| Código: | 2MK02 | Sigla: | EE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Marketing |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MARKT | 35 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A estratégia relaciona-se com a forma como uma organização define e procura atingir as suas finalidades. Existem visões distintas sobre a forma como as estratégias são desenhadas e executadas nas e pelas organizações. Exemplo dessas diferenças são as visões da estratégia como um plano desenhado para 'ajustar' a organização ao contexto externo, como um plano construído com base nos recursos estratégicos da empresa (RBV), ou como um processo emergente resultante da interação da empresa com outros atores. Assim, não há consenso quanto à forma como os gestores devem abordar e tomar decisões estratégicas, nomeadamente como os mercados devem ser analisados, como escolher entre opções concorrentes e como implementar mudança na estratégia.
Esta disciplina assume a estratégia como um processo multi-ator e multi-decisão, cuja complexidade requer:
1) a compreensão do processo de análise, decisão e implementação estratégica.
2) a compreensão de diferentes conceções de estratégia e do processo estratégico e dos seus efeitos sobre a gestão estratégica das organizações.
3) a compreensão dos diferentes níveis de estratégia e a natureza das decisões e das ferramentas usadas em cada um deles.
4) o domínio das ferramentas de análise, definição implementação da estratégia organizacional e da forma como devem ser aplicadas em contexto real.
5) a compreensão da importância atual das redes nas estratégias empresariais, nomeadamente ao nível dos processos de inovação das empresas.
6) a compreensão de alguns desafios que se colocam hoje às empresas ao nível da ética e da sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
1) Identificar e utilizar os conceitos e ferramentas das diferentes abordagens estratégicas discutidas ao longo da disciplina.
2) Analisar criticamente o contexto estratégico (externo e intermo) que influenciam as estratégias de empresas e organizações.
3) Identificar e analisar problemas estratégicos e produzir recomendações para os resolver.
4) Trabalhar em equipa e avaliar o contributo dos vários elementos de grupo no processo de desenvolvimento do trabalho de grupo, da elaboração do relatório e da apresentação e discussão em sala.
5) Realizar apresentações sintéticas, claras e apelativas.
PARTE 1. Introdução
1.Introdução à Estratégia
PARTE 2. Inputs de Gestão Estratégica / Ferramentas de Análise Estratégica / Análise da Posição Estratégica
2. O Ambiente Externo: Indústria, Concorrência e Oportunidades
3. A Organização Interna: Actividades, Recursos e Competências
4. A componente política da estratégia: propósitos e stakeholders
PARTE 3. Escolhas Estratégicas e formulação da Estratégia
5.Como construir e manter vantagens competitivas
6. Níveis estratégicos
7. Estratégias corporate
8. Estratégias competitivas
8. Estratégias de internacionalização
PARTE 4. Desafios estratégicos atuais
9. Inovação e Empreendedorismo
10. Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Corporativa.
11. Gestão da Mudança Estratégica
As aulas consistirão na combinação dos seguintes elementos:
1) exposição e discussão de conceitos teóricos e de técnicas desenvolvidas no âmbito da gestão estratégica;
2) análise, apresentação e discussão de casos de estudo ilustrativos dos temas da disciplina.
3) elaboração, apresentação e debate de estudos de caso elaborados em grupo pelos estudantes.
4) Seminários com convidados externos, que permitam discutir as estratégias e seus processos em diferentes organizações.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 45,00 |
| Trabalho de campo | 55,00 |
| Total: | 100,00 |
A aprovação na disciplina requer:
1) a obtenção da classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de avaliação.
2) a falta às sessões de apresentação resultará numa redução de 10% da nota final do trabalho por sessão em falta.
3) A avaliação dos trabalhos de grupo inclui uma componente de avaliação intragrupo.
Teste: 45%
Trabalhos de grupo: 55%
A nota final pode ser majorada até um máximo de 1 valor de acordo com a participação individual nas aulas.
Os trabalhos de grupo são obrigatórios. A sua não execução implicará que o aluno só poderá realizar a disciplina por exame na época de recurso. A avaliação da época de recurso para os alunos que não realizam trabalho de grupo implica a realização de uma componente adicional.
Composição dos grupos: 5 alunos.
Ensaio:
Objectivos: combinar a análise empírica de um caso prático com a investigação teórica do(s) tema(s) abordados pelo mesmo. Desenvolver as competências de elaboração, apresentação e discussão de relatórios. Tema: o tema do trabalho deve ser apresentado por email para aprovação até ao dia 11 de Outubro. O tema é livre e o trabalho pode cobrir um ou mais pontos do programa de acordo com os interesses dos alunos. A proposta a apresentar para aprovação deve focar os seguintes pontos: 1) Tema; 2) Relevância do tema e do caso/organização escolhido; 3) Fontes de informação previstas.
Na elaboração do trabalho, pretende-se que os grupos aprofundem a análise dos casos com alguma investigação e reflexão teórica. Cada grupo deverá pesquisar e analisar no mínimo um artigo científicos por aluno. A ligação dos artigos científicos e a sua contribuição para a compreensão da temática o trabalho deve ser clara.
Relatório: A elaboração do relatório deve incluir: a síntese dos artigos estudados: no máximo, 1 página por artigo (em anexo); a ligação e contribuição dos mesmos para a compreensão da temática de cada caso. A nota do trabalho atribuída a cada alunos pode variar de acordo com a qualidade da síntese por ele produzida.
A dimensão do relatório do trabalho terá no máximo, 7500 palavras (não inclui anexos) Entrega do relatório: até uma semana depois da apresentação do trabalho.
Apresentação: não pode exceder 15 minutos. A forma da apresentação é completamente livre.
Estudos de caso: Cada grupo assumirá o papel de solver e de challenger num caso de estudo apresentado e discutido em aula.
Objetivos: Apresentação e resolução fundamentada de um problema de gestão com recurso a ferramentas conceptuais. Discussão das soluções apresentadas pelos outros grupos.
Apresentação dos solvers: não pode exceder 15 minutos. A forma da apresentação é completamente livre.
Relatório dos challengers: não pode exceder 2'500 palavras. A forma do relatório é completamente livre.