | Sigla: | MQA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Administração de Empresas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EAE | 42 | Plano Oficial a partir de 2021-2022 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Margarida Malheiro Queiroz de Mello | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,00 |
Francisco Vitorino da Silva Martins | 1,50 | ||
Maria Margarida Malheiro Queiroz de Mello | 1,50 | ||
Natércia Silva Fortuna | 0,00 |
O curso tem por objetivo principal explicar como os métodos quantitativos (estatísticos e econométricos) podem ser aplicados à análise de problemas económicos e de gestão por forma a conduzir, num processo de tomada de decisão, à melhor solução disponível. Numa vertente mais prática e com horizonte temporal mais curto, este curso fornece ferramentas técnicas essenciais a uma melhor compreensão da investigação publicada e à preparação do trabalho de tese exigido no final do ano letivo.
No termo do curso, os estudantes estarão habilitados a:
i- Criar, estimar e interpretar modelos econométricos que sejam estatisticamente válidos e teoricamente consistentes, utilizando informação obtida em contextos de economia e gestão;Assume-se que ao alunos tenham conhecimentos de Matemática, Estatística e Teoria Económica, ao nível de Licenciaturas em Economia e/ou Gestão.
Módulo 1
1. Modelo de Regressão Linear Clássico (MRLC)Análise do modelo de regressão simples;
Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados sob as hipóteses clássicas;
Análise do modelo de regressão múltiplo;
Transformação de variáveis para a obtenção de modelos lineares alternativos;
Testes de hipóteses sobre coeficientes individuais e grupos de coeficientes.
2. Variáveis BináriasVariáveis binárias aditivas, multiplicativas e interativas;
Categoria-base e ‘armadilha’ da variável binária;
Interpretação económica dos coeficientes de variáveis binárias;
Testes de quebras estruturais com variáveis binárias.
3. Violação das Hipóteses Clássicas do MRLCHeteroscedasticidade: deteção, consequências e soluções;
Autocorrelação: deteção, consequências e soluções;
Multicolinearidade: “deteção”, consequências e soluções;
Erros de especificação: deteção, consequências e soluções;
A abordagem geral-para-específico (“general-to-specific” Hendry, 1995).
Módulo 2
1. Estacionaridade, cointegração e regressão espúriaAnálise da estacionaridade – testes de raízes unitárias;
Regressão espúria, cointegração e modelo corretor do erro;
Causalidade de Granger e cointegração;
Modelos VECM (vector error correction models) e método de Johansen;
2. Modelos de escolha bináriaModelos lineares de probabilidade;
Modelos logit e probit;
Avaliação de resultados e análise estatística.
3. Modelos lineares com dados em painelModelo de efeitos aleatórios;
Modelo de efeitos fixos;
Modelo de primeiras diferenças;
Efeitos fixos versus primeiras diferenças;
Efeitos fixos versus efeitos aleatórios.
Apresentação teórica dos temas seguida de aplicações práticas para serem resolvidas pelos alunos, de preferência com dados reais sobre as matérias em análise.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 4,00 |
Total: | 4,00 |
Época normal: Avaliação distribuída sem exame final.
Há duas formas de obter aprovação nesta disciplina:
1ª - Realização de dois testes: um correspondente ao módulo 1, e o outro correspondente ao módulo 2. O aluno que optar por esta forma de avaliação obterá aprovação se cumprir com os seguintes requisitos:
a) A classificação de qualquer dos testes não pode ser inferior a 6 valores;
b) A média ponderada dos dois testes (com igual peso) tem que ser igual ou superior a 9.5 valores.
2ª - Realização do exame final. O aluno que optar por esta forma de avaliação obterá aprovação se, neste exame, obtiver uma classificação igual ou superior a 9.5 valores.
NOTAS:
CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA:
Classificação do teste do módulo 1 (T1)
Classificação do teste do módulo 2 (T2)
Classificação Final = 0.5*T1 + 0.5*T2
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FEP.UP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FEP.UP.