| Código: | 2MK04 | Sigla: | GMCM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Marketing |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Marketing |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MARKT | 50 | Plano Oficial de Bolonha | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
- Promover a compreensão sobre a marca como entidade nuclear da ação de marketing das organizações e sobre a sua importância estratégica.
- Desenvolver a capacidade de integrar os diferentes conhecimentos relativos à construção da marca, à sua expressão e à sua avaliação por parte dos distintos públicos-alvo.
- Estimular as competências que permitam ao aluno aplicar estes conhecimentos quer na atividade profissional quer na prática da investigação.
- Desenvolver um programa de comunicação de marketing integrada
- Integrar o programa de comunicação nas componentes de Marketing MIX e na estratégia da organização
- Planear campanhas de meios e suportes
- Ser capaz de analisar a identidade de uma marca.
- Diferenciar os distintos tipos de marcas, suas vantagens e inconvenientes.
- Aplicar os diferentes métodos de avaliação de marcas, do ponto de vista financeiro, de mercado e de marketing.
- Concluir se uma marca dispõe de uma comunicação integrada de marketing
- Realizar um plano de comunicação
1- A Evolução da marca
1.1 - A marca como elemento de diferenciação
1.2 - A marca como elemento de identidade
1.3 - A marca como ativo
2 - A expressão da marca
2.1 - Os elementos da marca
2.2 - Tipologias de marca
2.3 - A imagem das marcas em tempos de crise
3 - A gestão estratégica da marca
3.1 - Modelos de Identidade da Marca
3.2 - Modelos de Gestão e criação da Brand Equity
3.3 - A extensão da marca enquanto estratégia de crescimento
3.4 - Modelos qualitativos e quantitativos de avaliação da Brand Equity
4 - Comunicação integrada de marketing
5- Avaliação do programa de comunicação
6- Análise do processo de comunicação
7- Estratégia criativa e processo criativo
8- Produção de conteúdos: imprensa, digital, rádio, televisão
9- Objectivos e orçamentação da comunicação
10- Selecção de meios e suportes: o modelo MSS
11- Monitorização, avaliação e controlo do programa de comunicação
A disciplina decorrerá através de aulas teórico e práticas, cujos métodos utilizados pretendem conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade por parte dos alunos:
Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.
Casos práticos
Análise, discussão e tomada de decisões individuais e em grupo relativas a situações concretas típicas do Marketing.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- avaliação distribuída com exame final
ou
- exame final
1.Avaliação distribuída
1.1 A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
Trabalho de grupo 40% (30% relatório + 10% apresentação)
Teste global individual 50%
Trabalho individual 10%
1.2 O trabalho será a aplicação de um dos tópicos do programa a uma marca/produto/serviço já existente, à escolha do aluno/a.
O trabalho será apresentado oralmente, sendo que cada elemento do grupo deverá participar ativamente na sua apresentação. Cada grupo é composto por 4 elementos.
1.3 São aprovados os alunos que respeitem em simultâneo as duas condições seguintes:
- obtenham uma classificação média final igual ou superior a dez valores;
- não obtenham nem no trabalho de grupo nem no teste global uma classificação inferior a sete valores.
OU
2. Avaliação por exame final (100%)
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final nos termos definidos pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade.
No que respeita à época de recurso, os alunos têm duas alternativas:
- caso tenham elaborado trabalho de grupo poderão, se assim o desejarem, ser avaliados com base no trabalho de grupo e no exame de recurso de acordo com as ponderações estabelecidas no ponto 1.1;
- caso não tenham elaborado trabalho a avaliação de 2ª época será constituída apenas pelo respetivo exame individual escrito.
1. Bibliografia essencial
Lencastre, P. (Coord.) (2007). O livro da marca. Lisboa: Dom Quixote.
2. Bibliografia complementar
Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.
Chevalier, M. e Mazzalovo, G. (2005). Pro logo: por qué las marcas son buenas para usted. Belacqua de Ediciones y Publicaciones.
Diogo, J. (2008). Marcating. Gestão Estratégica da Marca. Lisboa: Paulus.
Kapferer, J. N. (1994). Marcas, capital da empresa. Mem Martins: CETOP.
Keller, K. L. (1998). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity. Upper Saddle River: Prentice-Hall.
Lindstrom, M. (2007). Brandsense, a marca multisensorial. Porto Alegre: Bookman.
Ollins, W. (2005). A Marca. Lisboa: Editorial Verbo.
Ruão, T. (2006) Marcas e Identidades – Guia da concepção e gestão das marcas comerciais, Porto: Campo das Letras.
Semprini, A. (2006). A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras.