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Empreendedorismo

Código: 2EGIN05     Sigla: EMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão da Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGIN 28 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina desafia os participantes a percorrer todo o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.

Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a:
• Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações
• Compreender os mecanismos de desenvolvimento de culturas de inovação organizacional
• Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
• Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
• Compreender e aplicar os critérios de avaliação de oportunidades de mercado
• Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
• Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
• Compreender e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio
• Elaborar um plano de negócio
• Identificar potenciais fontes de financiamento
• Efectuar a apresentação do Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos

Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta disciplinas os participantes compreenderão todo o processo percorrido pelo empreendedor, da geração da ideia à elaboração do Business Plan.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao empreendedorismo
a. O empreendedor: características e desafios
b. O empreendedorismo em Portugal
2. Identificação de oportunidades de negócio
a. Geração da ideia
3. Avaliação das oportunidades de negócio
a. Características de uma oportunidade
b. Da identificação à avaliação
4. Recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
a. Identificação e obtenção dos recursos necessários
b. O modelo de negócio
c. A equipa
5. Plano de Negócio
a. Objectivos do Plano de Negócios
b. Componentes de um Plano de Negócios
6. O Pitch do projecto
a. O que apresentar a potenciais financiadores
b. Técnicas fundamentais de expressão pessoal
7. Fontes e obtenção de financiamento
a. Fontes de financiamento
b. Business Angels e Capitais de Risco
8. Intrapreneurship e cultura de inovação

Bibliografia Obrigatória

Guy Kawasaki; The art of the Start, Penguin Books, 2004
William Bygrave e Andrew Zacharakis; Entrepreneurship, Wiley, 2008. ISBN: ISBN: 978-0-471-75545-6
Mullins, John W ; The new business road test, Prentice-Hall, 2006
Stutely, Richard; The Definitive Business Plan, Financial Times - Prentice-Hall, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma natureza teórico-prática. As aulas teóricas consistirão na exposição e discussão dos conceitos teóricos fundamentais. A aplicação desses conceitos é aprofundada através da análise de casos, vídeos e outros materiais de apoio. Ao longo das aulas os alunos os alunos trabalharão em grupo e aplicarão estes conceitos a uma ideia de negócio específica.

Haverá dois momentos dedicados exclusivamente à apresentação e discussão dos projectos de negócio dos grupos. Espera-se que os alunos participem activamente nas aulas e na discussão dos projectos dos outros grupos e, sendo essa participação valorizada na classificação final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

1 Teste: 20% (nota mínima de 8 valores nas componentes teórica (testes) e trabalho prático)

70%: Trabalho de grupo/plano de negócio, distribuídos da seguinte forma: 
80% Plano de negócios final – Relatório
20% Pitch Final

10% Participação individual nas aulas

Melhoria de classificação

Não está previsto exame final nem exame de melhoria de nota.

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