Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2MK01

Marketing

Código: 2MK01     Sigla: MARK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Marketing e publicidade

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Marketing

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MARKT 35 Plano Oficial de Bolonha 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-17.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões e implementarem ações no domínio do marketing enquanto elemento do processo global do marketing nas organizações.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Demonstrar competências para analisar de forma exaustiva e criativa informação usando ferramentas de marketing tendo em vista desenvolver recomendações de ação num dado contexto de marketing. 

2. Ser capaz de identificar de modo preciso problemas de marketing, sugerir soluções estratégicas e recomendar planos táticos efetivos que demonstrem conhecimentos de conceitos integrados de marketing. 

3. Evidenciar consciência e sensibilidade para a natureza global do marketing e dos mercados, tomando em consideração diferentes pontos de vista e adaptando aos requisitos específicos do mercado.

 

Competências NCSEE: L1 - L57 e M10, M11 e M12.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1. O Marketing nas Organizações 

2. Grandes Desafios Atuais
         2.1 Transformação Digital
         2.2 Globalização dos Mercados

3. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing 

         3.1 Segmentação e Targeting 

         3.2 Posicionamento e Gestão de Marcas 

4. Gestão das Principais Variáveis de Marketing 

         4.1 Produto e Serviço

         4.2 Comunicação 

         4.3 Distribuição 

         4.4 Preço e Valor

5. Plano de Marketing
6. Marketing em Áreas Específicas
         6.1 City Branding
         6.2 Marketing para Start-ups
         6.3 Marketing Pessoal
7. O Admirável Mundo Novo do Marketing
       

 

Bibliografia Obrigatória

Kotler, P. e Keller, K. ; Marketing Management, 14th Edition

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo por base a metodologia do active learning, é dada ênfase aos aspectos práticos sem esquecer a transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e instrumentos de marketing a situações concretas. Assim, os métodos utilizados, pretendendo conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade dos alunos, assentam fundamentalmente na apresentação de conceitos e técnicas com recurso a meios audiovisuais bem como na análise e discussão de casos.

Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.

Case Studies
Análise e discussão de situações concretas que permitam não só a troca de experiências mas também a prática da tomada de decisões em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 36,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Com base na presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- Avaliação distribuída
ou
- Exame final

1. Avaliação distribuída
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

. participação nas aulas 10%
. trabalho de grupo 60%
. teste 30%

2. Avaliação por exame final
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final.

Observações

BIBLIOGRAFIA

1. Essencial 

Kotler, P. e Keller, K. (2015), Marketing Management, 15th Edition, Pearson Education, Upper Saddle River, NJ.


2. Complementar
 

Baker, M. e Saren, M. (eds.) (2010), Marketing Theory: A Student Text, SAGE Publications, London.

Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2015), Blue Ocean Strategy, expanded edition, Harvard Business Review Press, Boston, MA.

Tybout, A. e Calder, B. (ed.) (2010), Kellogg on Marketing, 2nd ed., John Wiley & Sons, New York, NY.

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 18:27:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2