| Código: | 2EGIN05 | Sigla: | EMP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão da Inovação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGIN | 28 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A disciplina desafia os participantes a percorrer todo o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a:
• Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações
• Compreender os mecanismos de desenvolvimento de culturas de inovação organizacional
• Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
• Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
• Compreender e aplicar os critérios de avaliação de oportunidades de mercado
• Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
• Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
• Compreender e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio
• Elaborar um plano de negócio
• Identificar potenciais fontes de financiamento
• Efectuar a apresentação do Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos
Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.
No final desta disciplinas os participantes compreenderão todo o processo percorrido pelo empreendedor, da geração da ideia à elaboração do Business Plan.
1. Introdução ao empreendedorismo
a. O empreendedor: características e desafios
b. O empreendedorismo em Portugal
2. Identificação de oportunidades de negócio
a. Geração da ideia
3. Avaliação das oportunidades de negócio
a. Características de uma oportunidade
b. Da identificação à avaliação
4. Recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
a. Identificação e obtenção dos recursos necessários
b. O modelo de negócio
c. A equipa
5. Plano de Negócio
a. Objectivos do Plano de Negócios
b. Componentes de um Plano de Negócios
6. O Pitch do projecto
a. O que apresentar a potenciais financiadores
b. Técnicas fundamentais de expressão pessoal
7. Fontes e obtenção de financiamento
a. Fontes de financiamento
b. Business Angels e Capitais de Risco
8. Intrapreneurship e cultura de inovação
As aulas têm uma natureza teórico-prática. As aulas teóricas consistirão na exposição e discussão dos conceitos teóricos fundamentais. A aplicação desses conceitos é aprofundada através da análise de casos, vídeos e outros materiais de apoio. Ao longo das aulas os alunos os alunos trabalharão em grupo e aplicarão estes conceitos a uma ideia de negócio específica.
Haverá dois momentos dedicados exclusivamente à apresentação e discussão dos projectos de negócio dos grupos. Espera-se que os alunos participem activamente nas aulas e na discussão dos projectos dos outros grupos e, sendo essa participação valorizada na classificação final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 70,00 |
| Teste | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
1 Teste: 20% (nota mínima de 8 valores nas componentes teórica (testes) e trabalho prático)
70%: Trabalho de grupo/plano de negócio, distribuídos da seguinte forma:
80% Plano de negócios final – Relatório
20% Pitch Final
10% Participação individual nas aulas
Não está previsto exame final nem exame de melhoria de nota.