| Código: | 2ECON25 | Sigla: | ESTT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Economia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://www.fep.up.pt/docentes/ateixeira/ESTT.html |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ME | 0 | Plano de estudos | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Esta unidade curricular fornece uma introdução à Economia da Ciência e da Transferência de Tecnologia derivada da investigação pública. Esta área de investigação experiencia atualmente uma enorme dinâmica científica. Subjacente ao crescente interesse académico estão questões ainda não resolvidas sobre a eficácia das instituições que orientam a investigação pública, assim como as alterações substanciais que têm ocorrido na interação da ciência pública e Investigação e Desenvolvimento (I&D) privada.
A disciplina centrar-se-á na discussão de artigos científicos sobre a economia da ciência e da transferência de tecnologia. Cobrirá tanto as contribuições clássicas como os artigos recentes que delineiam o estado atual da arte.
No final da unidade os estudantes devem ser capazes de (i) discutir criticamente os principais resultados das contribuições de distintas investigações, (ii) delinear o contexto teórico / empírico dessas mesmas contribuições, (iii) explicar e avaliar os métodos, dados e premissas utilizadas pelos autores para obterem os seus resultados, e (iv) descobrir novos caminhos para futuras investigação nesta área científica.
Parte I: Economia do Conhecimento e as Instituições de Ciência Aberta (Open Science)
1) Conhecimento como um bem público?
2) As instituições de Open Science
3) Determinantes da produtividade científica individual
4) Concetualizando a investigação científica
Parte II: Ciência e Inovação: Transferência de Tecnologia baseada na investigação pública
5) Os limites entre investigação pública e privada
6) Efeitos económicos da investigação pública
7) Serão os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) compatíveis com Ciência Aberta?
8) Reformar o regime de DPI associado à investigação pública: para além do Bayh-Dole Act
9) Canais de Transferência de Tecnologia I: Visão geral
10) Canais de Transferência de Tecnologia II: a mobilidade de pessoal
11) Canais de Transferência de Tecnologia III: Licenciamento e spin-offs (Modelização)
12) Canais de Transferência de Tecnologia III: Licenciamento e spin-offs (Resultados)
13) Efeitos adversos da comercialização? Nível individual
14) Efeitos adversos da comercialização? Nível do Sistema
Em cada capítulo serão destacados artigos de leitura obrigatória que serão disponibilizados na página da disciplina.
A unidade curricular visa promover as competências de investigação científica dos estudantes na área dos estudos de ciência e inovação. Assim, as aulas envolverão um mix de partes expositivas com a discussão interativa de artigos relevantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Teste | 50,00 |
| Trabalho escrito | 35,00 |
| Total: | 100,00 |
CF=0.5*Prova escrita+0.15*Participação presencial+0.35*Trabalho escrito